Páginas

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Estudo sobre a Teologia de DEUS

Parte – I
Estudo sobre a Teologia de DEUS,

Estou apresentando aqui um pequeno trabalho sobre Rudolf Bultmann e suas teorias. É claro que não está exposto tudo o que o teólogo alemão escreveu, porém, procurei esboçar o que me foi possível de seus materiais, contendo suas idéias principais e métodos hermenêuticos.


Procurei também apresentar aqui uma crítica conscienciosa à Rudolf Bultmann, pois, apesar dele ter sido um teólogo controverso, não deixa de ocupar seu papel de importância e destaque na Teologia Contemporânea, alcançando assim, apesar de tudo, o nosso respeito pelos seus escritos. Sendo assim, vi também, no âmago de suas doutrinas, um desejo sincero em tentar mudar o cristianismo de sua época, com o objetivo de tirá-lo da teoria e colocando-o na prática. Talvez, os escritos de Bultmann sejam como uma voz desesperada do homem moderno, que está a clamar, dizendo: “ONDE ESTÁ DEUS, AFINAL DE CONTAS?”

I. RUDOLF BULTMANN

Nasceu em 20 de agosto de 1884, em Wiefeldstede em Oldenburgo, Alemanha, e seu pai era um ministro evangélico. Bultmann passou sua carreira inteira no mundo acadêmico. Ensinava em Marburgo desde 1912 até 1916; depois foi catedrático assistente em Breslau até 1920. Por muito pouco tempo, tinha a posição de catedrático em Giessen, e voltou para Marburgo em 1921, onde permaneceu até sua aposentadoria em 1951. Não foi um ativista político, mas apoiou a Igreja Confessional durante a era de Hitler.

Estudioso enciclopédico, conhecia muito sobre o judaísmo, Antigo Testamento, crítica bíblica, estudos neotestamentários, cultura clássica, teologia histórica, ciência moderna, teologia contemporânea e religiões mundiais. Pertence à ala radical da crítica bíblica germânica.
Bultmann revelou decididamente a sua posição e sintetizou-a na conferência intitulada “O Novo Testamento e a Mitologia”, proferida em 1941, em Alpirsbach, Alemanha, para a Sociedade de Teologia Evangélica. Fala dos evangelhos como sendo a “teologia da igreja”.

1   2   3   4   5   6   7   8   9   10

Nenhum comentário:

Postar um comentário