Páginas

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

XIX - O “SHOW DO CRISTÃO"

Parte XIX
O “SHOW DO CRISTÃO"

Tiago 1:26-27


 Como identificar uma pessoa “espiritual”? Se tivéssemos um “religiômetro”, qual seria o índice? 

O número de vezes que realiza uma hora silenciosa? A fidelidade no dízimo? A freqüência aos cultos? O corte de cabelo? A “moda” de roupa que usa (ou deixa de usar)? 


Infelizmente, nossa definição de espiritualidade muitas vezes reflete somente uma perspectiva externa, e não o coração. Por isso 1 Sm 16:7 nos lembra que “O homem vê o exterior, porém o Senhor, o coração”. Medimos espiritualidade muitas vezes por atos religiosos, ou às vezes pelo conhecimento que alguém possui. Mas a medida de Deus é diferente. Deus não coloca sua fita de medir ao redor da cabeça, mas ao redor do coração. 

Parte do problema está com a própria palavra “religião”, que vem do latim “religione” e traz a idéia de “religar-se” a um deus. O problema é que essa é uma tarefa impossível para o homem através do seu próprio esforço.

A verdadeira religião começa com Deus—o esforço dEle! Ele é o Único capaz de esticar os braços o suficiente para nos atrair para si mesmo. O sacrifício de Jesus efetuou uma mudança “religiosa”, ou seja, homem e Deus podem ser reconciliados de novo, pela transformação no coração humano. 

Os fariseus eram campeões de Religião. Mas era um Show—o “Show da Religião”. Mas Deus quer algo diferente. Um “Show do Coração”. Um coração verdadeiro, transformado por Jesus. 

Essa transformação no coração tem evidências práticas e claras. São evidências que brotam do coração, dificlmente finjidas ou falsificadas. O livro de Tiago, cujo tema é “Provas de uma Fé Verdadeira”, nos oferece três avaliações do nosso coração que se registram no “religiômetro” divino.

Aprendemos em Tiago 1.26,27 que 

A fé verdadeira REFLETE SUA RELIGIÃO num coração transformado por Jesus.

Nesses versículos encontramos em miniatura as mensagens principais do livro de Tiago. 


I. A Verdadeira Religião PENEIRA AS PALAVRAS (26)


O texto começa jogando dúvida sobre a real existência da fé da pessoa que supõe ser religiosa. O problema é que sua língua o trai! Se suas palavras só destroem, não importa se ela vá à igreja sempre que as portas estejam abertas, se ela leia a Bíblia inteira três vezes por ano ou se contribua generosamente para missões. Sua religião é vazia! 

Certa vez alguém disse que a língua é o músculo mais comprido do corpo humano, pois tem sua origem no coração. Jesus disse, “A boca fala do que está cheio o coração” . Tiago faz essa conexão entre a língua e o coração no final do versículo quando diz que essa pessoa está “enganando o próprio coração”. 

Tiago expõe o coração humano pelo que é, para que os cristãos deixem Jesus tomar controle de seus corações. É triste imaginar que essa pessoa se engana, pensando que ela é grande coisa no Reino de Deus, pois participa de muitas atividades religiosas. Ela mantém um padrão de espiritualidade estabelecido por homens, mas ignora o padrão divino. Seu coração está longe de Deus! 

A palavra “refrear” foi usada para descrever o freio na boca dos cavalos, um pequeno instrumento inserido na parte sensível da boca do cavalo e capaz de direcionar seu corpo inteiro. O cristão que tem Jesus reinando em seu coração usa uma santa peneira para pesar suas palavras ANTES que são faladas. O Espírito Santo segura a peneira, e os furos são finos e feitos pela Palavra de Deus. As palavras pesadas e podres ele joga fora. Somente o que passa pela peneira divina sai dos seus lábios. 

Somente o Espírito Santo é capaz de transformar um coração podre num coração limpo. Certamente a nossa conversão a Jesus é um bom começo, pois limpa a fonte das palavras. Mas é preciso nos vigiar diariamente para manter as águas cristalinas (Rm 12.2).


II. A Verdadeira Religião PROTEGE OS MENOS-PRIVILEGIADOS (27a)


O próximo versículo apresenta um contraste. Se religião vazia, inútil e impotente manifesta-se numa língua desenfreada, como seria uma religião pura, sem mácula? (A palavra traz a idéia de não ter nenhuma mancha, ser irrepreensível). Como será uma vida realmente espiritual diante de Deus? 

A resposta é inesperada! Tiago não cita uma lista de afazeres religiosos. Não dá pontos pelos anos de freqüência na EBD. Fala do tratamento dado aos órfàos e às viúvas.

Naquela época, ainda pior do que hoje, órfãos e viúvas eram pessoas muito carentes. Numa sociedade agrícola, sem INSS, orfanatos, asilos, ou assistência social, essas pessoas sofriam demais. Quem os ajudava não tinha perspectiva nenhuma de retorno. 
Quem “visita” órfãos e viúvas em suas tribulações demonstra “religião” (mudança interior) verdadeira. A palavra “visitar” pode nos enganar... a idéia não é de simplesmente passar na casa de alguém e dar um “alô” ocasional. O termo significa “cuidar, acompanhar, preocupar-se com”. Está no tempo presente, indicando que é uma ATITUDE CONSTANTE!

Logo, Tiago destacará ainda mais esse tema quando condena acepção de pessoas na igreja (2.1-11) e insensibilidade às pessoas com necessidades reaias (2.15-17). 

Como você encara os menos-privilegiados? É sensível e compassivo? Ou crítico e cético? Evita-os? Ou procura oportunidades, dentro do possível, para mostrar-lhes o amor de Cristo?

Essa idéia de sensibilidade às necessidades daqueles ao nosso redor também reflete um tema de destaque no livro de Provérbios (fonte de muitas idéias em Tiago):

Provérbios 21:13 O que tapa o ouvido ao clamor do pobre também clamará e não será ouvido. 28:27 O que dá ao pobre não terá falta, mas o que dele esconde os seus olhos será cumulado de maldições.

29:7 Informa-se o justo da causa dos pobres, mas o perverso de nada disso quer saber.

14:31 O que oprime ao pobre insulta aquele que o criou, mas a este honra o que se compadece do necessitado.

19:17 Quem se compadece do pobre ao Senhor empresta, e este lhe paga o seu benefício.

31:8,9 Abre a tua boca a favor do mudo, pelo direito de todos os que se acham desamparados. 

Abre a tua boca, julga retamente, e faze justiça aos pobres e aos necessitados.

À luz do que Tiago (e Jesus) ensinam a respeito dos menos-privilegiados, a nossa primeira resposta não deve ser sair correndo para dar uma esmola. Primeiro Jesus quer transformar nosso coração. Precisamos clamar a Ele para nos dar um coração compassivo e sensível. 

Fico triste quando ouço como alguns que se dizem cristãos tratam pessoas mais humildes. O problema é que não encaram as pessoas como Jesus as encarava. Por isso, clamemos a Ele para que sejamos sensíveis, sábios e genuínos na proteção dos menos-privilegiados.


III. PRESERVA A PUREZA (27b)


A terceira evidência de uma fé verdadeira, que registra no “religiômetro divino”, é uma vida pura. É interessante que Tiago não diz, “Adquira pureza” ou “vença espiritualidade pela luta”.
Fala “guardar-se” incontaminado do mundo. O verbo é presente, e traz a idéia de uma vigia constante, uma preservação e proteção de uma posição já adquirida.

Mais uma vez, notamos que Tiago vai voltar para essa idéia mais tarde no capítulo quatro, quando trata da questão dos desejos mundanos que habitam em nossos corações (4.1-4).

Aqui, Tiago soa como o Apóstolo Paulo, que sempre nos chama para uma vida DIGNA da alta posição nos concedida em Cristo Jesus! Na conversão obtemos essa posição, de sermos vestidos com a justiça de Cristo (2 Co 5:21). Agora, baseado nessa alta posição que temos diante de Deus, pelos méritos de Jesus, devemos andar de modo digno.

Outra vez, estamos falando sobre mais do que mero comportamento. Trata-se de uma questão interna, do coração humano. Guardar-se incontaminado do mundo fala sobre muito mais do que observar listas de atividades que você faz (ou deixa de fazer). Iinfelizmente, muitas vezes somos mais conhecidos como crentes pelos nossos não-fazeres do que pelos fazeres. 

Permitimos que o mundo nos conforme ao seu padrão, ou somos transformados diariamente pela realidade de uma cidadania fora deste mundo? Somos seduzidos pelas atrações temporais dessa vida, ou temos olhos fixados nas celesteais? Paqueiramos o mundo para ver o que ele pode nos oferecer, pensando que podemos brincar com tentação? Adotamos os padrões e a aparência do mundo para sermos aceitos por ele? 

Jesus nos chamou para ficarmos NO MUNDO, sem sermos DO MUNDO.

O povo do Exodo descobriu como isso é difícil uma vez que você é contaminado pelos valores do mundo. Demorou uma noite para tirar Israel do Egito, mas 40 anos para tirar o Egito do coração de Israel.

O profeta Daniel nos deixa um exemplo positivo de como estar no mundo sem ser do mundo. Resolveu não contaminar-se com as finas regalias ilícitas do rei. Guardou-se incontaminado do mundo. E Deus honrou-o.

No “religiômetro divino” há três registros que nos ajudam a medir nosso próprio coração. A fé verdadeira:
1) Peneira as Palavras
2) Protege os menos-Privilegiados
3) Preserva a Pureza
Resumindo, podemos afirmar que
A fé verdadeira REFLETE SUA RELIGIÃO num coração transformado por Jesus.

1   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11   12   13   14   15
16   17   18   19   20   21   22   23   24   25   26   27   28

Nenhum comentário:

Postar um comentário