Páginas

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

VII - A SALVAÇÃO ETERNA E O BATISMO

VII, A SALVAÇÃO ETERNA E O BATISMO.
A palavra BATISMO, significa, imersão.
Para nós, o batismo cristão é uma ordenança ou seja, uma ordem de JESUS CRISTO.
A obediência correta à ordenança do BATISMO, só poderá acontecer após a conversão genuína do ser humano, à pessoa de JESUS CRISTO, jamais, antes da mesma.
É só obedecer a PALAVRA DE DEUS, a qual neste caso, é ordem de JESUS CRISTO, Mat¨28:19; Mar¨16:16; At¨8:26-40 (34-39).
É bom saber que o BATISMO não perdoa pecados nem salva a quem quer que seja.
Somente a pessoa DIVINA DO SENHOR JESUS CRISTO é quem dá a SALVAÇÃO, a quem nele confia como seu único e suficiente SALVADOR, João 3:16-18; Ef¨2:8-9.
Se o batismo salvasse, não haveria necessidade da fé no SENHOR e SALVADOR JESUS CRISTO.
Porém, o BATISMO é de suma importância, já que, quando o novo convertido a JESUS CRISTO está sendo BATIZADO, está declarando, à IGREJA, bem como ao mundo, ou seja, a todas as pessoas que o presenciarem, bem como a todas as que dele tiverem notícia que, de livre e espontânea vontade, morreu para a escravidão, ou obediência, ao pecado e ao mundo e que ressuscitou para obedecer a DEUS, Rom¨6:1-6.
Outro aspecto relativo ao batismo é o fato da pessoa dizer-se convertida, mas que rejeita ou não aceita o batismo.
Quando isto acontece, é para duvidar-se da sua verdadeira conversão, já que, quem rejeita o batismo após dizer-se convertida, está rejeitando a ordem do SENHOR JESUS CRISTO.
Porém, a rejeição ao batismo não é o que vemos na BÍBLIA SAGRADA, At¨8:13, 36, 9:18, 10:47-48, 16:33, 18:8.
Há pelo menos, três formas de batismo:
1a BATISMO POR AFUSÃO.
No batismo por afusão, uma quantidade, não muito pequena, de água é lançada sobre o batizando.
2a BATISMO POR ASPERSÃO.
No batismo por aspersão, uma pequena quantidade de água é lançada sobre o batizando na forma de pingos.
3a BATISMO POR IMERSÃO.
No batismo por imersão, o batizando é, totalmente, imerso em água, ou seja, é totalmente envolvido pela água, por isso, é necessário água em quantidade suficiente para imergir o batizando.
Toda a IGREJA de JESUS CRISTO e fiel à BÍBLIA SAGRADA, bem como, ao significado da palavra BATISMO, pratica-o por imersão em água.
Para que não haja engano, quer da parte da IGREJA, bem como, do novo salvo por JESUS CRISTO é necessário ensiná-lo, ainda que basicamente, sobre a DOUTRINA, bem como sobre as práticas adotadas pela IGREJA, tendo em vista o esclarecimento do candidato ao BATISMO e a membro da IGREJA.
No livro de Atos¨8:26-40 (36-39), Filipe faz referência ao BATISMO lícito, ou seja, o BATISMO realizado de acordo com os preceitos DIVINOS, os quais, pela passagem lida, concluímos sem dificuldade, que são os seguintes:
01, Uma pessoa convertida à pessoa de JESUS CRISTO.
02, Vontade desta, em ser batizada.
03, Água, em quantidade suficiente, para submergir o batizando.
04, Um oficiante, também salvo por JESUS CRISTO e batizado.
O BATISMO é a porta da entrada para a IGREJA visível de JESUS CRISTO, a qual, através da obediência a esta ordenança, passa a ser responsável pela criação de condições para que o crescimento espiritual do novo membro seja, não só possível, mas também uma realidade.
Abre, também, as portas a todos os direitos eclesiásticas, bem como, coloca sobre os seus ombros, responsabilidades idênticas às de todos os demais membros da IGREJA.
Por questão de reverência, a ordenança do BATISMO, geralmente, é ministrada pelo pastor da IGREJA.
Porém, não podemos afirmar que esta prática seja um preceito BÍBLICO, já que, Filipe, o EVANGELISTA, não era apóstolo nem pastor e batizou, pelo menos, o eunuco, mordomo-mor de Candace, rainha da Etiópia, At¨8:38.

1   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11   12   13   14   15

Nenhum comentário:

Postar um comentário