Páginas

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

XIV - OS CRENTES BATISTAS E OS DONS DO ESPÍRITO SANTO III

Parte XIV


OS CRENTES BATISTAS E OS DONS DO ESPÍRITO SANTO III


"Dom da Palavra do Conhecimento"


I Cor. 12:8 Como é bom pensar com os amados leitores, sobre as insondáveis riquezas espirituais que o nosso Deus coloca à disposição do Corpo de Cristo, a Igreja, quais sejam os "Dons do Espírito Santo".


Adentro hoje de maneira específica, no âmago da questão, verificando algo sobre o dom da PALAVRA DO CONHECIMENTO. Este Dom espiritual está inserido no grupo de dons, que têm se mostrado extremamente necessário à vida e, ao ministério, dos que exercem a liderança sobre à Casa de Deus, a Igreja do Senhor.


O Dom da Palavra do Conhecimento é indiscutivelmente, uma revelação sobrenatural de algum fato, que existindo na mente de Deus, mas, que pela fragilidade e limitação do homem, ele, o homem, não pode conhecer, exceto se o Espírito Santo, o revelar dando assim a capacitação especial.

Conhecimento é o mesmo que ciência, GNÓSIS, na língua grega. Falar com ciência é "falar com conhecimento, o que é diferente de conhecer, no sentido de que este Dom, traz apenas uma palavra de conhecimento e não, todo o conhecimento, pois ter todo conhecimento é prerrogativa divina", conforme esclarece Dr. José Perraçoli Moreno, ao escrever sobre o "Despertamento dos dons Espirituais".

O Dom da Palavra de Conhecimento possibilita ao cristão sincero e que está na dependência do Senhor, ser equipado para proferir palavras, que saem da órbita do alcance humano, isto afirmo, porque quando estamos a analisar e estudar sobre os Dons do Espírito Santo temos de entender claramente, que para o exercício desses dons, o Espírito Santo é quem capacita, e, um claro exemplo que a Bíblia nos dá, é que os Apóstolos, eram pessoas rudes, sem conhecimento e sem cultura, todavia, em Atos 4.13a, lemos o seguinte: "Então eles, vendo a intrepidez de Pedro e João, e tendo percebido que eram homens iletrados e indoutos, se admiraram..." (versão da Imprensa Bíblica Brasileira).

De acordo com a recente tradução da Bíblia de Estudos Almeida, "iletrados e incultos eram os que não haviam estudado com os rabinos".Note-se ainda, que compara o texto referido, com João 7.15, que trata do equipamento maravilhoso do Senhor Jesus, detentor da Palavra do Conhecimento, que deixava a todos extasiados, pois, sabia as letras, mas, não havia estudado...

Na Bíblia Shedd, inclusive aproveito a oportunidade para dizer que aprecio bastante os comentários do Pastor Russel Shedd, diz que: "as palavras eloqüentes faladas pela inspiração do Espírito Santo causaram grande surpresa."

A Bíblia é, portanto farta, em demonstrar a manifestação deste Dom Espiritual da Palavra do Conhecimento, em diversos Ministérios, como por exemplo, nos de: SAMUEL (I Samuel 9.15-20 e I Samuel 10.22); AÍAS (I Reis 14.6); JESUS (João 2.48 e 4.18); PEDRO (Atos 5.3 e 4); PAULO (Atos 27.23-25).

Vale destacar, que ninguém é detentor de todos os Dons do Espírito, mas cada um recebe o Dom, da forma como o Espírito quer. O Espírito é quem reparte. A exortação da Palavra é que busquemos os dons com avidez, e ao buscá-los devemos fazê-lo com equilíbrio, zelo, contudo sem impedir que o Espírito possa fluir livremente. Só não podemos é humanizar o que é do Espírito e nem dizer como é que queremos ser dotados, e nem como é que vai ser o exercício dos dons nas nossas vidas. Em I Cor. 12.7, a tradução da Imprensa Bíblica diz: "A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito para o proveito comum", isto é para o proveito do "Corpo de Cristo", que é a Igreja do Senhor. O Espírito é o mesmo, foi o de ontem, é o de hoje, e será eternamente, e este Espírito "distribui particularmente a cada um como quer"(I Cor. 12.11).

Não vamos misturar "Palavra de Conhecimento" com "Palavra de Sabedoria", não vamos misturar GNOSIS com SOPHIA, pois conhecimento é distinto de sabedoria e, em se tratando dos "Dons do Espírito" a Palavra de Sabedoria que será o assunto do próximo estudo, iremos ver que tratará de uma palavra especial, espiritual, sobrenatural, não é apenas, "a sabedoria frente às exigências feitas pela vida humana..." é, coisa de Deus, é coisa do Espírito.

O Ilustre Pastor Billy Graham em um dos seus livros diz claramente: "Os dons do Espírito nunca devem dividir o Corpo de Cristo; devem mantê-lo unido..." (O Espírito Santo, Edições Vida Nova, São Paulo, pág. 132).

Os assuntos que estamos abordando, visam o "aperfeiçoamento dos santos, para o desempenho do seu serviço, para a edificação do Corpo de Cristo..." (Ef. 4.12).

1   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11   12
13   14   15   16   17   18   19   20   21   22   23

Nenhum comentário:

Postar um comentário