Páginas

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

VII - A FÉ É QUE ENFRENTA PROVAÇÕES

Parte VII
A FÉ É QUE ENFRENTA PROVAÇÕES

Tiago 1:2-12


Certa vez um grupo de mulheres queria saber como eram confeccionadas as jóias que elas tanto apreciavam. Foram, então, visitar um ourives. Chegando ao local onde o ourives trabalhava, puderam observar como ele queimava a prata no fogo cuidadosamente a fim de torná-la pura.


Depois de um tempo observando seu trabalho, ficaram admiradas com a precisão com que ele lidava com o metal precioso, tirando-o no momento exato de sua boa têmpera. Elas lhe perguntaram como ele podia saber quando chegava a hora certa de retirar a prata do fogo, visto que ele já lhes tinha dito que se deixasse a prata tempo demais no fogo ela seria destruída. Ele disse que era bem simples, que havia um "macete" para descobrir a hora certa. Era quando ele podia ver a sua própria imagem refletida na prata, isto, então, indicava que já era hora de tirá-la. A imagem do ourives refletida na prata indica que ela já está purificada. Da mesma maneira a Palavra de Deus nos sugere que o Senhor quer ver sua imagem refletida em nós (Rm 8.29). E por coincidência ele também nos purifica com o "fogo das provações" para atingir seu propósito. O "fogo das provações" vem das mais diversas áreas de nossa vida: finanças, saúde, problemas familiares, vizinhos, trabalho e escola.

Porém, se sabemos que o fogo das provações nos purifica, como devemos reagir a ele? Será que há alguma porção das Escrituras que nos ajude a reagir positivamente diante das provações a fim de que Deus complete sua obra em nós? Sim, existe. Na verdade existe um livro que pode nos ajudar muito.

O livro chama-se Tiago, e mesmo pequeno, é um gigante em termos da sua mensagem para a vida e ética cristã hoje. Tiago apresenta para nós provas de uma fé genuína, testes que vão tirar a escória da nossa fé e fazer com que a imagem de Cristo Jesus seja cada vez mais nítida em nós. Tiago dispensa das saudações preliminares e vai direto ao assunto: 

Meus irmãos, tende por motivo de toda a alegria o passardes por várias provações (1.2)

Como, porém, Tiago pode nos dizer imperativamente que devemos ter alegria em meio à provação, se ela é tão ruim para nós? É porque ele sabe que o verdadeiro crente crê que Deus torna isto possível. Fé é um verbo ativo que está no tempo presente! Mas Tiago não pára por aí. Ele também nos ajuda de forma prática para enfrentarmos as provações. Ele nos dá cinco passos pelos quais enfrentaremos a refinação da nossa fé pelo fogo da provação.


1. Primeiro Passo: A Fé Verdadeira Enfrenta Provações com Alegria (1:2,3)


A primeira prova talvez seja a mais difícil. Uma fé pura consegue enxergar a mão invisível de Deus tirando o máximo proveito do fogo das provações. A fé se alegra porque sabe que a provação tira as imperfeições da nossa fé. Confia única e exclusivamente em Deus e pede sabedoria dEle para poder tirar o mesmo proveito das tribulações da vida. Fica resoluta, sem vacilar, em meio às dificuldades. Ter alegria quando chega os momentos difíceis não significa que provações são divertidas ou engraçadas. Não significa que temos algum complexo de martírio ou somos sado-masoquistas. A idéia é de uma avaliação cuidadosa, racional, pensada, madura, que vê a longo prazo e reconhece o benefício que as provações trazem consigo. Por exemplo, a mulher que está para dar a luz sabe muito bem que deve suportar a dor do parto para ter a alegria de ver seu filho nascer; o atleta sabe que tem de treinar muitas horas por dia para ter a alegria de vencer a maratona. Na verdade, precisamos aprender a suportar as dores da provação hoje para termos a alegria de colhermos seus doces frutos amanhã. Esta deve ser a razão principal por que provações são motivo de alegria. Reconhecemos que a mão de Deus está sobre nós, que Ele é maior que a provação, que não escapa nada de seu controle, que Ele é capaz de produzir um bem muito maior (cp. José Gn 50:20).


2. Segundo Passo: A Fé Verdadeira Enfrenta Provação com Perseverança (1:4)


Podemos definir alguém perseverante como uma pessoa disposta a ficar "debaixo" até o fim.

Provações somente são motivos de alegria se continuarmos firmes até ao fim. Temos que permitir que Deus faça a obra completa pelo fogo da provação.

Não significa que não vamos tentar sair do sofrimento, pois não somos mártires. Assim como a mulher pode fazer tudo para aliviar a dor do seu parto, nós também podemos fazer tudo para aliviar a dor, mas sem pecado.

Precisamos entender que as provações que vêm da parte de Deus têm o objetivo de desenvolver a nossa fé. Por exemplo, quando passamos por problemas financeiros, Deus quer nos ensinar a ser bons mordomos daquilo que Ele mesmo tem confiado a nós. Mas é verdade também que o diabo se aproveita de situações como esta e vem nos tentar, para sacrificarmos alguns princípios éticos e dessa maneira desagradarmos ao Senhor.

Os atletas são o melhor exemplo de perseverança para nós. Eles treinam muitas horas para alcançarem seu prêmio. São perseverantes em repetir todos os dias aqueles exercícios físicos que os condicionam para a vitória. O treinamento em si com certeza não é muito agradável, pois consome muito tempo de sua semana e também traz consigo dores para o corpo. Porém, no dia da vitória eles nem se lembram mais destas dores de que foram "obrigados" a suportar. A perseverança produz uma fé vibrante, forte, completa e íntegra.


3. Terceiro Passo: A Fé Verdadeira Enfrenta Provação com Súplica (1:5)


Quando enfrentamos provação, normalmente vamos descobrir que nos falta algo . Ela revela impaciência, incredulidade, fraqueza, ira e desânimo. Porém o que mais nos falta é sabedoria-não necessariamente para saber a razão pelo sofrimento (quase nunca descobrimos isso) mas para saber como responder quando percebemos as falhas do nosso coração. E o que fazer nesta situação? Orar! Suplicar a Deus por sabedoria para poder lidar com a provação da forma correta.

É comum ouvirmos este versículo fora de seu contexto sendo usado como um pedido generalizado por sabedoria. Acredito que isto seja válido, pois Deus sempre se agrada de pedidos por sabedoria, porém, a ênfase do texto está no pedido por sabedoria em meio a tribulação. A nossa primeira opção em tempos difíceis é voltarmos nossa face para Deus, confiante de que Ele há de responder com liberalidade.

Aprendemos algo importante sobre nosso Deus-Sua natureza é generosa! O texto grego literalmente diz "o dando-Deus". Ele não fica incomodado, irritado ou bravo quando clamamos, suplicamos e o importunamos dia após dia por sabedoria para enfrentar uma situação insuportável. Ele se agrada de filhos que O procuram dessa maneira.


4. Quarto Passo: A Fé Verdadeira Enfrenta Provação com Fé (1:6-8)


Mas existe um "porém" no texto. Podemos pedir, mas o pré-requisito é a FÉ. Não é uma fé cega, mas que tem olhos espirituais abertos para compreender e confiar na natureza de Deus. O ponto da provação é para desenvolver nossa fé. Então o que adianta suplicar a Deus mas sem fé de que Ele se importa e de fato responde às orações que lhe fazemos?

O ponto da provação é estabilidade, firmeza, convicção e maturidade. Mas a dúvida leva para instabilidade, agitação, inconstância-assim como as ondas dirigidas pelo vento. Essa pessoa já começa derrotada.


5. Quinto Passo: A Fé Verdadeira Enfrenta Provação com Esperança (1:9-12)


Os últimos versos deste parágrafo parecem fora do lugar, mas de fato fazem parte do argumento. Por que Tiago começa falando sobre o pobre e o rico? O que tem a ver?

Os leitores, na grande maioria, eram pessoas pobres. Precisavam reconhecer que a provação era algo temporário, transitório e superficial. Mesmo em condições humildes, tinham uma posição em Cristo de dignidade. Em outras palavras, havia esperança para os pobres. Essa vida não é o fim!

O rico, por outro lado, precisava compreender que suas riquezas eram insignificantes à luz do grande esquema do universo. Não garantiam nada em termos da eternidade. De fato, suas riquezas eram superficiais, instáveis e superficiais. Quem depende de posses e bens para seu "estatus" diante de Deus está em sérios apuros.

O último versículo conclui essa parte sobre a prova da provação, mostrando que havia, sim, possibilidade para o futuro. Quem persevera em Cristo em meio as provações revela uma fé vibrante, viva e eficaz. No final do processo, terá o galardão chamado "a coroa da vida".

Entendo que o galardão é a vida, ou seja, que essa pessoa terá o alívio final de todos os seus sofrimentos numa vida sem fim.


Conclusão:


Sei que muitos estão sentindo o fogo do ourives em suas vidas. Mas todo esse processo significa que Deus encontra em nós uma fé como brilhante, que vale a pena trabalhar. Será que você e eu estamos permitindo que Deus trabalhe, mas trabalhe mesmo, a nossa fé? Estamos dispostos, ao encontrarmos o ensino do livro de Tiago, a deixarmos que o Ourives termine seu trabalho em nós?

"Aumenta minha fé!

Revele Seu Filho em mim."

As provas de uma fé genuína são oportunidades para aqueles que realmente são filhos de Deus desenvolverem sua vida cristã. São oportunidades para dizer "SIM" ao Espírito Santo, movidos pela Palavra de Deus.

Lembre-se:
Fé é um verbo ativo... no tempo presente.

1   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11   12   13   14   15
16   17   18   19   20   21   22   23   24   25   26   27   28

Nenhum comentário:

Postar um comentário