Páginas

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

XXVIII - Cristo e o Brasil Urbano

Parte XXVIII


Cristo e o Brasil Urbano


Parte I


De início este tema pode soar um tanto quanto estranho, mas, se pararmos para refletir veremos que, este deve ser o objetivo do nosso estudo da Cristologia bíblica, isto é, apresentar Cristo de forma clara para o nosso Brasil urbanizado.


Muito da forma pela qual nos vestimos, pensamos e agimos, foi importada de outros países; não é diferente de nossa forma de lermos as Escrituras. 
Infelizmente muitos de nós não consegue relacionar o texto bíblico com o contexto no qual estamos inseridos – O Brasil Urbano; possivelmente por herdarmos do Iluminismo uma visão simplesmente racionalista das Escrituras em detrimento dos aspectos: afetivo, relacional e sobrenatural, não conseguimos ir além daquele “olhar” superficial do texto bíblico.
Diante mão é importante dizer que, a teologia é uma ciência que se comunica, ou seja, ela trabalha através do “diálogo” entre a cultura e a Palavra; ela não conseguirá cumprir o seu papel se não inter agir com o mundo a sua volta tentando entender os traços: culturais; econômicos; políticos e religiosos do nosso contexto de vida, e ainda buscando ser absolutamente fiel ao texto Bíblico lido, fazendo uso de uma Hermenêutica que respeite a Inerrância das Escrituras e que, procure ao máximo compreender a mente do autor de um dado livro Bíblico.

Ao lermos a Bíblia temos que ter em mente três elementos: A Bíblia, o Contexto no qual estamos inseridos e a Missão da Igreja (Barro: 2002). Tendo esta perspectiva em vista será muito mais fácil para nós aplicarmos as verdades da Palavra ao nosso “habitat natural”. Assim, vamos olhar para o Quarto Evangelho e tentar contextualizar em nosso País a sua Cristologia; ou seja, vamos analisar, mesmo que de forma panorâmica, o paradigma Cristo-Missiológico do Evangelho de João. Pois bem, depois desta pequena introdução vamos nos deter um pouco mais no tema proposto. Comecemos tentando abordar um pouco acerca do nosso Pais; quais as razões que o levaram a ser como é? Por que presenciamos cenas de miséria e injustiça social em nossa cidades etc.?

Bem, provavelmente no ano de 1980 o Brasil começava a passar pelo que é chamado de Urbanização; então, o País que era basicamente Rural se encontra agora se deslocando para as cidades, no afã de conseguir uma vida melhor tendo em vista a pobreza que, já campeava no ambiente rural por razão do coronelismo do interior.
Um dos fatores que mais impulsionaram o processo de Urbanização em praticamente todo o mundo foi a Industrialização e o Desenvolvimento Tecnológico de uma forma geral. Assim, toda a cultura interiorana dá espaço para a cultura das grandes Metrópoles.
Hoje, segundo dados do IBGE, temos cerca de 80% da população brasileira morando nas cidades; e este número tende a aumentar cada vez mais.

Podemos, então, elencar as principais características da vida Rural e da vida Urbana respectivamente afim de que visualizemos melhor as diferenças culturais e sociais entre os dois. Conforme observamos, a urbanização trouxe profundas conseqüências para a vida do Brasileiro.  Existe ainda um outro desdobramento em conseqüência da Urbanização que, é a pobreza. Quem morava nos interiores nutria um forte desejo de conseguir uma vida melhor, então, muitos se deslocavam para as cidades com a azáfama de “vencer” na vida; no entanto, chegando lá e se deparando com uma triste realidade, tudo começava a mudar. Por falta de moradia muitos tiveram que, escolher os barracos; por falta de oportunidades de emprego os pais incentivavam os seus filhos logo cedo a trabalhar; por falta de “perspectiva” muitos escolheram o crime. 

Assim, o Brasil de hoje é um misto de Pobreza e Riqueza ao mesmo tempo; ele vive uma espécie de ambivalência, pois em um mesmo bairro podemos encontrar grandes mansões com vários carros na garagem e, do outro lado da rua miséria total e gente sem ter nem o que comer.  Por fim, é possível, portanto, afirmarmos que, presenciamos um certo traço de Secularização em nosso país, pois o homem do campo respeitava os valores “cristãos”, no entanto, hoje, o que sobrou foi um completo distanciamento da moral cristã em razão do Pluralismo e Relativismo típico das cidades. Tendo já descrito o cenário no qual estamos inseridos vamos, portanto, no próximo texto adentrar um pouco no Quarto Evangelho para tentarmos aplicar a sua Cristologia ao nosso País.

1   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11   12   13   14   15
16   17   18   19   20   21   22   23   24   25   26   27   28   29

Nenhum comentário:

Postar um comentário