Páginas

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

IX - O APOCALIPSE - Estudo 5

Parte IX

O APOCALIPSE - Estudo 5

"Os Mártires "


Autor(a): PR. WALTER SANTOS BAPTISTA

Pastor da Igreja Batista Sião em Salvador, BA - E-Mail: wsbaptista@uol.com.br


Apocalipse 7


"E ouvi o número dos que foram selados, e eram 144.000, de todas as tribos dos filhos de Israel" (Ap 7.4)

Há muito debate sobre este texto. Grupos há que fantasiam, até, em torno do número dos selados de Israel, os 144.000 aqui mencionados. No entanto, como todos os outros números expostos neste admirável livro, este também guarda um profundo simbolismo. Seu valor não é o da ciência exata da matemática, onde 1 + 1 = 2, e 5 + 5 = 10. O real valor deste e de outros números no Apocalipse é espiritual e moral. Neste tipo de literatura, números são conceitos, são idéias e são pensamentos, não o seu valor de face.

Como introdução (vv. 1 - 3)

O capítulo 7 do livro do Apocalipse explica que enquanto a Igreja de Cristo estiver no mundo, o juízo final será adiado. Estes versos introdutórios são interessantes: Em cada ponto cardeal, há um anjo. Há um no Norte, outro no Sul, e mais dois no Leste e no Oeste. O vento se encontra completamente parado porque os anjos os seguram. Vamos imaginar uma tarde de mormaço. Não há uma qualquer folha se movendo; os coqueiros estão parados, as plantas do jardim não se movem, como se o vento estivesse encaixotado com o tremendo calor. É o que temos aqui. Os anjos freiam os ventos e a conseqüência é que as nuvens estão estacionadas, estão lá em cima, mas paradas, não há ondas no mar e folha alguma da vegetação está se movendo. Sequer há brisa. Parece um filme de ficção científica.

Surge um anjo do lado oriental trazendo o selo do Deus Vivo. Ele fala aos outros anjos, o do Norte, o do Sul, o do Leste e o do Oeste, e alerta a que não danifiquem a natureza até que todos os salvos estejam selados.

Nesse ponto da visão, João ouve o número dos que serão selados: 144.000.

Quem são os 144.000? (vv. 4 - 8)

É uma pergunta que tem preocupado muitos cristãos. Reflitamos pelo lado negativo. O que os 144.000 não representam?

¨ Não são pessoas individuais. Uma seita nascida, por sinal, no ambiente evangélico ensina que são as pessoas que habitarão o céu, enquanto os outros milhões permanecerão na terra renovada.

Essa leitura literal não tem cabimento porque, a ser verdade, de acordo com o capítulo 14.3,4, só iriam para o céu, homens (o texto não fala em mulheres?!), e estes homens nem podem ser casados?! São todos meninotes, rapazes e homens virgens. Que tremenda incoerência!!! Homens casados ou não mais virgens, nem mulheres não irão para o céu...

É preciso entender a ciência da Exegese e da Hermenêutica que esclarecem o ensinamento da Bíblia Sagrada. Quando utilizamos essas ciências, descobrimos que a leitura não pode ser linear, direta, literal. A leitura é diferente porque este é um estilo diferente de literatura. Chegamos à conclusão que ler linearmente é um despropósito. O ensino geral da Palavra de Deus, no entanto, é que essa quantidade representa uma multidão incalculável para a mente e o coração humanos.

¨ Não são as tribos de Israel. Apesar dos versos 4 a 8, numa leitura apressada, darem essa idéia, um exame mais detalhado desfará o engano. São 12.000 de cada tribo. No entanto, não há menção às tribos de Efraim e de Dã. No entanto, a tribo de Levi, que não tinha herança entre as outras tribos, está mencionada. João também faz referência à tribo de José, que não existia, e, como relata a Escritura Sagrada, foi representada pelos seus filhos, Manassés e Efraim.

Finalmente, quem são os 144.000?

Não esqueçamos algo básico que é o valor conceitual, moral e espiritual dos números para a interpretação bíblica. Portanto, é necessário dissecar este número. 144.000 é o resultado da operação 12 X 12 X 1000. Nesse pequeno e sugestivo cálculo matemático, temos uma preciosa lição. Estes números são a chave para abrir a porta para um belíssimo conceito, o do precioso ideal da gloriosa esperança, da habitação eterna e perene com Deus.

12 são as tribos de Israel; 12 é o número dos apóstolos. Significa que as tribos de Israel representam aqui todos os salvos e fiéis do Antigo Testamento; os apóstolos simbolizam todos os fiéis e salvos do Novo Testamento. 12 X 12 (144) são todos os fiéis da Antiga Aliança e todos os remidos da Nova Aliança, TODOS OS SALVOS, portanto! Todos os que foram comprados pelo sacrifício de Jesus Cristo, resgatados do poder do mal, e que formam a Igreja Vitoriosa e Militante! E os 1000? É 103 (dez elevado ao cubo), o resultado da operação 10 X 10 X 10. Na linguagem bíblica, 10 é número de altíssimo valor e significado porque reúne nele o 3 (número de Deus) e o 7 (número da obra completa, da plenitude).

Esse ilustre número (o 10) está multiplicado por ele mesmo duas vezes, quer dizer, 10 X 10 X 10, como já foi mencionado. É o número de altíssima perfeição (10) multiplicado pelo número de Deus (3). O resultado só pode ser o máximo de bem-aventurança: ter a fronte selada (símbolo de propriedade) por ordem do próprio Deus! (cf. v.3).

Multiplicando o resultado de 12 X 12 (144) pelos 1000 do parágrafo acima temos como resultado 144.000,número ideal, representando o conceito de todos os salvos, em todos os tempos, de todos os lugares, de todos os quadrantes, de todas as raças, de todas as condições sociais.

A visão dos glorificados (9 - 17)

O trecho final do capítulo 7 do livro do Apocalipse apresenta os remidos de Jesus Cristo que, apesar de passarem pela Grande Tribulação, sairão imaculados e ilesos.

O texto diz que a multidão era tão grande que não podia ser contada. Diz que, mesmo sendo de nações, tribos, povos e línguas diversas, exclamavam a uma só voz louvando a Deus e a Jesus Cristo, o Cordeiro que foi morto, mas vive.

À pergunta de um dos anciãos sobre quem são estes de roupas brancas, o próprio João responde que são os que passaram pelos sofrimentos dos últimos dias e lavaram suas vestes e suas vidas no sangue purificador de Jesus Cristo, e, agora, já não mais experimentarão dor, lágrimas, fome, angústia ou penúria. Estão com Cristo por toda a eternidade!

1   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11   12   13   14   15   16   17

Nenhum comentário:

Postar um comentário