Páginas

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

V - FASES DA SALVAÇÃO ETERNA.

V, FASES DA SALVAÇÃO ETERNA.
A SALVAÇÃO ETERNA passa por, ou acontece em, três fases distintas, as quais são:
1, SALVAÇÃO INICIAL.
2, SALVAÇÃO PROGRESSIVA.
3, SALVAÇÃO FINAL.
Vejamos cada uma em particular.
V, 1, SALVAÇÃO INICIAL.
Como o próprio nome indica, a SALVAÇÃO INICIAL acontece no momento da conversão genuína a JESUS CRISTO, a qual, já foi estudada no item II, 3 deste estudo, por isso, ficamos por aqui, no que concerne à SALVAÇÃO INICIAL.
V, 2, SALVAÇÃO PROGRESSIVA.
A SALVAÇÃO PROGRESSIVA é um processo, o qual, para o bem de todo salvo por JESUS CRISTO há de ser uma progressão iniciada com a REGENERAÇÃO operada por DEUS, para terminar com a GLORIFICAÇÃO, também operada, porque prometida, por DEUS.
A SALVAÇÃO PROGRESSIVA só é possível para quem é filho de DEUS e que viva durante algum tempo após a conversão.
Entretanto, tal progresso, ao contrário da OBRA DE DEUS na vida do salvo por JESUS CRISTO, já estudada no capítulo III deste estudo, depende e muito do desempenho do crente, ao longo da sua vida CRISTÃ.
O bom desempenho do salvo por JESUS CRISTO acontece em duas áreas de atuação.
A, ESTUDO DA PALAVRA DE DEUS.
B, OBEDIÊNCIA À PALAVRA DE DEUS, OU SANTIFICAÇÃO PESSOAL.
Vejamos cada item em particular.
V, 2, A, ESTUDO DA PALAVRA DE DEUS.
O estudo da BÍBLIA é indispensável a todo aquele que deseja ser um vaso de bênçãos nas mãos de DEUS, visto que, sem tal estudo, a pessoa pode pensar que está fazendo vontade DIVINA sem que, contudo, isto seja uma realidade.
O estudo correto da BÍBLIA SAGRADA segue alguns critérios, os quais são demonstrados em nosso estudo próprio, “MANUAL BÁSICO DE ESTUDOS BÍBLICOS”.
As HERESIAS (desvios doutrinários, doutrinas erradas, ou ANTI-BÍBLICAS) têm seu início e progresso quando tais critérios não são observados corretamente.
Vejamos o que nos dizem as próximas passagens BÍBLICAS, Sal¨12:6, 33:4, 119:11-12, 105-106, 160; Prov¨30:5-6; Is¨1:10, 40:8, 55:11; Mat¨4:4; Luc¨21:33; João¨6:68; Ef¨6:17; Col¨3:16; 2ªTim¨3:16-17; Heb¨4:12; 1ªPed¨1:25; Apoc¨22:18-19.
Aprendamos, portanto, quais os critérios a serem seguidos para o estudo correto da BÍBLIA SAGRADA, para que tenhamos condições de aprender a maior quantidade possível de seus ensinamentos, os quais, sem qualquer sombra de dúvida, são de extrema importância para que, quando obedecidos, sejamos dirigidos segundo a vontade de DEUS.
V, 2, B, OBEDIÊNCIA À PALAVRA DE DEUS, OU SANTIFICAÇÃO PESSOAL.
O segundo passo para a SALVAÇÃO PROGRESSIVA, de uma pessoa SALVA POR JESUS CRISTO, é a obediência aos ensinamentos de DEUS revelados em sua PALAVRA, a BÍBLIA SAGRADA.
A maior ou menor obediência à PALAVRA DE DEUS é que determinará o grau de SALVAÇÃO PROGRESSIVA, ou santificação pessoal.
A santificação pessoal, não é a santificação operada por DEUS, quando da conversão genuína a JESUS CRISTO).
Esta, já foi estudada no capítulo III, 3, deste estudo.
QUANTO MAIS OBEDIENTE À PALAVRA DE DEUS FOR O CRENTE, MAIS PERTO DE DEUS ESTARÁ, PORTANTO, MAIS SANTO É O CRENTE.
QUANTO MENOS OBEDIENTE À PALAVRA DE DEUS FOR O CRENTE, MAIS LONGE DE DEUS, PORTANTO, MENOS SANTO É O CRENTE.
A maior ou menor obediência a DEUS, é a determinante para que cada salvo receba os seus galardões eternos, Mat¨5:11-12, 6:1-4, 10:41-42; Mar¨9:41; Luc¨6:22-23, 35; 1ªCor¨3:8, 14; Heb¨10:35; 2ªJoão¨8; Apoc¨22:12.
Os galardões eternos serão dados a cada um conforme a sua obra e segundo a justiça do galardoador, que é DEUS, Heb¨11:6; e ou JESUS CRISTO, Apoc¨22:12.
Portanto, façamos tudo para honrar e glorificar a DEUS através da nossa obediência à sua PALAVRA.
V, 3, SALVAÇÃO FINAL.
A SALVAÇÃO FINAL, acontecerá com a GLORIFICAÇÃO do crente, também, já estudada no capítulo III, 5.

1   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11   12   13   14   15

3 comentários:

  1. Salvação é! Cristo morreu uma vez e para sempre. Crucificar o Filho de Deus a segunda vez—conforme Hebreus 6—é descrer da obra Consumada e Realizada. A salvação pela obras é que é um iôiô. Daí as "igrejas legalistas" pregarem a incerteza da salvação, não a certeza dela. Pregar a certeza da salvação liberta o povo. Pregar a incerteza da salvação mantém o povo dependente da validação da salvação, pelo cartório chamado "igreja", e que tem o poder de dizer quem é, quem não é, que está e quem perdeu. E só isto. E tudo depende de uma única coisa: a Graça de Deus. Quem crê na pregação do Evangelho da Graça de Cristo, está salvo e nunca mais caíra—poderá errar, pecar, se equivocar, etc... Mas não se está falando mais de salvação, mas simplesmente de crescimento nela. Se somos infiéis, Ele permanece fiel, pois de modo algum pode negar-se a si mesmo. Se negamos a Graça de Deus em Cristo, aí sim, o bicho pega. Pois Cristo terá morrido em vão, e de nada nos aproveitará. Além disso, se o negamos, Ele por sua vez nos negará. Creia e viva em paz! Um beijão, Caio

    ResponderExcluir
  2. Meu Deus, vocês estão invertendo tudo que o Senhor fez, estão negando o sacrifício, para decidirem por vocês mesmos suas salvações, ou então com esse ensinamento fazerem os homens prisioneiros, tudo que iremos fazer depois de recebermos nossa salvação quando confessamos e cremos é dívida diante de Deus, devemos nos aperfeiçoar em Cristo para as boas obras, e isso não tem participação nenhuma em nossa salvação.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir