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sexta-feira, 12 de março de 2010

LXXXII - Bíblia das Testemunhas de Jeová - Revela a Divindade de Jesus – IX

Parte LXXXII
Bíblia das Testemunhas de Jeová - Revela a Divindade de Jesus – IX

Abreviaturas:


TJ – Testemunhas de Jeová
STV – Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados
TNM – Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas

Retorno a Isaías 9.6 para demonstrar com novos argumentos como a STV não consegue fazer remendos sem deixar vestígios. O inimigo número um dos líderes das TJ é o contexto. Podem mudar o enunciado de um versículo, colocar algumas palavras com letras minúsculas, outras entre colchetes, mas alterar o contexto é algo praticamente impossível. É aí onde os líderes se perdem. Não é muito repetir: “Texto sem contexto é pretexto”. 

Vejamos algumas inquestionáveis incoerências 

“Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o domínio principesco virá a estar sobre o seu ombro. E será chamado pelo nome de Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz” (Is 9.6-TNM). As TJ não negam que essa profecia se refere a Jesus Cristo. Em Isaías 7.14-TNM, está escrito que o menino será chamado Emanuel. 

Essa palavra é confirmada no Novo Testamento: “Dar-lhe-ão [ao menino] o nome de Emanuel, que quer dizer, traduzindo, conosco está Deus” (Mt 1.23-TNM). Isto é: Deus Poderoso se fez homem, está em nosso meio. Confirma-se também em João 1.1-TNM: “a Palavra era [um] deus” e “a Palavra se tornou carne e residiu entre nós” (v.14-TNM). 

Primeira incoerência: Em Isaías 9.6, a TNM diz que Jesus (o Filho, o Verbo ou a Palavra) é “Deus Poderoso”. Em Mateus 1.23, diz que Ele é “Deus conosco”. Mas em João 1.1 apresenta Jesus como um deus menos poderoso. Por meio de uma estratégia abjeta, traduz “a Palavra era Deus” por “a Palavra era [um] deus”. Deus teria criado um deus menor, porém Poderoso igual a Ele. Por que igual? Vejam:

“Um mero restante retornará, o restante de Jacó, ao Deus Poderoso” (Isaías 10.21-TNM). 

A TNM registra que o Filho e o Pai são chamados e reconhecidos como “Deus Poderoso” (Is 9.6; 10.21-TNM). Afinal, vale ou não vale o que está escrito na Tradução do Novo Mundo? O Filho, Jesus Cristo, é ou não é Deus Poderoso? 

Segunda incoerência: Em João 1.1, a TNM registra que Jesus, a Palavra, é “[um] deus”, com inicial minúscula, com a intenção de negar que divindade da Palavra. O remendo fica incompreensível. A Palavra, com maiúscula, que estava com Deus, passa ser um deus menor. A TNM não explica a razão do artigo indefinido “um” entre colchetes. Todavia, é dito em Isaías 9.6-TNM que Palavra é “Deus Poderoso”.

Se houvesse um mínimo de coerência em tais enunciados, Isaías 9.6 deveria ter sido escrito assim: “E será chamado Maravilhoso Conselheiro, [um] deus poderoso, [um] filho do Pai Eterno Jeová, Príncipe da Paz”. 

Mais incoerência: 

“No fim destes dias nos falou por intermédio dum Filho a quem designou herdeiro de todas as coisas e por meio de quem fez os sistemas de coisas. Ele é o reflexo de [sua] glória e a representação exata do seu próprio ser e sustenta todas as coisas pela palavra do seu poder” (Hb 1.2-3-TNM). 

Jesus é indicado com artigo indefinido (“dum Filho”). Ele não é aqui o único da espécie. É um dentre muitos. Com essa sutileza, repassam a idéia de que o Filho é um deus dentre muitos outros deuses. Mas não são capazes de sustentar essa tese por muito tempo. Vejam: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivente” (Mt 16.16-TNM). Neste caso, Jesus é definido como o único da espécie (“o Filho”). Outros casos: “Tu és realmente o Filho de Deus” (Mt 14.33-TNM). “Este é o Filho de Deus” (Jo 1.34-TNM). Se houvesse o mínimo de coerência, a palavra “Filho” nestes versículos deveria ser antecedida do indefinido: “Um Filho”. 

Ao afirmar que o Filho é a “representação exata de seu próprio ser [de Jeová]”, a STV concorda com a declaração de Jesus: “Quem me tem visto, tem visto [também] o Pai” (Jo 14.9-TNM). Mais colchetes para explicar as alterações. Querem dizer que olhando para Jesus os apóstolos estariam vendo os dois, a Jesus e ao Pai? Não é isso que diz o contexto. Jesus declara que é o Verbo encarnado, Jeová que se fez carne. Por isso, Ele arremata: “Como é que dizes: Mostra-me o Pai?” (TNM). Em outras palavras: “Não é necessário conhecer o Pai, basta olhar para mim e você verá o Pai encarnado diante de seus olhos”. Hebreus 1.2-3-TNM, sob exame, diz que Ele é a representação exata de Jeová. 

Deus teria criado um deus menor que se transformou no dono de tudo, com poderes totais, absolutos, eternos e ilimitados; possui o nome que está acima de todos os nomes, pois fora dEle não há salvação (At 4.12-TNM; 1 Jo 5.12-TNM); Ele é Senhor dos mortos e dos vivos (Rm 14.9-TNM); diante dEle se dobra todo o joelho, no céu ou na terra, vivos e mortos, “e toda língua reconheça abertamente que Jesus Cristo é Senhor, para a glória de Deus, o Pai” (Fp 2.10-11-TNM). Esse “deus menor” é tão poderoso que somente podemos chegar a Jeová por meio dEle (Jo 14.6-TNM). Um deus que ficou com os mesmos atributos e os mesmos poderes do seu Criador. Assim, as Testemunhas de Jeová acreditam em dois deuses. Confusão total, pois declaram – e é verdade – que existe só um Deus verdadeiro. Não é melhor entenderem que o Pai, o Filho e o Espírito Santo são UM, como tem sido provado nesta série de estudos?

As Testemunhas de Jeová devem ouvir a voz do Senhor Jesus, enquanto é tempo: “Se não credes que EU SOU, morrereis em vossos pecados” (Jo 8.24). Jesus usou o mesmo nome de Jeová, em Êxodo 3.14.

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