Páginas

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

XIII - OS CRENTES BATISTAS E OS DONS DO ESPÍRITO SANTO IV

Parte XV

OS CRENTES BATISTAS E OS DONS DO ESPÍRITO SANTO IV


"Dom da Palavra de Sabedoria" - I Cor. 12.1-11

Por ser este um Dom do Espírito Santo, transcende e vai além da sabedoria do homem. A tradução da palavra grega "sophia" é sabedoria, mas, "sophia" diz respeito a sabedoria do homem, ao saber adquirido pelo estudo, pela pesquisa, pelos meios que são colocados à sua disposição os quais, proporcionam ao ser humano, uma gama de informações tal, que se pode afirmar, "fulano tem sabedoria" pois ele entende deste ou daquele assunto.



Aqui, agora, tratamos do Dom Espiritual da Palavra da Sabedoria, isto é, daquela palavra que emana de alguém submisso à vontade do Senhor, e que por estar debaixo do governo de Deus, e por Ter sido equipado pelo Espírito Santo com este Dom, ao proferir palavras, fala com sabedoria espiritual e, ministra, ensina ou esclarece coisas, que o simples saber humano jamais poderia explicar ou deslindar.

Gosto muito da explicação dada por Pastor Russel Shedd, quando ao se referir sobre palavra no grego "logos", como "capacidade de comunicar", se refere a sabedoria, como "análise penetrante daquilo já revelado". Isto nos faz sentir a diferença existente entre a sabedoria geral, aquela que se adquire durante toda a vida, a cada dia, através da leitura e dos estudos, principalmente nas escolas e universidades da vida, e a palavra de sabedoria - Dom do Espírito Santo, onde Deus manifesta através do Espírito Santo, esta Palavra de Sabedoria, diante de uma necessidade especial, em um determinado lugar, para solucionar algo que precisa ser resolvido, e tudo é efetivado na realidade, essa palavra de sabedoria é proferida, para a edificação do Corpo de Cristo e, sobretudo para a glorificação do Senhor e do poder do seu Santo Evangelho.

Este Dom não se manifesta o tempo todo, trata-se, de uma palavra especial, específica, para um determinado tempo e lugar, para atender a uma situação singular.

O Dom da Palavra da Sabedoria trata de uma proclamação, de uma declaração, de uma palavra específica dada por Deus, através do seu Espírito Santo, para atender naquele momento a uma situação emergencial. Sendo esse um Dom do Espírito Santo, é claro que ele não depende da sabedoria do homem, que embora possa ser grande, vasta, graduada e pós-graduada, foge da habilidade humana e, passa a se situar na esfera e nos domínios do ministério cristão, e este Dom, pode ser exercido tanto no tocante ao ensino da doutrina bíblica, da Palavra de Deus, quanto na solução de problemas em geral.

Em Efésios 1.17-19, o Apóstolo Paulo diante do Senhor, ele fala aos irmãos "que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo o Pai da glória, vos dê o espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele..." e nesta súplica ardente, Paulo mostra o seu desejo de que as três coisas pedidas possam ser entendidas e descobertas, por revelação do Senhor, pois, sem o espírito de sabedoria o homem jamais poderia entender apenas pelo saber humano.

Billy Graham diz: "o tipo mais alto de sabedoria vem diretamente de Deus e está ligado à atuação especial do Espírito Santo... Ele é o manancial de toda a verdade, seja qual for a origem... Ele dá aos crentes sabedoria de maneira singular... dá um Dom ou capacidade especial de sabedoria para alguns."

Portanto, queridos, é através deste Dom da Palavra de Sabedoria, que o Senhor nos revela uma situação específica, dando ou em palavras ou em ações, a capacitação para tomarmos a atitude certa ou, falarmos aquilo que é inquestionavelmente necessário.

Louvemos a Deus pelos Dons do Espírito Santo e, até o próximo estudo.

1   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11   12
13   14   15   16   17   18   19   20   21   22   23

Nenhum comentário:

Postar um comentário