Páginas

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

X - A SERVIÇO DE DEUS

Parte X
A SERVIÇO DE DEUS

TEXTO BÍBLICO: Atos 20 : 24

 Introdução



Desculpas para os incrédulos não aceitarem o Evangelho
Desculpas para os crentes não se engajarem no serviço.


A Serviço de Deus



1. Em um Ministério

1.1 - A Determinação do Apóstolo
1.2 - A Vocação do Crente - 1 Tm 12 : 13


2. Com um Dom

2.1 - Servindo uns aos outros - 1Pe 4 : 10
2.2 - Em um só corpo - Ilust. Sintonia / Rm 12 : 3 - 6a 


3. Na Igreja

3.1 - A Vocação da Igreja - Mt 4 : 18
3.2 - A Rede Ministerial - Ilustração Rede


Conclusão - Cl 4 : 17 



O SERMÃO


Precisamos lembrar a todo momento do compromisso que temos como igreja, com o "Ide de Jesus", portanto devemos ter presente em nossas mentes e em nossos corações o constante propósito de evangelizar.

Refletindo sobre esta premissa, podemos enumeras as desculpas clássicas que os incrédulos nos dão para não aceitar o Evangelho da Salvação. E quais são elas?

Não sou Pecador
É tarde demais para mim
Ainda sou jovem, quem sabe ...
A vida do crente é muito exigente
Não tenho tempo

Mas, pior do que estas desculpas são as que encontramos entre os próprios crentes, no seio da igreja, para não se comprometerem no serviço cristão. E pode, os novamente enumerá-las: 

Não tenho tempo
Não sei o que fazer
Não me dou com o fulano
Ninguém me chamou

Focado neste segundo grupo é que estaremos refletindo sobre quando estamos A Serviço de Deus.


Leitura Bíblica



1. A SERVIÇO DE DEUS EM UM MINISTÉRIO


No texto que lemos na palavra de Deus, encontramos o apóstolo Paulo enfatizando aos líderes da igreja de Éfeso que mito mais do que a sua própria vida o importante seria que ele concluísse o ministério que havia recebido de Jesus, a saber, o testemunho, isto é anunciar o Evangelho da graça de Deus.

Encontramos aí um exemplo de determinação e compromisso a ser seguido por quem quiser estar a serviço de Deus. Nenhuma das dificuldades que poderiam estar à sua espera, e no verso anterior Paulo afirma que "...o Espírito o havia assegurado que lhe esperavam cadeias e tribulações" , poderiam mudar o seu objetivo, até que completasse a sua carreira.

Do mesmo modo que o apóstolo, o crente que tem o compromisso de servir a Deus deve abraçar o seu ministério e em qualquer circunstancia deve perseverar em seu caminho, despojando-se de desculpas banais como as que vimos à pouco. Ah! Mas não sei onde devo servir na igreja!

Na Primeira Epístola de Paulo à Timóteo capítulo 1 versos 12 a 14 lemos: 

"Sou grato para com aquele que me fortaleceu, a Cristo Jesus, nosso Senhor, que me considerou fiel, designando-me para o ministério, a mim que noutro tempo era blasfemo e perseguidor e insolente. Mas obtive misericórdia, pois o fiz na ignorância, na incredulidade. Transbordou, porém, a graça de nosso Senhor com a fé e o amor que há em Cristo Jesus."

Todo aquele que buscar a Deus através de Jesus Cristo, será designado a um ministério. Será capacitado pelo Espírito Santo e nele transbordará a Graça do Senhor.

Aparentemente simples, não é?

Mas é simples mesmo, desde que cada um de per si tome a decisão de servir a Deus. E o salmista diz mais:"Servi ao Senhor com alegria e apresentai-vos diante dele com cânticos.", O crente abraçando um ministério que irá exercer com compromisso e alegria.


2. A SERVIÇO DE DEUS COM UM DOM


Ainda assim restará a pergunta: Mas servir à Deus de que maneira? Conforme uma daquela desculpas já citada. A Palavra de Deus nos assegura que a todos Deus concede graciosamente pelo menos um dom, com o qual podemos servi-lo.

O apóstolo Pedro em sua Primeira Epístola capítulo 4 verso 10 e 11, nos diz a respeito disto:

"Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus. Se alguém fala, fale de acordo com os oráculos de Deus, se alguém serve faça-o na força que Deus supre, para que em todas as coisas seja Deus glorificado, por meio de Jesus Cristo, a quem pertence a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém."

Pois aí está amados irmãos, não só recebemos o dom, mas quando nos colocamos a serviço de Deus, somos supridos por Ele em força e capacitação.

Devemos estar em constante sintonia com Deus E o que isto significa exatamente? Em termos técnicos estar em sintonia é "Oscilar na mesma freqüência"- Quando temos um emissor pulsando em uma determinada freqüência, só podemos captar estes sinais se nosso receptor estiver pulsando na mesma freqüência, ou seja em sintonia.

Um exemplo prático disto é o nosso rádio, quando a estação emite o seu sinal, isto quer dizer que suas ondas pulsam e o meu radio só conseguirá captar esta onda se seu receptor oscilar na mesma freqüência. Rádios à parte, assim também devemos ser com Deus, ou seja, oscilarmos na mesma freqüência que Ele para podermos ouvir a sua voz, ou repetindo em uma visão mais antiga esta explicação: "Falarmos de acordo com os oráculos de Deus."

Voltemos então nossas atenções para a questão do "servi uns aos outros conforme o dom que recebemos de Deus." No momento em estivermos servindo uns aos outros e aplicando nossos dons ao serviço de Deus, estaremos então agindo como a igreja que Jesus Cristo nos legou.

Na Epístola aos Romanos no capítulo 12, verso de 3 a 6a, Paulo disserta sobre as nossas responsabilidades dizendo:

"Porque pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém, antes, pense com moderação segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um. Porque, assim como num só corpo temos muitos membros, mas nem todos os membros tem a mesma função, assim também nós, conquanto muitos, somos um só corpo em Cristo e membros uns dos outros, tendo, porém, diferentes dons segundo a graça que nos foi dada."

Em busca de definirmos um padrão para estarmos a serviço de Deus, já falamos sobre a determinação e o compromisso em abraçarmos um ministério, falamos também sobre o uso dos dons que recebemos graciosamente de Deus e esse texto que acabamos de ler nos coloca último aspecto desta reflexão.


3. A SERVIÇO DE DEUS NA IGREJA


Para podermos compreender melhor como devemos estar a serviço de Deus na Igreja, precisamos ter certeza de qual a verdadeira vocação da igreja, e nós encontramos Jesus explicando a Pedro e André, no início de seu ministério, com palavras que aqueles homens só entenderiam algum tempo depois. 

No Evangelho segundo Mateus no capítulo 4 verso 19, são estas as palavras de Jesus:

"Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens."

E esta é a nossa chave. Devemos ser pescadores de homens, pois esta é a vocação da Igreja de Jesus Cristo. Precisamos como igreja estar sempre lançando nossas redes para pescarmos mais e mais almas para Jesus.

Imaginemos a malha de uma rede de pesca, onde cada nó, ou seja, aquele ponto onde as linhas se unem seja um membro da nossa igreja. Que aquele ponto seja você, eu, enfim todos nós. Cada um representado por um nó.

Imagine também que ao invés da linha de nylon, fazendo aquela união estejam nossos braços abertos, sustentando, assim, o irmão da direita e o da esquerda. Ao mesmo tempo que somos alcançados e sustentados pelos braços fortes de dois outros irmãos. Pronto estará formada a redada Igreja de Jesus Cristo, pronta para ser lançada, com um único objetivo, o de pescar almas, composta com homens usando seus dons e comprometidos em seus ministérios


CONCLUSÃO


Esteja atento para o seu momento. Ore desde agora por este alvo, e mais ainda ore por voce neste alvo, pelo momento em que for chamado para compor esta rede de pescar homens.

Por fim, devemos ouvir o conselho que Paulo deu a Arquipo, líder da igreja de Colossos, que se encontra em Colossenses capítulo 4 verso 17.

"Atenta para o ministério que recebeste no Senhor, para o cumprires."

1   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11   12   13   14   15
16   17   18   19   20   21   22   23   24   25   26   27   28

Nenhum comentário:

Postar um comentário