Páginas

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

XII - Parte XV OS CRENTES BATISTAS E OS DONS DO ESPÍRITO SANTO IV

Parte XII

OS CRENTES BATISTAS E OS DONS DO ESPÍRITO SANTO V


"O Dom de discernimento de Espíritos" - I Cor. 12:10




O mundo em que vivemos hoje, mais do que antes, tem se constituído num mundo de enganos, onde existem falsificadores de todas as espécies, e este Dom espiritual, o "dom de discernimento de espíritos", diz respeito exatamente à capacidade, que o Espírito Santo de Deus, confere ao servo do Senhor, ao crente em Cristo Jesus, para ter a condição de entender e distinguir os diferentes espíritos malignos, e, desta forma, sentir, observar, denunciar e discernir, se tais coisas que estejam acontecendo, "são ou não" de Deus.


A Palavra do Senhor está recheada de irrefutáveis exemplos, em que homens de Deus foram usados com poder pelo Espírito Santo, verbi gratia, o Apóstolo Paulo no incidente narrado em Atos 16.16-18, quando ele falou com autoridade, em nome de Jesus, ao espírito maligno de engano, naquela jovem "possessa", diz a Bíblia, por "um espírito adivinhador" que dela se retirou no mesmo instante, em que ouviu do servo dotado pelo Espírito Santo, a ordem: "Em nome de Jesus Cristo, eu te mando: retira-te dela. E ele, na mesma hora saiu..." (Atos 16.18b). Outros exemplos são o de Pedro no caso de Ananias e Safira, em Atos 5.1-11; novamente a experiência de Pedro com Elimas (Simão o mágico), de que fala Atos 13.9-11; a ocorrência de Mateus 9.32-33, na cura do mudo que estava endemoniado; na cura da mulher possessa por um espírito de enfermidade, como diz a Bíblia em Lucas 13.11-16; quando Filipe pregava em Samaria (Atos 8.7, e outros que poderiam ser mencionados).

No texto grego, é a palavra "diákrisis" que é traduzida como "discernimento", que fala da capacidade de distinguir as várias fontes de manifestações espirituais, fala da capacidade de diferenciar. Pois bem, no trato com os espíritos, este Dom capacita o cristão a distinguir e, que tipo de influência eles poderão causar no seio do povo de Deus. Este Dom espiritual, amados leitores, é um Dom apropriado para esse momento exato, próprio, específico, singular, e sem este Dom, o corpo de Cristo seria presa fácil diante de tantas heresias e ensinamentos distorcidos, como os que hoje em dia se proliferam.

A igreja, o corpo de Cristo, vive o tempo todo lidando com o sobrenatural, e, não vamos nós, sabendo que as coisas do Espírito são tratadas espiritualmente, querer racionalizar e sistematizar, e ainda mais porque, o membro do corpo de Cristo, tem que estar atento como ensina em I João 4.1, para poder discernir se tais coisas procedem de Deus, ou de falsos espíritos, pois, se não houver firmeza e joelhos dobrados diante do Senhor, não poderemos distinguir entre o erro e a verdade, e é por isso que temos de usar o DIAKRISIS, isto é, a capacidade que pelo "Espírito Santo é repartida a cada um como quer ..." para que, através deste dom de discernimento de espíritos, possa o cristão se livrar, bem como evitar que o corpo de Cristo que é a igreja seja atacado pelas investidas de Satanás nesses momentos tão difíceis que a Igreja do Senhor está vivenciando à beira do terceiro milênio e, tantas loucuras de homens, e tantas doutrinas erradas, têm se proliferado.

Por fim, considero com os amados leitores o seguinte:

a) Não podemos e nem devemos pelo nosso arraigado tradicionalismo, ditar regras para o Espírito Santo agir no seio do corpo de Cristo, a igreja;

b) Não podemos ensinar e ministrar como tantos já ministraram e dizer: OS DONS CESSARAM, se nós e até os que já escreveram essas coisas, sabem, que os dons não cessaram;

c) Não coloquemos por causa do nosso ceticismo, dúvidas sobre o que o Espírito Santo pode, ou não operar. Estejamos submissos ao Senhor. Ele, o Espírito Santo, dá a cada um como quer. Não é você, porque é um grande doutrinador quem vai ditar as regras ao Espírito.

Agora, tem uma coisa, cada Dom do Espírito Santo, só é concedido para a edificação do corpo de Cristo, e, para exaltar e glorificar a Jesus. Não esqueçam irmãos: "Que Ele cresça e que nós diminuamos..." Se for diferente, teremos uma vertigem de altura!

1   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11   12
13   14   15   16   17   18   19   20   21   22   23

Nenhum comentário:

Postar um comentário