Páginas

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

XV - OS CRENTES BATISTAS E OS DONS DO ESPÍRITO SANTO II

Parte XV

OS CRENTES BATISTAS E OS DONS DO ESPÍRITO SANTO II


I Cor. 12:1-11

Mais uma vez me dirijo aos queridos irmãos para trazer algo que merece a nossa reflexão, sobre esta pessoa maravilhosa da Trindade Santa, o "Espírito Santo", e, o que esta pessoa tão relevante tem para todos nós, crentes batistas, através dos "dons espirituais".



Os dons do Espírito Santo são os meios inquestionáveis, através dos quais, nós os crentes, membros do Corpo de Cristo (a Igreja), somos capacitados, habilitados e totalmente equipados para podermos realizar com autoridade e poder, a obra de Deus.

Meu desejo de escrever sobre este assunto e trazê-lo para o nosso povo batista, sinto ser vontade de Deus, sobretudo quando me deparo com o que diz a Palavra em I Cor. 12:1, "a respeito dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes..." e, é por este motivo, com esteio nas Escrituras Sagradas, que ouso salientar que sem os dons do Espírito Santo, o Corpo de Cristo, a Igreja do Senhor, ao contrário de ser um poderoso organismo vivo, cheio de graça e de unção, passaria a ser simplesmente uma organização social, humana e religiosa, sem o poder e as características espirituais que a Igreja do Senhor deve carregar consigo.

Já li com espanto, em algumas lições que mestres antigos ministraram, principalmente nas revistas da Escola Bíblica Dominical, em que escritores e comentaristas ao questionarem se os dons do Espírito Santo permanecem nos dias atuais, respondiam ao povo dizendo:

"Alguns sim; outros não (grifo nosso)." (Revista Compromisso - JUERP, 1994, pg. 32), aonde é que está escrito na Bíblia isto? Em lugar nenhum.

Eu sei que a obra que o Senhor está realizando no meio do povo batista, me confere a condição de dizer com letras maiúsculas e, se questionado for, se os dons permanecem hoje, responder:



"SIM, TODOS OS DONS DO ESPÍRITO SANTO, NA VIDA DA IGREJA, PERMANECEM NA SUA INTEGRIDADE, PORQUE A BÍBLIA DIZ QUE SIM" e embora homens queiram negar, prefiro ficar com a Palavra do Senhor que em I Cor. 12:4 diz: "Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo" (grifo nosso), isto é, Aquele Espírito Santo que deu e que repartiu, é o mesmo que dá e que reparte hoje, a cada um, como quer, para a edificação do Corpo de Cristo que é a Igreja do Senhor.



Vale destacar também o fato de que muitos sempre confundiram os nove (09) dons do Espírito Santo, com fruto do Espírito Santo, que se expressa através de nove (09) características, indispensáveis à verdadeira vida cristã, isto é, o cristão verdadeiro tem que dar frutos, deve frutificar no seu dia a dia, e manifestar a todos que com ele convivem, as nove (09) características do fruto do Espírito, quais sejam: AMOR, GOZO, PAZ, LONGANIMIDADE, BENIGNIDADE, BONDADE, FÉ, MANSIDÃO e TEMPERANÇA, conforme Gál.5:22. Portanto, é de bom alvitre esclarecer que fruto é uma coisa e, dons outra coisa.



O fruto do Espírito Santo faz o crente sentir a necessidade de ter o seu caráter, moldado pelo caráter do Mestre, o nosso Senhor Jesus Cristo, enquanto os dons do Espírito Santo, são as capacitações especiais que o Espírito concede aos cristãos, para com poder, graça e unção, realizar a obra do Senhor.

Sinto-me, pois, à vontade em escrever para o nosso povo batista sobre o tema dos "Dons do Espírito Santo", não só porque a Palavra de Deus admoesta e ensina aos crentes que assim o busquem: "segui o amor e buscai com zelo os dons espirituais..." (grifo nosso) - I Cor. 14:1, mas, também, porque ao falar a Timóteo seu filho na fé, o Apóstolo Paulo querendo encorajá-lo a suplantar as dificuldades e destacando os grandes problemas que mercê da Graça de Deus, dos mesmos já havia obtido a vitória, Paulo lhe admoesta dizendo: "reavives o Dom de Deus que há em ti" - II Timóteo 1:6 (Pastor Shedd traduz por reavivar, usando um verbo que significa fazer o fogo subir com vida, reatiçar, para que Timóteo permitisse que o Dom que lhe fora dado pelo Espírito ardesse nele), cujo Dom era o de profecia, recebido pela imposição de mãos do presbitério (I Timóteo 4: 14), mas, me sinto a vontade, sobretudo, pelo Tema Geral dos Batista Brasileiros em 2001 que é: DESPERTA OS DONS QUE HÁ EM TI! Este tema é um imperativo e, ao estudá-lo, sem dúvida, "dons" poderão ser despertados. 



A partir do próximo estudo, estaremos observando o que a Bíblia Sagrada ensina sobre os dons do Espírito Santo, conforme mencionaremos a seguir:
a) Palavra do Conhecimento, Palavra de Sabedoria e Discernimento de Espíritos;
b) Dons de Curar, Dons de Operação de Milagres e Dom da Fé;
c) Dom de Variedade de Línguas, Dom de Interpretação de Línguas e Dom de Profecia.

Vamos devagar, com calma e prudência, mas, que Deus está fazendo uma grande obra no meio do povo batista, está!

1   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11   12
13   14   15   16   17   18   19   20   21   22   23

Nenhum comentário:

Postar um comentário