Páginas

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

III - A OBRA DE DEUS NA VIDA DO CONVERTIDO

III, A OBRA DE DEUS NA VIDA DO CONVERTIDO.
Após a resposta positiva e afirmativa do homem, antes irregenerado, à ação de DEUS em sua vida, através da conversão genuína a JESUS CRISTO, DEUS faz uma obra completa no novo convertido, obra tal que PERDURA POR TODA A ETERNIDADE.
Não fora assim, o ser humano jamais teria forças suficientes para manter-se salvo durante o resto da sua vida terrena.
Tal obra consta, pelo menos, dos seguintes itens.
1, REGENERAÇÃO.
2, JUSTIFICAÇÃO.
3, SANTIFICAÇÃO.
4, PRESERVAÇÃO.
5, GLORIFICAÇÃO.
Dissemos, pelo menos, porque há a possibilidade de alguns estudiosos alterarem um pouco esta lista, quer seja, aumentando ou diminuindo.
Portanto, não nos preocupemos, se acaso viermos a constatar essa realidade.
Estudemos com atenção, amor e gratidão, a maravilhosa obra realizada por DEUS em nossa vida, após havermo-nos convertido.
III, 1, REGENERAÇÃO.
Segundo o minidicionário Aurélio, regenerar significa:
01, Tornar a gerar, reproduzir (o que estava destruído).
02, Reconstruir, restaurar.
03, Corrigir moralmente.
04, Emendar-se, corrigir-se.
Segundo o conciso dicionário de teologia CRISTÃ, regeneração, significa:
01, A obra do ESPÍRITO SANTO ao criar uma nova vida nos pecadores que se arrependem e passam a crer em JESUS CRISTO.
Para este estudo sobre a REGENERAÇÃO CRISTÃ, os dois primeiros significados da palavra regenerar, do minidicionário Aurélio, bem como o do conciso dicionário de teologia CRISTÃ, são suficientes, pois, nos dão a idéia exata da mesma.
A REGENERAÇÃO é um ato de DEUS.
Tal ato consta em fazer de um homem natural, o qual, estava perdido e condenado, Ef¨2:1; Col¨2:13, uma nova criatura, em resposta à conversão a JESUS CRISTO, 2ªCor¨5:17.
A regeneração é imediata e concomitante à conversão genuína a JESUS CRISTO.
Esta obra consiste em DEUS fazer de um homem velho, uma nova criatura, um novo ser, dotado de vida, mas VIDA ETERNA, em virtude da aceitação de JESUS CRISTO, como único e suficiente SALVADOR, 2ªCor¨5:16-17; Ef¨2:1-10.
Em Ef¨2:1-6, podemos notar:
01, O HOMEM NATURAL (AINDA IRREGENERADO), 1b-3.
02, O REGENERADOR (DEUS), 4-5.
03, O NOVO HOMEM (JÁ REGENERADO), 1a, 5b-6.
REGENERAÇÃO é, portanto, uma mudança radical operada pelo ESPÍRITO SANTO na alma humana, ou seja, na pessoa convertida, pelo glorioso poder do EVANGELHO, de tal forma que, sua disposição moral se torna semelhante à de JESUS CRISTO, o qual pediu isto ao PAI antes do seu sacrifício, João¨17:20-23; 1ªCor¨6:17.
III, 1, A, O AUTOR DA REGENERAÇÃO CRISTÃ.
O homem natural está morto em ofensas e pecados, Ef¨2:1-3.
Desta forma, sua inclinação é apenas para o pecado, ou as coisas da carne.
Seu viver é carnal e mundano, está vivo para o pecado, porém, morto para DEUS.
Por isso mesmo, o homem por si só, jamais poderá regenerar-se.
Devido à condição miserável do ser humano, a regeneração só é possível pela operação do ESPÍRITO SANTO, Tito¨3:1-8¨(5-6).
Portanto, o autor da regeneração é DEUS, NA PESSOA DIVINA DO ESPÍRITO SANTO.
III, 1, B, O INSTRUMENTO USADO PARA A REGENERAÇÃO CRISTÃ.
O único instrumento que o ESPÍRITO SANTO usa para a REGENERAÇÃO CRISTàé o EVANGELHO, por isso, o EVANGELHO deve ser pregado do modo mais claro, compreensível e cristalino que se possa imaginar.
Quanto mais claro for pregado o EVANGELHO maiores e melhores chances DEUS terá para colher frutos, em resposta à pregação, 1ªCor¨1:21-23.
O ESPÍRITO SANTO opera na alma do homem, porém, este há de ter depositada no seu coração, pelo menos, uma certa quantidade de VERDADES EVANGÉLICAS.
É urgente, portanto, que todos os filhos de DEUS preguem o EVANGELHO, como cooperadores do ESPÍRITO SANTO, para possibilitar a muitas e muitas almas, que estão mortas espiritualmente, virem a ser REGENERADAS pelo ESPÍRITO SANTO, Rom¨1:16.
Além disso, não há qualquer sombra de dúvida, A EVANGELIZAÇÃO É UMA ORDENANÇA DE JESUS CRISTO, Mat¨28:19-20; Mar¨16;15-16; At¨1:8.
III, 1, C, A MUDANÇA RADICAL PROVOCADA PELA REGENERAÇÃO CRISTÃ.
Quando o ESPÍRITO SANTO REGENERA uma pessoa, esta, sofre uma mudança radical em sua disposição e em sua natureza moral.
Com a regeneração, o ESPÍRITO SANTO atinge todas as faculdades do ser humano, principalmente, as morais, quais sejam, a consciência e a vontade.
A regeneração regenera a pessoa toda, desde os alicerces da sua personalidade.
A transformação é tal que, após a regeneração, o homem conclui que está com uma nova consciência.
Na pessoa irregenerada a consciência é egocêntrica, isto é, tudo gira em torno de si mesma, só deseja fazer a sua própria vontade e satisfazer seus desejos, Ef¨2:1-3.
A pessoa regenerada já não faz tanta questão de fazer a sua própria vontade, mas se esforça para fazer a vontade de DEUS.
Na regeneração CRISTÃ, a pessoa é gerada de novo.
Já não é o mesmo homem, visto que, com toda a certeza, passa a ter uma nova natureza, a qual, é operada pela ação de DEUS, 2ªCor¨5:17.
Não fora a regeneração operada pelo ESPÍRITO SANTO na vida do salvo por JESUS CRISTO, jamais o mesmo mudaria tão significativamente.
III, 1, D, A SEMELHANÇA MORAL DO HOMEM COM DEUS.
A semelhança moral do homem com DEUS, com a qual o ser humano foi criado, infelizmente, foi perdida por ocasião da queda de Adão, Gên¨3:1-24.
Contudo DEUS não desanimou, pelo contrário, naquele oportunidade proveu o meio, pelo qual, o homem pode retomar sua imagem e semelhança com DEUS, Gên¨3:15.
Na regeneração, DEUS executa esta obra.
Com a regeneração, DEUS gera ou cria de novo, tornando-se PAI verdadeiro do homem já regenerado; este, por sua vez, passa a ser filho verdadeiro de DEUS, João¨1:12; Gál¨3:26, 4:7; Heb¨12:6-7; 1ªJoão¨3:2.
Com esta filiação, advinda pela regeneração, a semelhança moral entre o homem e DEUS é restabelecida pela reconciliação com DEUS, Rom¨5:10-11; 2ªCor¨18-19
A regeneração operada por DEUS na vida do ser humano é algo maravilhoso, glorifiquemos a DEUS, por essa tão grandiosa obra em nossa vida.
III, 1, E, A UNIÃO ENTRE O HOMEM SALVO E JESUS CRISTO, O SALVADOR, APÓS A REGENERAÇÃO.
Com a mudança operada pela regeneração, o homem salvo une-se ao SENHOR JESUS CRISTO, At¨17:28; esta passagem nos diz que vivemos, movemo-nos e existimos em DEUS.
Vejamos também João¨15:4-5.
Desta forma, há uma grande comunhão, entre o salvo e JESUS CRISTO, O SALVADOR.
Aprendamos na BÍBLIA acerca da comunhão com JESUS CRISTO iniciada com a REGENERAÇÃO.
01, O crente, PADECENDO com CRISTO, Filip¨1:29.
02, O crente, CRUCIFICADO com CRISTO, Gál¨2:20.
03, O crente, MORTO com CRISTO, Col¨2:20.
04, O crente, SEPULTADO com CRISTO, Rom¨6:4.
05, O crente, RESSUSCITADO com CRISTO, Col¨3:1-2.
06, O crente, VIVIFICADO com CRISTO, Ef¨2:5b.
07, O crente, GLORIFICADO com CRISTO, Rom¨8:17.
Só mesmo o amor de DEUS, pode proporcionar ao ser humano, este tão grande privilégio, qual seja, o de haver uma tão grande comunhão, entre a pessoa salva e o seu SALVADOR.
III, 1, F, ALGO MAIS SOBRE A REGENERAÇÃO.
01, A regeneração, é um ato DIVINO instantâneo, jamais um processo.
Porém o preparo para que a regeneração aconteça numa pessoa, pode ser tida como um processo.
Às vezes, vários anos transcorrem, a partir do momento da primeira EVANGELIZAÇÃO, até que uma alma aceite a JESUS CRISTO como seu único e suficiente SALVADOR, porém, quando tal acontece, o ESPÍRITO SANTO opera, imediatamente, a regeneração de tal pessoa.
02, Quem regenera, é o ESPÍRITO SANTO e o instrumento usado para a REGENERAÇÃO é o EVANGELHO.
A verdade em si não regenera ninguém, porém, é o instrumento usado pelo ESPÍRITO SANTO, para que a regeneração aconteça.
03, Para operar a regeneração, o ESPÍRITO SANTO usa apenas e tão-somente a verdade EVANGÉLICA.
Há muitas verdades no mundo, porém o ESPÍRITO SANTO usa apenas e tão-somente a verdade EVANGÉLICA para regenerar, isto é, usa apenas a verdade encontrada em JESUS CRISTO.
Aliás, ele mesmo é a VERDADE, João¨14:6.
Por isso, semeemos a mensagem do EVANGELHO no coração de todos os seres humanos, Mat¨13:1-23, para que o ESPÍRITO SANTO trabalhe e haja conversões genuínas, com concomitantes regenerações, Tito¨3:5.
Preguemos, portanto, a JESUS CRISTO CRUCIFICADO, 1ªCor¨2:2, ou seja, o EVANGELHO, Gál¨1:6-12.
04, Quem prega a JESUS CRISTO, ou seja, o pregador do EVANGELHO, jamais regenerará quem quer que seja, entretanto, está abrindo o caminho, para que o ESPÍRITO SANTO trabalhe no coração da pessoa EVANGELIZADA, até poder chegar ao auge, o qual, é a REGENERAÇÃO.
Preguemos, portanto, as BOAS NOVAS DE SALVAÇÃO ETERNA, com:
A, MUITO AMOR ÀS ALMAS PERDIDAS.
B, PERSISTÊNCIA.
C, INTREPIDEZ.
D, OUSADIA.
E, ETC.
Agindo desta forma estamos cooperando para que o ESPÍRITO SANTO trabalhe, até que haja conversões genuínas, 2ªTim¨4:1-5.
05, Como garantia da regeneração, a pessoa regenerada é selada por DEUS com o ESPÍRITO SANTO, 2ªCor¨1:22; Ef¨1:12-13, 4:30; recebe também, o penhor do ESPÍRITO, 2ªCor¨1:22, 5:5; Ef¨1:13-14.
III, 2, JUSTIFICAÇÃO.
A justificação é um ato declarativo de DEUS, no qual, DEUS, simplesmente, declara que o homem que está regenerado, também é considerado como se fora justo, ou seja, está justificado.
Toda a pessoa justificada não está apenas livre da condenação eterna, está também, em paz com DEUS, Rom¨5:1-11¨(1-2).
A justificação acontece, quando a pessoa crê em JESUS CRISTO, aceitando-o como seu único e suficiente SALVADOR, Rom¨3:21-31, 5:1-21.
A justificação é, um tanto quanto, diferente da regeneração, porém, sem a justificação, a regeneração poderia perder muito do seu brilho e exuberância.
Na regeneração, DEUS opera uma mudança radical no ser humano, já na justificação, DEUS simplesmente, porém decididamente, declara que foi restaurada a paz entre ele e o homem, restauração esta que é fruto da GRAÇA DIVINA, Rom¨5:1-2, 15; 1ªCor¨1:4, 15:10; 2ªCor¨9:14.
Consideremos estas passagens sob dois aspectos:
01, Todos os homens pecaram, Rom¨3:23.
Entretanto, jamais JESUS CRISTO pecou, João¨8:46; Heb¨4:15; 1ªPed¨2:21-22; assim sendo, todos os homens necessitam da justificação de DEUS, alcançada pela fé em JESUS CRISTO, para ganharem de suas gloriosas e bondosas mãos as condições necessárias para se apresentarem diante do próprio DEUS sem que sejam repelidos.
02, DEUS enviou JESUS CRISTO para fazer a propiciação (expiação), pelos nossos pecados, Heb¨2:17, por isso, DEUS pode justificar o ser humano que crê no SALVADOR, 1ªJoão¨2:2, 4:10.
DOUTRINA CRISTÃ DA SALVAÇÃO ETERNA .
PROJETO ASGO TEOLOGIA GRATIS PARA TODOS 24.
III, 2, A, A CONDIÇÃO PARA A JUSTIFICAÇÃO.
A condição proposta por DEUS para que o homem seja justificado é, apenas e tão-somente, a fé em JESUS CRISTO como único e suficiente SALVADOR.
Esta condição, ou seja, a fé em JESUS CRISTO pode ser confirmada, tanto no ANTIGO, como no NOVO TESTAMENTO, Haba¨2:4 Gál¨2:16; Ef¨2:8-10.
Estas passagens nos garantem que o homem é justificado pela fé em JESUS CRISTO, sem a necessidade da observância das obras da LEI.
A justificação acontece apenas uma vez na vida do crente, exatamente no início da vida CRISTÃ, ou seja, no momento da conversão.
Esta justificação jamais perderá o seu efeito durante toda a vida do crente, visto que, tanto quanto a SALVAÇÃO, a JUSTIFICAÇÃO é ETERNA.
Quando uma pessoa é justificada por DEUS, é justificada de uma vez para todo o sempre, ou seja, eternamente, Rom¨5:1.
III, 3, SANTIFICAÇÃO.
A santificação a que aqui nos referimos não é a realizada pelo crente através de uma vida santa, ou seja, distante do pecado.
Tal santificação é de suma importância para a vida do crente, entretanto, jamais o crente poderá viver santamente, sem a SANTIFICAÇÃO operada por DEUS.
Santificação, significa, separação, consagração.
A SANTIFICAÇÃO a que nos referimos neste tópico é ao ato de DEUS separar para si uma pessoa convertida a JESUS CRISTO, At¨26:18.
DEUS separa (santifica) o fiel para ser seu filho dando-lhe, de uma vez e para todo o sempre, a VIDA ETERNA, At¨20:32, 26:18; 1ªCor¨1:2, 6:11; Ef¨5:25-26; 2ªTess¨2:13; Heb¨2:11, 10:8-10, 13:12; 1ªPed¨1:2.
Com esta SANTIFICAÇÃO (separação) DEUS também lhe dá os recursos, para que haja um bom relacionamento entre ambos, ou seja, entre DEUS e o crente, de tal forma que, o salvo tenha condições de viver segundo os seus ensinamentos, ou seja, segundo a sua vontade, através de uma santificação pessoal, Apoc¨22:11.
De acordo com 1ªPed¨2:9, a IGREJA de JESUS CRISTO é a geração eleita e ou a nação santa.
Já no ANTIGO TESTAMENTO, a BÍBLIA SAGRADA nos revela esta idéia de santificação (separação).
Todas as coisas sagradas, consagradas ou santificadas eram separadas para DEUS, tais como nos exemplos a seguir.
As vestes dos sacerdotes, bem como estes, Êx¨35:19; Lev¨16:32; o altar, Êx¨29:37; os vasos do templo, 1ºReis¨15:15; Zac¨14:20-21; o santo dos santos, 1ºCrô¨23:13; a arca, 2ºCrô¨35:3; o templo, Sal¨79:1.
O povo israelita, do qual nasceu o SALVADOR foi criado por DEUS para ser povo santo, Êx¨19:6; Lev¨20:26.
III, 3, A, O AUTOR DA SANTIFICAÇÃO.
O autor da obra da SANTIFICAÇÃO DIVINA (não a santificação pessoal), numa pessoa convertida a JESUS CRISTO, é o ESPÍRITO SANTO.
Esta declaração é confirmada nas próximas passagens BÍBLICAS, 2ªTess¨2:13; 1ªPed¨1:2.
O instrumento usado pelo ESPÍRITO SANTO para operar a santificação é o mesmo que é usado para a regeneração, ou seja, é o EVANGELHO, este é usado nos dois casos.
Vejamos o que nos diz João¨17:17 e Rom¨1:16.
Por isso na BÍBLIA SAGRADA encontramos várias ordens e exortações à EVANGELIZAÇÃO, Mat¨28:19; Mar¨15:15-16; At¨1:8; Rom¨1:16; 2ªTim¨4:1-5.
III, 4, PRESERVAÇÃO.
PRESERVAÇÃO é a ação de DEUS mantendo o crente em JESUS CRISTO no estado de SALVO, FILHO, SANTO, REGENERADO, JUSTIFICADO, SANTIFICADO.
João¨1:12 e Gál¨2:16 dizem, quem crê em JESUS CRISTO como único e suficiente SALVADOR é filho de DEUS.
Quando é que um filho deixa de ser filho¨?
Em que circunstâncias poderá isto acontecer¨?
Jamais um crente em JESUS CRISTO deixará de ser filho de DEUS, porque DEUS o PRESERVA, para sempre, na condição de filho SEU¨!
Vejamos João¨6:37-40.
De que forma seríamos lançados fora por JESUS CRISTO e deixaríamos de ser filhos de DEUS¨?!
É JESUS quem garante, que de maneira nenhuma lança fora todo aquele que a ele vai, isto só acontece, porque DEUS nos PRESERVA para sempre, na condição de filhos SEUS¨!
Vejamos também João¨10:27-30, se ninguém arrebata da mão de JESUS CRISTO, muito menos, tira sorrateiramente, porque DEUS não dorme, Sal¨121:1-8¨(4).
Ninguém nos arrebata da mão de JESUS CRISTO porque DEUS é o PRESERVADOR do crente, e por isso nos PRESERVA!
Ai do crente, não fora a PRESERVAÇÃO operada por DEUS, visto que, infelizmente, ainda que salvos, continuamos pecadores.
Porém, é com fé e alegria, que podemos fazer as declarações que se seguem:
1a, UMA VEZ CRENTE, PARA TODO O SEMPRE CRENTE, PORQUE É DEUS QUEM PRESERVA O CRENTE, NA CONDIÇÃO DE CRENTE.
2a, UMA VEZ SALVO, PARA TODO O SEMPRE SALVO, PORQUE É DEUS QUEM PRESERVA O SALVO, NA CONDIÇÃO DE SALVO.
3a, UMA VEZ FILHO DE DEUS, PARA TODO O SEMPRE FILHO DE DEUS, PORQUE É DEUS QUEM PRESERVA O SEU FILHO, NA CONDIÇÃO DE FILHO SEU.
4a, VISTO QUE É DEUS QUEM NOS PRESERVA, UMA VEZ REGENERADO, PARA TODO O
SEMPRE REGENERADO, PORQUE É DEUS QUEM PRESERVA A PESSOA REGENERADA, NA CONDIÇÃO DE REGENERADA.
5a, VISTO QUE É DEUS QUEM NOS PRESERVA, UMA VEZ JUSTIFICADO, PARA TODO O SEMPRE JUSTIFICADO, PORQUE É DEUS QUEM PRESERVA A PESSOA JUSTIFICADA, NA CONDIÇÃO DE JUSTIFICADA.
6a, VISTO QUE É DEUS QUEM NOS PRESERVA, UMA VEZ SANTIFICADO, PARA TODO O SEMPRE SANTIFICADO, PORQUE É DEUS QUEM PRESERVA A PESSOA SANTIFICADA, NA CONDIÇÃO DE SANTIFICADA.
A PRESERVAÇÃO OPERADA POR DEUS NA VIDA DE QUEM É SALVO POR JESUS CRISTO É ETERNA, POR ISSO É, REALMENTE, MARAVILHOSA.
III, 5, GLORIFICAÇÃO.
A glorificação é o ponto culminante da obra de DEUS na vida da pessoa SALVA POR JESUS CRISTO.
A glorificação inicia na vida do crente no momento da sua conversão genuína a JESUS CRISTO, Rom¨8:30.
Quando a glorificação final acontecer, o crente receberá tudo o que, de maravilhoso, lhe está prometido nas páginas da BÍBLIA SAGRADA.
Tais promessas podem ser vistas em muitas passagens BÍBLICAS, entretanto, vejamos apenas Rom¨8:17-18; 2ªCor¨4:16-18; Filip¨3:20-21.
Enquanto JESUS não vier buscar a sua IGREJA, a glorificação tem início na vida do crente no momento da sua conversão genuína, torna-se mais profunda com a morte física, para concretizar-se totalmente no arrebatamento da IGREJA, momento em que acontecerá a ressurreição e receberá seu corpo glorioso, à semelhança do corpo de JESUS CRISTO ressuscitado, 1ªCor¨15:51-54.
Para os salvos que estiverem vivos quando acontecer o arrebatamento da IGREJA de JESUS CRISTO, a glorificação será instantânea.
Num momento, o corpo do crente em JESUS CRISTO será transformado à semelhança dos já mortos e também receberá um corpo glorioso, semelhante ao corpo de JESUS CRISTO ressuscitado.
Por isso mesmo, o corpo do crente, depois de ressuscitado, jamais estará sujeito à corrupção, seja ela qual for, 1ªCor¨15:51-54; 1ªTess¨4:13-18.
III, 5, A, BÊNÇÃOS DA GLORIFICAÇÃO.
A glorificação concretiza muitas promessas, as quais, são bênçãos muito importantes e é bom que todos os SALVOS POR JESUS CRISTO saibam o que os espera, quando da completa glorificação.
São bênçãos maravilhosas, que somente os filhos de DEUS receberão, ainda que sem nenhum merecimento pessoal.
Porém, fazem parte das promessas de DEUS a todas as pessoas que durante a sua vida terrena aceitaram a JESUS CRISTO, como seu ÚNICO E SUFICIENTE SALVADOR.
Vejamos a seguir, uma lista destas maravilhosas bênçãos.
1a, O CRENTE, NÃO MAIS ESPERARÁ O CUMPRIMENTO DAS PROMESSAS DE DEUS, VISTO QUE, JÁ ESTARÁ NO PLENO GOZO DAS MESMAS, 1ªPed¨1:1-12.
2a, O CRENTE RECEBERÁ A INCORRUPTÍVEL COROA DA GLÓRIA, 1ªPed¨5:4.
3a, O CRENTE ALCANÇARÁ A PERFEIÇÃO (NÃO A PERFEIÇÃO DIVINA), PORQUE ESTARÁ TOTALMENTE LIBERTO DO PECADO, Apoc¨21:27.
4a, O CRENTE ESTARÁ, TAMBÉM, TOTALMENTE LIBERTO DE TODO E QUALQUER SOFRIMENTO, Apoc¨21:3-4.
5a, O CRENTE ESTARÁ PARA SEMPRE NA PRESENÇA DO SENHOR, COM UM CORPO
GLORIFICADO, 1ªCor¨15:50-54; 1ªTess¨4:13-17; Apoc¨21:1-3.
6a, O CRENTE SERÁ, EM SUA ESSÊNCIA EXISTENCIAL, SEMELHANTE AOS ANJOS, Mat¨22:29-30; Mar¨12:24-25; Luc¨20:35-38.

Confiemos no que a BÍBLIA SAGRADA nos ensina, para honra e glória de DEUS.

1   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11   12   13   14   15

Nenhum comentário:

Postar um comentário