Páginas

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

XII - COMO SABER SE UMA PESSOA É SALVA OU NÃO POR JESUS CRISTO¨?

XII, COMO SABER SE UMA PESSOA É SALVA OU NÃO POR JESUS CRISTO¨?
A SALVAÇÃO PELA FÉ EM JESUS CRISTO é uma realidade demonstrada, prometida e garantida na BÍBLIA SAGRADA.
Além disso, é visível e patente na pessoa salva por JESUS CRISTO.
De que forma poderemos saber se uma pessoa é salva por JESUS CRISTO ou não¨?
A pessoa salva por JESUS CRISTO é como que uma moeda.
A moeda tem dois lados inseparáveis, um lado é, geralmente, chamado de cara e o outro lado de coroa.
Se virmos algum círculo de metal que tenha apenas um destes caracteres num lado e do outro lado esteja liso, não podemos ou não devemos reconhecer tal disco como uma moeda de valor.
Além disto, se um dos lados estiver correto e o outro lado não estiver de acordo com o que a lei determina como legal, tal moeda é falsa, ou seja, não tem qualquer valor legal.
Assim é a pessoa salva por JESUS CRISTO.
A pessoa salva por JESUS CRISTO deve ser como uma moeda.
Da mesma forma que a moeda tem dois lados (partes), inconfundíveis, toda a pessoa SALVA POR JESUS CRISTO também tem dois lados (partes) inconfundíveis e, intimamente, ligados ou unidos.
Quais são estes dois lados (partes)¨?
Os dois lados (partes) inconfundíveis e, intimamente, ligados ou unidos e inseparáveis são:
1, A FÉ.
2, AS OBRAS.
Podemos confirmar isto em Tiago¨2:14-26.
XII, 1, A FÉ.
Sem fé é impossível agradar a DEUS, Heb¨11:6.
Portanto, uma pessoa salva por JESUS CRISTO tem que, obrigatoriamente, crer que DEUS, como revelado na BÍBLIA SAGRADA, existe, bem como, deve crêr em todas as suas promessas referentes à SALVAÇÃO ETERNA.
Sobre a fé, ficaremos por aqui, por crermos que este tema já está bem esclarecido neste estudo sobre a SALVAÇÃO ETERNA.
XII, 2, AS OBRAS.
Como já dissemos, da mesma forma que a moeda tem dois lados (partes), inconfundíveis, toda a pessoa SALVA POR JESUS CRISTO também tem dois lados (partes) inconfundíveis e, intimamente, ligados ou unidos.
Há pessoas que praticam obras que agradam a DEUS e dignificam qualquer pessoa, inclusive uma pessoa salva por JESUS CRISTO.
Podemos dizer que qualquer pessoa ao praticar estas obras está praticando obras cristãs.
Porém, se lhe falta a FÉ SALVADORA, falta-lhe uma face da moeda.
Por isso, ainda que pratique obras dignificantes e que agradem a DEUS, se lhe falta a FÉ SALVADORA, tal pessoa, não é filha de DEUS, João¨1:12; Gál¨3:26.
É bem verdade que nenhuma pessoa SALVA POR JESUS CRISTO faz todas as boas obras que poderia fazer, quer seja, por negligência ou impossibilidade.
Porém, há determinadas obras, das quais todo o filho de DEUS jamais poderá fugir.
É bom lembrar que tais obras não dão, nem mantêm a SALVAÇÃO ETERNA, visto que esta não é conseguida nem mantida pelas obras, João¨3:16-18; Ef¨2:8-10.
Porém, a pessoa SALVA POR JESUS CRISTO alegra-se em realizá-las, por saber que agradam a DEUS, além de ser um grande testemunho de obediência a DEUS e resultantes da fé em JESUS CRISTO o seu SALVADOR ETERNO.
Damos a seguir uma lista de algumas obras que julgamos indispensáveis a todo o filho de DEUS.
Todas estas obras devem ser observadas no aspecto negativo, ou seja, são obras que não devem ser praticadas.
XII, 2, A, A FEITIÇARIA.
Segundo o Novo dicionário Aurélio, feitiçaria, significa:
01, Emprego de feitiços; Bruxaria; Sortilégio, encantamento; Figurado, enlevo, fascinação, sedução.
Portanto, segundo a primeira definição, a feitiçaria constitui-se no uso ou emprego de feitiços.
Para FEITIÇO, temos entre outros a palavra FETICHE, a qual por sua vez, entre outros, tem este significado:
01, Objeto animado ou inanimado, feito pelo homem ou produzido pela natureza, ao qual se atribui poder sobrenatural e se presta culto; Ídolo, manipanso: [comparar com, amuleto e talismã].
Portanto, qualquer animal (ou, uma de suas partes), líquido, pó, pacote, pedra (ou, uma de suas partes), madeira (ou, uma de suas partes), flor (ou, uma de suas partes), Tc, quer seja puro ou misturado, recebido de quem quer que seja ou onde quer que seja (comércio, casa particular, centro espírita, igreja, etc.), e desde que usado, por quem quer que seja, com a suposição que tal objeto tem algum poder sobrenatural, de qualquer ordem, ou provindo, de onde quer que seja, constitui-se, infelizmente num FEITIÇO.
Há, infelizmente, muita gente que julga e pensa, que a prática da feitiçaria só acontece, entre os grupos feiticeiros de todos os matizes.
Entretanto, para nossa tristeza, verificamos que, o emprego de feitiços, por incrível que pareça, é prática, um tanto quanto, comum, também no cristianismo, principalmente no cristianismo nominal.
Dissemos, principalmente, pois, infelizmente, poderão também, ser usados por verdadeiros CRISTÃOS, porém imaturos e ou desprovidos de sólida base doutrinária, os quais, por isso mesmo, não possuem fé suficiente para confiar em DEUS, como um SER, que com sua NATUREZA totalmente espiritual, também age espiritualmente, sem a mínima necessidade da presença de qualquer quantidade, ou pedaço de qualquer animal, substância, coisa, ou material.
Talvez, nós já fomos feiticeiros, ou ainda o sejamos, sem o saber¨!
A feitiçaria é, portanto, uma (enorme) forma de ação diabólica, para perverter a vida do ser humano.
A feitiçaria também é uma forma de idolatria.
A feitiçaria, é sempre condenada pela BÍBLIA SAGRADA, 1ºSam¨15:22-23; 2ºReis¨9:22; 2ºCrô¨33:6; Is¨47:9-12; Miq¨5:12; Naum¨3:4; Gál¨5:19-21¨(20); Apoc¨9:21, 18:23.
Da mesma forma que DEUS condena a feitiçaria, também condena os feiticeiros, Êx¨22:18; Deut¨18:10-14; 2ºReis¨21:6, 23:24; Mal¨3:5; Apoc¨21:8, 22:15.
XII, 2, B, A IDOLATRIA.
Segundo o minidicionário Aurélio, idolatria, significa:
Culto prestado a ídolos.
O conciso dicionário de teologia CRISTÃ, nos diz:
Adoração de um ou mais ídolos.
O culto prestado a ídolos, ou seja, a idolatria, é uma forma do diabo afastar o homem de DEUS, ainda que o homem tenha a pretensão de cultuar a DEUS.
Isto acontece, simplesmente, porque DEUS É ESPÍRITO e só aceita ADORAÇÃO, por parte do ser humano, em ESPÍRITO E EM VERDADE, João¨4:19-24.
A BÍBLIA SAGRADA está recheada de conselhos DIVINOS ao ser humano, ensinando-o a resguardar-se contra a idolatria, leiamos apenas o que DEUS nos diz no Salmo¨115:1-9, para podermos compreender o descaso de DEUS para com os ídolos.
Por isso, e para o bem-estar espiritual do salvo por JESUS CRISTO é necessário, não só, não praticar a idolatria, mas também não participar de cerimônias religiosas, sejam elas quais forem, sob qualquer pretexto, praticadas pelos idólatras.
Porque, quem delas participa, em atendimento a um convite de qualquer natureza, está, quer queira, quer não, compactuando com a idolatria.
Se porventura participar de alguma dessas cerimônias, participe, desde que tenha autorização, antecipada, para fazer uso da palavra e ao usá-la, pregue a PALAVRA DE DEUS com toda a fé e ousadia no ESPÍRITO SANTO, At-4:29-31.
XII, 2, C, OUTRAS OBRAS QUE O FILHO DE DEUS NÃO DEVE PRATICAR, OU ÀS QUAIS NÃO DEVE SUBMETER-SE.
Há ainda, muitas outras formas do diabo dominar o ser humano, das quais todo o salvo por JESUS CRISTO deve fugir.
Damos a seguir uma pequena lista das artimanhas diabólicas mais conhecidas e praticadas, quais sejam:
01, ASTROLOGIA.
Adivinhação através da análise da posição dos astros.
02, CARTOMANCIA.
Adivinhação através de cartas de baralho normal, ou de baralhos especiais.
03, HIDROMANCIA.
Adivinhação através da observação da água.
04, NECROMANCIA.
Adivinhação através da comunicação com mortos.
05, QUIROMANCIA.
Adivinhação através do exame das linhas das mãos.
06, NUMEROLOGIA.
Adivinhação através dos números.
Porém, há muito mais arapucas, mundo afora, segurando inúmeros incautos nas mãos do diabo.
Portanto, estejamos extremamente atentos, para não cairmos na roda dos costumes do mundo, Tiago¨4:4, ou nas artimanhas do diabo, o qual, deseja, apenas e tão-somente, o nosso mal, visto que é o nosso maior inimigo, tal qual o ladrão de João¨10:10, que só quer roubar, matar e destruir, em claro contraste com JESUS CRISTO, que veio para que tenhamos vida e vida com abundância.
Por isso, em 1ªPed¨5:8 somos exortados a tomar todo o cuidado possível, com sua orientação taxativa: “Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar”.

1   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11   12   13   14   15

Um comentário: