Páginas

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

VI - O APOCALIPSE - Estudo 8

Parte VI

O APOCALIPSE - Estudo 8

"Eis que vem com as nuvens..."


Autor(a): PR. WALTER SANTOS BAPTISTA

Pastor da Igreja Batista Sião em Salvador, BA - E-Mail: wsbaptista@click21.com.br


Contra as forças do mal

Texto Bíblico: Apocalipse 12.1-8; 13.1-18 



O centro de tudo continua a ser a Igreja de Jesus Cristo, suas lutas tanto internas quanto externas, as perseguições que sofre, e a segurança de uma vitória que é certa. O livro nos fala sobre luta e vitória. Derrota nunca, mas vitória assegurada! Nesta próxima visão, o conflito entre o Bem e o Mal não cessou e nem vai cessar. Ele continua, mas será retratado com novos símbolos. Surgem o dragão e duas bestas: a que vem do mar e a que vem da terra. Por essa razão, precisamos entender os códigos envolvidos.


A mulher e o dragão (Ap 12.1-8)

Aqui está uma mulher vestida de glória. Como faltassem ao autor palavras humanas adequadas para descrever o magnífico momento que testemunhava, ou que pudessem retratar a belíssima visão que estava presenciava, teve de fazê-lo deste colorido modo: uma mulher "vestida de glória"; seu vestido é o Sol, o tapete é a Lua, e sua coroa, 12 estrelas. Que visão magnífica... Tanto era o brilho que ele disse "ela estava vestida de sol". Que extraordinária, linda, magnífica visão diante do Vidente João.

Mas ela se encontra em crise, porque em processo de dar à luz a uma criança, e sofre. Conhecemos senhoras que deram à luz um bebê de modo absolutamente natural, e sem qualquer sofrimento. Mas temos ouvido de processos dolorosos e críticos. Esta mulher da visão apocalíptica é a Igreja de Jesus Cristo, que no ensino da Bíblia Sagrada é uma só, seja na Antiga Aliança ou na Nova Aliança: e a Igreja dos salvos na fé. Para uns, no Cristo que viria; para outros, no Cristo que já veio. Afinal, Abraão, pai dos israelitas, é chamado na Escritura de "pai dos que crêem" (Rm 4.11). A rigor, só existe um povo escolhido por Deus, uma raça eleita e um sacerdócio real. O Israel da Antiga Aliança prefigura o Israel da Nova Aliança, que é a Igreja de Cristo, Sua noiva aguardando o retorno do noivo conforme o ensino dos apóstolos (cf. 2Co 11.2; Ef 5.25-27; Ap 21.2)

Este povo, chamado de Israel de Deus, o remanescente fiel (veja Rm 9.27; 11.5), a Igreja de Cristo, tem sido alvo de desprezo, de escárnio, de perseguição como tem acontecido ao longo destes séculos. Mas isso só quando vislumbrado com os olhos humanos. Visto, porém , com o sentimento de Jesus Cristo, é a Sua Igreja, Sua noiva, tão cheia de glória que merece ser descrita como "mulher vestida de sol com a lua debaixo dos pés e uma coroa de doze estrelas na cabeça" (Ap 12.1)

O menino que há de nascer mencionado no verso 5 é, segundo muitos especialistas no Apocalipse, o Cristo. Não se preocupe com o pensamento lógico ou fora da lógica da literatura apocalíptica. Pois, se acima está dito que a Igreja é a esposa de Cristo, agora ensina o Apocalipse que a criança prestes a nascer é Ele próprio. Mas não deveria ser o contrário? A linguagem oriental, e mais ainda, a linguagem simbólica, emblemática deste tipo especial de literatura nem sempre segue as regras, normas e padrões do pensamento ocidental, grego, a que estamos acostumados. A lógica da Revelação é toda outra. O próprio Senhor Jesus Cristo o demonstrou quando ao longo do Seu ensino declarou que quem sempre quer ganhar, termina por perder (Mt 19.29). Quem não se importa de tudo abandonar pelo amor de Jesus, recebe o reino e o restante. Alguém quer ganhar, ganhar, ser o exclusivo, resulta por ser o último, porque a palavra profética de Jesus Cristo diz que "muitos dos primeiros serão últimos, e muitos dos últimos, primeiros" (Mt 19.30). Porém, se alguém se colocar numa posição de submissão, de humildade, há de ser elevado, porque a lógica do evangelho é extremamente diferente da filosófica. No Apocalipse, também. É o Cristo que há de nascer pela pregação da Igreja no coração de tanta gente. O fato é que esta criança "há de reger todas as nações com cetro de ferro", expressão que aparece no Salmo 2.9.

E o dragão? (Ap 12.4, 5)

É descrito como gigantesco, vermelho, com 7 cabeças que portam diademas, 10 chifres, e cuja poderosa cauda, golpeando, arrastava um terço das estrelas, que eram jogadas à terra. Estava postado em frente da mulher, apenas aguardando que a criança nascesse para devorá-la. Ao ser dado à luz o menino, foi este imediatamente arrebatado para o trono de Deus, sendo que a mulher, fugindo para o deserto, encontrou um lugar preparado por Deus onde ficaria num período de espera.

Um pouco abaixo, no versículo 9, está identificado o dragão. É "a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo". Já é velho conhecido, portanto... O texto vai adiante: "foi atirado para a terra, e, com ele, os seus anjos". Quer dizer, o que fizera com as estrelas jogando-as para a terra, aconteceu-lhe. O grande dragão, a velha serpente, virou lagartixa nas mãos das tropas celestiais liderandas por Miguel, que tem a patente de arcanjo, e cujo nome, só ele, já fala de vitória (Miguel em hebraico significa "Quem pode ser comparado a Deus? Quem é como Deus").

A figura apresentada tem muita força. Diz o versículo 3 que era "grande, vermelho, com sete cabeças, dez chifres e, nas cabeças, sete diademas". 7 cabeças coroadas significam o poderio universal de Satanás (leia Ef 2.2; 6.12; Ap 17.9); 10 é número de plenitude, chifre é autoridade (cf. Ap 17.12; Zc 1.18, 19), diadema (ou coroa) é, igualmente, símbolo de autoridade.

Dá para entender a tremenda influência satânica atuando nos governos, nos palácios, nas administrações, nos Senados, nas Câmaras, na política, enfim, na obra deletéria, perversa, malvada, maligna de destruir os fundamentos e a beleza da obra de Deus, e, sobretudo, de derrubar e derrotar o Seu povo.

Mas não vence, não. Ele próprio é derrubado, derrotado e ouve a proclamação dos céus: "Agora, veio a salvação, o poder, o reino do nosso Deus e a autoridade do seu Cristo... festejai, ó céus... " (cf. Ap 12.10-12). Perceberam porque Satanás faz um ataque tão violento ao povo de Deus?

A besta que vem do mar (Ap 13.1-10)

Todo o capítulo 13 é sobre esta besta. De onde vem esta palavra? Vem da língua latina (bestia) e significa "fera". Em nossa linguagem coloquial, tem tríplice significado: 1.

inteligente ("ele é fera (sabido) na matematica"); 2. convencido, orgulhoso ("nunca vi uma pessoa tão besta (pedante) como Fulano"); 3. atoleimado ("larga de ser besta (bobo, tolo), Sicrano").

O significado básico deste vocábulo é o de "animal feroz" (há uma modelo de veículo cujo nome é Besta, ou seja, Fera). Este animal feroz agora descrito procede das águas do mar. Não mais o cenário da terra, nem o dos céus. Não mais o cenário da mulher vestida gloriosamente de sol, pisando o tapete da lua. Agora é a fera que vem do mar. A descrição da fera, que mistura onça, urso, leão e dragão mitológico num só ser, apresenta, mais uma vez, seu poder devorador, sua personalidade e força recheadas de malignidade. Por isso, o design da besta representa, na reunião de vários animais, a extrema ferocidade..

A descrição é semelhante à anterior: 10 chifres, 7 cabeças, 10 diademas sobre os chifres e uma faixa, como se fosse uma "Miss", com palavrões e blasfêmias, que é coisa própria de Satanás. Blasfêmia, palavrões e impropérios, palavras torpes e obscenas, piadas de mau gosto é a pedagogia Satanás, é só o que ele sabe ensinar.

Mas não era um dragão, e, sim, um leopardo monstruoso, uma monstruosa onça, pois além de 7 cabeças, tinha pés de urso e boca como a de um leão.

O final do versículo 2 diz qual a sua pretensão, visto que o dragão lhe concedera "o seu poder, o seu trono e grande autoridade". Que deseja ela? Domínio e autoridade.

Observe que a situação é extremamente séria, pois se trata de governo, e de governo mundial. Mar representa na linguagem apocalíptica as nações do mundo. O animal retratado, aliás, já fora encontrado no livro de Daniel 7 No verso 2, encontramos o mar (chamado "mar Grande", o Mediterrâneo). Nos versos 3 a 7, quatro animais: um leão, um urso, um leopardo, e outro não descrito fisicamente, mas apenas com adjetivos como "terrível, espantoso e forte, com dez chifres". Daniel fala do mesmo animal.

Estamos falando de governo mundial. No relato da tentação de Jesus Cristo, que pode ser lido em Lucas 4.1-13, está registrado que o Inimigo ofereceu a Jesus "todos os reinos do mundo" dizendo, "Dar-te-ei toda esta autoridade e a glória destes reinos, porque ela me foi entregue, e a dou a quem eu quiser" (Lc 4.6). O Mestre recusou. Jesus Cristo tem Sua glória própria, não precisa da que é dada por Satanás. Mais adiante, Jesus declarou que Seu reino não era nem poderia ser deste mundo (leia Jo 18.36), o que faz absoluto sentido porque os reinos do mundo estão sob o controle deste Inimigo-de-nossas-almas.

A besta que vem do mar também não será vitoriosa, como veremos adiante.

A besta que vem da terra (Ap 13.11-18)

Se a primeira besta representa o poder dos governos com tudo a que têm direito nas manobras políticas, sedução de vidas e engodos diplomáticos, a segunda besta, "a que vem da terra", é significativa do poder da falsa religião.

A descrição do culto satânico no verso 4 é de arrepiar! Observe: "Adoraram o dragão, que tinha dado autoridade à besta, e também adoraram a besta, dizendo: Quem é como a besta? Quem pode guerrear contar ela?"

Que terrível a exaltação feita à besta: "Quem é semelhante à besta? Quem pode guerrear contra ela?" Todo culto falso é uma paródia, o contrário do que ensina a Sagrada Escritura. E não precisamos ir muito longe: o Candomblé resulta num falso culto porque parodia o Culto da Antiga Aliança. Num sacrifício, o animal dedicado deveria ser absolutamente sem mancha, todo branco. No Candomblé, o animal oferecido e todo preto. O óleo da unção feito com azeite extra-virgem é substituído pelo azeite de dendê. Os bolos oferecidos como oferta de paz são substituídos por outras comidas, inclusive pipocas. Pombinhas são substituídas por um galo. Paródia.

Voltemos a atenção para Apocalipse 12.7, onde fala de Miguel. Lembra-se do significado deste nome? "Mi-cha-El?" é a expressão na língua de Jesus que pergunta já com a segurança da resposta implícita: "Quem é semelhante a Deus? "Quem pode pelejar contra Ele?"Aqui, no entanto, a pergunta se torna "Quem é semelhante à besta?"O contrário do Culto divino. Em vez de perguntar, "Quem, Senhor, é igual a Ti? Quem pode ser como Tu és?" Eles perguntavam, "Quem pode ser semelhante a este dragão? Quem pode ser semelhante a esta fera tão maravilhosa e plena de sinais que vem do mar?" O poder da falsa religião, portanto. Isso significa que o culto da besta é uma paródia muito mal feita da adoração a Deus Todo-poderoso.

Observe os detalhes da aparência desta diabólica fera: é como um manso e terno cordeirinho. A figura do cordeiro é bíblica. O cordeiro dos sacrifícios da Antiga Aliança prefigura Cristo, chamado por João de "cordeiro de Deus, que tira os pecados do mundo" (veja Jo 1.29; Ap 5.6; 1Pe 1.19; 2.24).

O balido do cordeirinho é suave, e delicado. No entanto, este é diferente: fala como dragão (v. 11). Percebeu onde está a mentira? Falsa religião! Sim; porque esse crime tem nome: falsidade ideológica. E Satanás e nada mais nada menos que um portador de falsidade ideológica, e a falsa religião pode até assemelhar-se à adoração, prática, linguagem e liturgia da Igreja de Jesus Cristo. A diferença, no entanto, está na sua essência: na palavra, porque fala como dragão, e não como o Cordeiro de Deus. Essa é a má notícia: engana os desavisados, os incautos, os iludidos e os que ficam encantados com qualquer coisa bonita e ruidosa que lhes pareça a verdadeira religião. E vão atrás, pois qualquer ajuntamento, evento, novidade, modismo, qualquer coisa que apareça que se assemelhe à verdadeira religião e falando até em nome da religião há quem vá atrás. E mesmo gente de igreja (para não dizer da nossa igreja...)

A boa notícia é que nós não somos enganados porque Jesus Cristo o garantiu. Ele deixou bem claro: "Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem a mim" e também, "As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem" (Jo 10.14, 27).

A religião mentirosa, falsa, não parece querer prejudicar, mas prejudica; não parece ser má, mas o é. É somente ver as suas obras:

exerce toda a autoridade da besta que vem do mar (submete-se ao poder governamental, anda "assim" com o governo, o que ele diz, ela faz, não interessa quem está no governo, pois ela sempre está junto, v. 12a);

leva as pessoas a adorarem a primeira besta (v. 12b);

opera grandes sinais, seduzindo, deste modo, e enganando as pessoas crédulas e confiantes (vv. 13, 14);

repassa à imagem da besta seu fôlego para que esta fica animada e fale e ordene que sejam mortos os que não a adorarem (De

us criou o ser humano e deu-lhe o Seu fôlego, pois Satanás fez o mesmo com a besta, v. 15);
coloca uma marca, tatuagem, sinal ou implante na mão direita ou na testa, a fim de exercer controle sobre a indústria e o comércio (vv. 16, 17).

O versículo final ensina a calcular o número dessa besta: é 666. Minha filha me chamou a atenção para um comercial de tintura de cabelos que está passando na TV, uma modelo está falando e por trás dela aparece uma caixa com a marca e o número da cor que ela está usando [666]. No final do comercial, a modelo declara, mostrando o cabelo bem vermelho, "O que estou usando é o 666..." Pai Eterno!... Não é outro senão o sinal da besta!

Diz a Escritura que este é o número do Anticristo, o número de um homem. Há quem imagine que o Anticristo deva ser um líder religioso altamente magnético, capaz de profundamente influenciar as massas populares. Há quem imagine que seja uma organização religiosa ou o seu cabeça e pastor. O texto não identifica quem seja o Anticristo, mas diz que o número 666 é número de homem.

Está lembrado de que falamos que o número 7 representa algo completo, obra plenamente realizada, plenitude? Se 7 é o completo, o realizado, 6 é o incompleto, o irrealizado. 6 é o número que, por mais que se repita, por mais que se esforce nunca chegará a ser 7. Daí a sequência 6, 6, 6, 6, 6, até o infinito, mas vai ficar nisso: por mais que tente, não conseguirá ser 7, ou seja, o número salvação, da obra consumada na cruz e na ressurreição.

O Anticristo assume muitas formas, mas uma característica básica permanece: não fala como Jesus, não nos olha como Jesus Cristo, não nos ama como o Salvador, não cuida de nós como o Bom Pastor. É falso. Mas glória a Deus que temos um Pastor que cuida de nós, que olha por nós, e até deu Seu sangue para nossa salvação!

1   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11   12   13   14   15   16   17

Nenhum comentário:

Postar um comentário