Páginas

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

XIV - A FÉ EM JESUS CRISTO

Parte XIV
A FÉ EM JESUS CRISTO

O que a Bíblia diz a respeito?


Para que alguém seja salvo de seus pecados é necessário que se arrependa e creia no Senhor Jesus. O que significa crer em Jesus Cristo? Em que consiste a fé salvadora? Embora resumidamente, esperamos responder a contento essas indagações.



A FÉ EM JESUS CRISTO É DOM DE DEUS


Agostinho costumava dizer que nada é nosso, exceto o pecado. Portanto, a fé em Jesus Cristo é uma graça salvadora de Deus para a nossa vida. Isto é o mesmo que dizer: A fé é um dom de Deus. 

Não podemos ter dúvida quanto a isso. Que a fé é um dom de Deus está claro em passagens bíblicas como Atos 13.48 (creram todos os que haviam sido destinados para a vida eterna), Efésios 2.8 (pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus), Filipenses 1.29 (Porque vos foi concedida a graça de padecerdes por Cristo, e não somente [a graça] de credes nele), 2 Tessalonicenses 3.2 (a fé não é de todos) e Tito 1.1 (a fé que é dos eleitos de Deus). Além de ser um dom de Deus, a fé aparece também em algumas das passagens acima como fruto da eleição divina. Eleição que também é pela graça e dom de Deus (cf. Rm 11.5,6).
Mas alguém poderia perguntar: "Se a fé em Jesus Cristo é dom de Deus, por que em vários lugares da Bíblia é ordenado ao homem crer em Jesus?". A soberania de Deus não anula a nossa responsabilidade. Todos nós somos moralmente responsáveis diante de Deus e, como tais, responderemos pelos nossos atos. O ser humano precisa se arrepender de seus pecados e confiar somente em Jesus para a vida eterna, pois Deus não pode se arrepender e crer em seu lugar. Por outro lado, como bem salientou James Packer, "Se nós mesmos temos fé, isso deve-se apenas ao fato que Deus em sua misericórdia abriu os nossos olhos". A conversão de Lídia é um ótimo exemplo. Lucas relata: "Quando foi sábado, saímos da cidade para junto do rio, onde nos pareceu haver um lugar de oração; e, assentando-nos, falamos às mulheres que para ali tinham concorrido. Certa mulher chamada Lídia, da cidade de Tiatira, vendedora de púrpura, temente a Deus, nos escutava; o Senhor lhe abriu o coração para atender às cousas que Paulo dizia" (At 16.13,14). Aqui temos o que biblicamente denominamos de novo nascimento ou conversão de Lídia. Uma obra do Espírito de Deus. O verbo grego dih/noicen (abriu) está no aoristo e significa que ali houve uma ação completa e definitiva do Espírito Santo. Durante a pregação de Paulo Lídia "escutava" e o seu coração foi "aberto" para que atendesse. É necessário que a intervenção divina, que torna o homem natural receptivo para com a Palavra de Deus, anteceda o ouvir com proveito a pregação do evangelho. "Deus concedeu a Lídia um coração receptivo para compreender coisas espirituais. Ele deu a ela o dom da fé e a iluminação do Espírito Santo" (Simon J. Kistemaker).

O autor aos Hebreus (12.2) nos lembra ainda que Jesus Cristo é o autor e o consumador de nossa fé. O princípio e o fim da fé salvadora. E o que isso quer dizer? Quer dizer que como Autor Jesus "preparou o caminho da fé com triunfo diante de nós, abrindo assim um caminho para os que O seguem". Como Consumador da fé Ele é "o completador e aperfeiçoador; no sentido de levar uma obra até o fim, não por decurso de prazo".

A teologia arminiana afirma que Deus não concede o dom da fé em Jesus a ninguém porque, segundo ela, "nem mesmo existe tal dom". Diz ainda que a fé é própria do ser humano e que, por conseguinte, toda pessoa pode crer em Cristo. Por último, salienta que embora o ser humano esteja debilitado pela queda do pecado, não está incapaz de exercer fé em Cristo, receber o evangelho e tomar posse da salvação para si mesmo.

A teologia arminiana está equivocada. A Bíblia é clara em dizer que o homem natural está morto em seus delitos e pecados (Ef 2.1). Não diz que ele está doente ou com força suficiente para fazer alguma coisa por si só. Ele está morto! A palavra morto já diz tudo. Além disso, a teologia arminiana contraria explicitamente aquelas passagens bíblicas que afirmam ser a fé um dom de Deus.

Embora sejamos responsabilizados a crer em Jesus (porque Deus não crê em nosso lugar), a fé, do começo ao fim, é dom de Deus. 

A FÉ EM JESUS CRISTO É SALVADORA

A fé em Jesus Cristo é uma graça salvadora (cf. Ef 2.8). A fé salvadora não é um mero assentimento intelectual ou mera fé temporal. 

Muitas pessoas crêem em Jesus Cristo do modo como crêem em Pedro Álvares Cabral ou em D. Pedro I. Acreditam que Jesus realmente viveu, morreu e ressuscitou, isto é, crêem que Ele era de fato uma pessoa da história. Essas pessoas supõem que isso seja fé na verdadeira concepção do termo, isto é, a fé salvadora. Mas não é, porque elas não estão confiando em Jesus para qualquer coisa agora, muito menos para a vida eterna. Essas pessoas possuem meramente a fé intelectual para fatos históricos, da mesma forma que acreditam em Pedro Álvares Cabral mas hoje não confiam nele para nada. Um exemplo da fé como mero assentimento intelectual pode ser encontrado em Tiago 2.19: "Crês tu que Deus é um só? Fazes bem. Até os demônios crêem e tremem". Tiago está ironizando aqueles que diziam ter fé na unicidade de Deus, porém, não evidenciavam tal fé através das obras. Os demônios crêem e tremem, mas nem por isso são salvos. 

Outro exemplo do que não é fé salvadora é a fé temporal. Você deve ter orado a Deus muitas vezes, não é verdade? Confia nele para certas coisas, não é mesmo? Quando você confia no Senhor a respeito de suas finanças, podemos dizer que você tem fé financeira. Quando você confia no Senhor para cuidar de sua família, você pode chamar isso de fé familiar. Em viagens você tem fé viajante. Há um elemento comum em todas essas coisas. São temporais. Todas elas são cosias desta vida, coisas deste mundo que irão passar. Muitas vezes confiamos em Jesus para todas essas coisas temporais, que não é errado, contudo, essa ainda não é a verdadeira fé salvadora.

Fé salvadora é receber a Jesus e confiar somente nele para a vida eterna. Quem é Jesus? A maioria das pessoas sabe que Jesus Cristo é o filho de Deus, mas esta mesma maioria não sabe que Jesus também é o Deus Filho, o infinito Deus-homem que morreu na cruz e ressuscitou dentre os mortos, para pagar a pena dos nossos pecados e comprar um lugar nos céus para nós, o qual nos oferece gratuitamente.

A fé em Jesus envolve tanto confiança nele como a entrega da vida a Ele. Estas coisas fazem parte da fé que conduz à vida eterna. E se a nossa convicção é de que realmente temos a vida eterna porque temos a fé salvadora, então, vamos nos firmar cada vez mais e mais nesta certeza, pois o próprio Senhor Jesus garantiu aos que nele crêem que será assim. "Em verdade, em verdade vos digo: Quem crê (em mim), tem a vida eterna" (Jo 6.47). 
Concluindo:
Lembremos que a Escritura Sagrada dá testemunho de Jesus (cf. Jo 5.39) e é através dela que, iluminados pelo Espírito Santo, somos habilitados a crer em Jesus para a salvação (I Co 1.21-24). Por isso mesmo, precisamos pregar a Palavra. O Espírito Santo usa a mensagem bíblica para conceder a fé (Rm 10.17), mas isso não o impede de usar a você e a mim (Rm 10.13-15), pelo contrário, por ele somos capacitados a evangelizar quando ouvimos a sua voz e obedecemos ao seu chamado.

1   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11   12   13   14   15
16   17   18   19   20   21   22   23   24   25   26   27   28   29

Nenhum comentário:

Postar um comentário