Páginas

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

XIV - PASSAGENS BÍBLICAS DE DIFÍCIL COMPREENSÃO, EM RELAÇÃO À SALVAÇÃO ETERNA 2

XIII, 8a PASSAGEM BÍBLICA, Mat¨25:31-46.
Esta passagem BÍBLICA, aparentemente, mostra, que a SALVAÇÃO ETERNA, é conseguida através das boas obras, entretanto, não será muito difícil, verificarmos que, as boas obras não interferem na questão da SALVAÇÃO ETERNA.
01, Em primeiro lugar, os bodes, são separados das ovelhas, colocando as ovelhas à sua direita, e os bodes à sua esquerda, Mat¨25:32-33.
02, A seguir, passa a enumerar as boas obras das suas ovelhas, Mat¨25:34-36.
03, Em Mat¨25:37-39, as ovelhas perguntam, um tanto quanto estupefactos: Quando foi que fizemos todas estas coisas¨?
04, A resposta vem em Mat¨25:40; quando fizestes a um destes meus pequeninos, a mim me fizestes.
05, A seguir, fala aos que estão à sua esquerda, que se apartem para o fogo eterno, Mat¨25:41.
06, Para depois, enumerar-lhes as suas más obras, Mat¨25:42-43.
07, Também estupefactos, lhe perguntaram acerca da não execução das boas obras, Mat¨25:44.
08, A seguir, vem a sentença, Mat¨25:45-46.
Algumas considerações acerca da passagem BÍBLICA em foco.
01, Se a SALVAÇÃO ETERNA, fosse alcançada pela prática de boas obras, apenas à luz de Mat¨25:40, bastaria praticar, no máximo, a lista de boas obras de Mat¨25:35-36, para com um filho de DEUS.
01, A, Seria, talvez, muito mais fácil, do que aceitar a JESUS CRISTO, como único e suficiente SALVADOR.
01, B, Lembremo-nos, de quantas boas obras, já recebemos de pessoas incrédulas.
Seriam, tais pessoas, incrédulas, SALVAS por JESUS CRISTO, em conseqüência dessas mesmas boas obras, sem a necessidade da fé em JESUS CRISTO¨?
À luz da BÍBLIA SAGRADA, como um todo, claro que não.
02, Se a SALVAÇÃO ETERNA, fosse alcançada pela prática de boas obras, à luz de Mat¨25:45, a mesma, seria impossível.
02, A, Não há ninguém no mundo, capaz de atender, nem mesmo, as necessidades da lista de Mat¨25:42-43, a todos os filhos de DEUS.
02, B, Desta forma, é impossível, alguém salvar-se, por merecimento provindo da prática de boas obras.
03, Portanto, também esta passagem BÍBLICA, nos afasta, para longe da SALVAÇÃO ETERNA conseguida através da prática das boas obras.
XIII, 9a PASSAGEM BÍBLICA, Mar¨16:16.
Esta passagem BÍBLICA, aparentemente nos ensina (porém, apenas aparentemente), que ninguém pode ter certeza da SALVAÇÃO ETERNA, enquanto nesta vida, visto que JESUS CRISTO disse:
“Quem crer e for batizado será salvo” Mar¨16:16.
Se JESUS CRISTO disse: “Será salvo”, então (dizem), só depois da morte, é que saberemos se seremos salvos ou não.
É o que pensam os defensores da possibilidade da perda da SALVAÇÃO ETERNA.
Porém, o esclarecimento desta passagem BÍBLICA, nos tirará toda e qualquer dúvida, de tal forma que, passaremos a ter a tranqüilidade vinda do próprio DEUS.
Façamos uma comparação, hipotética, com um fato corriqueiro da vida normal, a qual, nos ajudará, e muito, na elucidação da passagem em estudo.
Um professor de natação, após o preparo ideal dado a seus alunos, deseja premiar o melhor aluno da turma, e faz a seguinte proposta à classe: “Esta classe de estudantes de natação já está preparada, porém, estou promovendo uma prova de 200 metros, a realizar-se daqui a dez dias. Aquele que chegar em primeiro lugar, em tal prova, ganhará uma medalha de OURO PURO”.
Supõe-se que o professor é homem de palavra, e que não desapontará o ganhador.
No dia marcado para a prova, é grande a expectativa.
Quem será o vencedor¨?
O resultado só será conhecido, após a realização da prova.
Acontece a prova, todos os alunos dela participam com o maior empenho, visto que o prêmio, além de muito valioso, dará ao ganhador uma certa abertura, a qual, poderá ocasionar uma brilhante carreira, que poderá levá-lo à fama, tanto local, como nacional e internacional.
Lá está o ganhador! O que se espera agora¨?
Que o professor entregue a medalha, prometida ao vencedor, já que, este fez tudo o que era necessário para merecê-la¨!
É isto o que realmente acontece; o professor entrega o prêmio e o vencedor é galardoado.
Notemos, que a promessa feita pelo professor, a exemplo da promessa feita por JESUS CRISTO em Mar¨16:16, também é feita no tempo futuro do verbo (GANHARÁ uma medalha de ouro puro).
Quando o professor fez a promessa da entrega da medalha ao vencedor, o tempo do verbo, estava na realidade, no futuro.
Porém, ao realizar-se a prova, o que estava prometido para o futuro, perdeu a condição de futuro, visto que, com a realização da prova e com a chegada do vencedor, o futuro deixou de existir, para tornar-se, instantaneamente presente, e logo a seguir, passado.
Por isso, o professor entrega a medalha prometida ao vencedor da prova, visto que, todas as exigências para o recebimento da medalha, foram totalmente cumpridas.
Da mesma forma, acontece com a promessa de JESUS CRISTO.
Ao serem satisfeitas todas as condições propostas, ou exigidas, a SALVAÇÃO ETERNA é dada a quem as satisfez.
QUEM CRER E FOR BATIZADO SERÁ SALVO; MAS QUEM NÃO CRER SERÁ CONDENADO.
Outra coisa muito importante, apenas para lembrar.
Ainda que uma pessoa seja batizada (o batismo é uma ordenança), se a mesma não tiver fé em JESUS CRISTO como seu único e suficiente SALVADOR, sofrerá a condenação eterna, visto que, a SALVAÇÃO ETERNA, só é concedida mediante a FÉ EM JESUS CRISTO, COMO ÚNICO E SUFICIENTE SALVADOR.
Por isso, JESUS CRISTO diz: Mar¨16:16 mas quem não crer será condenado.
XIII, 10a PASSAGEM BÍBLICA, Luc¨14:15-24.
Esta passagem BÍBLICA, é paralela à de Mat¨22:1-14, já estudada no item deste capítulo, entretanto, vejamos o seu final em separado, visto que, este é um pouco diferente daquele.
01, Muitos dos que foram convidados recusaram o convite, Luc¨14:17-20.
02, Porém, a ceia que fora preparada não deixou de acontecer, Luc¨14:21-23.
03, Já os convidados que recusaram o convite, jamais provarão da ceia especial, para a qual foram convidados, Luc¨14:24.
04, O ensinamento certo é este: Quem se recusa a aceitar JESUS CRISTO como único e suficiente SALVADOR, também está fora da ceia especial (CÉU).
XIII, 11a PASSAGEM BÍBLICA, Luc¨19:11-27.
Esta passagem BÍBLICA é uma parábola, sendo também, paralela a Mat¨25:14-30, já estudada no item deste capítulo, porém, a exemplo do item anterior, seu final, é, também um pouco diferente.
Aos inimigos que não quiseram que o rei reinasse sobre eles, a sentença é a morte, Luc¨19:27.
Não são dignos de continuar vivendo.
Representam, os que não são dignos da VIDA ETERNA, por não haverem aceitado o senhorio de JESUS CRISTO.
XIII, 12a PASSAGEM BÍBLICA, Luc¨22:32.
Este é mais um texto usado por aqueles que não se conformam com alguém que confesse ter a certeza da SALVAÇÃO ETERNA, já neste mundo.
Os mesmos dizem:
Se Pedro necessitou converter-se outra vez, é porque estava sem SALVAÇÃO, portanto, foi salvo, pelo menos, duas vezes, e perdeu a SALVAÇÃO, pelo menos uma vez.
Façamos algumas considerações.
01, JESUS CRISTO jamais falou que Pedro perdeu a SALVAÇÃO ETERNA.
02, A conversão aqui tratada, significa; arrependimento do seu pecado.
02, A, Todo o crente (ainda que haja nascido de novo, apenas uma vez), a exemplo de Pedro, necessita arrepender-se (converter-se) dos seus pecados.
02, B, Ainda que, infelizmente, o SALVO POR JESUS CRISTO, cometa pecado, não perde sua condição de filho de DEUS, João¨6:37-40.
O que necessita na verdade é voltar da desobediência, para a obediência; do pecado, para a virtude; do distanciamento de DEUS, para a proximidade com DEUS.
2a, C, Por isso, JESUS rogou por Pedro, para que sua fé não desfalecesse.
2a, D, Com certeza, a fé de Pedro não desfaleceu, visto que, em prantos se arrependeu de suas três negações, Mat¨26:69-75 (75); Mar¨14:66-72 (72); Luc¨22:54-62 (62).
2a, E, Da mesma forma que JESUS CRISTO intercedeu por Pedro, também intercede por todos aqueles que lhe pertencem, Rom¨8:34.
3a, Ao atribuírem a Pedro, pelo menos uma segunda conversão salvadora, visto defenderem a tese de que perdeu a SALVAÇÃO, como ficará seu coração quando lêem 1ªPed¨1:3-9, onde Pedro escreveu sobre a herança incorruptível.
4a, Por fim, os defensores da perda da SALVAÇÃO ETERNA, também usam Heb¨6:4-8, passagem esta que será estudada mais adiante, para provarem “BIBLICAMENTE”, (naturalmente, entre aspas), que uma vez perdida a SALVAÇÃO ETERNA, não há possibilidade de volta.
4a, A, Ora, se não há possibilidade de novo arrependimento para a SALVAÇÃO ETERNA, como poderia JESUS CRISTO tê-la ensinado¨?
4a, B, Da mesma forma, se não há possibilidade de novo arrependimento para a SALVAÇÃO ETERNA, como Pedro poderia converter-se novamente¨?!
QUE DEUS TENHA MISERICÓRDIA, DE QUEM NÃO TEM A CERTEZA DA SALVAÇÃO ETERNA, BASEADA, ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE, NA FÉ EM JESUS CRISTO COMO ÚNICO E SUFICIENTE SALVADOR, BEM COMO, NAS DEMAIS PROMESSAS DE DEUS, CONTIDAS NA BÍBLIA SAGRADA.
XIII, 13a PASSAGEM BÍBLICA, João¨15:1-11.
Esta é mais uma passagem BÍBLICA que infelizmente quando mal entendida, aparentemente, abona a falsa crença da possibilidade da perda da SALVAÇÃO ETERNA.
Estudemo-la, portanto, com dedicação e afinco, para reforçarmos a certeza da SALVAÇÃO ETERNA, da qual é portador todo aquele que crê em JESUS CRISTO, COMO SEU ÚNICO E SUFICIENTE SALVADOR.
O realce nesta passagem é o poder de JESUS CRISTO, pois ele mesmo afirma em João¨15 5:
“SEM MIM NADA PODEIS FAZER”.
Há pelo menos, dois tipos de relacionamento, entre as pessoas e JESUS CRISTO, quais sejam:
01, O relacionamento entre uma pessoa já SALVA e JESUS CRISTO, o seu SALVADOR.
02, O relacionamento entre uma pessoa não salva e JESUS CRISTO.
O segundo tipo de relacionamento, pode ter duas vertentes:
02, A, A pessoa que, abertamente, se intitula de incrédula.
02, B, A pessoa que se intitula de crente, porém, não o é.
Este tipo de relacionamento, também, pode ter vários desdobramentos:
02, B, 1, A pessoa diz ser crente, por pensar que é salva por JESUS CRISTO e não o é; falta-lhe a conversão genuína, a qual, pode ser causada por:
02, B, 1, a, Falta de entendimento, muitas vezes, provocado por:
02, B, 1, a, 1, Descuido seu.
02, B, 1, a, 2, Falta de compromisso com a DOUTRINA da SALVAÇÃO ETERNA do grupo eclesiástico (igreja) à qual a pessoa freqüenta, ou está afiliada.
02, B, 1, a, 3, Falta de convicção doutrinária desse mesmo grupo.
02, C, A pessoa se intitula crente, apenas, para beneficiar-se pessoalmente:
02, C, 1, Confessa que é crente, para não se afastar do grupo CRISTÃO.
02, C, 2, Confessa que é crente, a fim de tirar algum proveito do cristianismo, como um todo, ou de algum CRISTÃO em particular.
Porém, DEUS conhece tudo e não se deixa enganar, ou escarnecer, por ninguém, Gál¨6:7.
De posse destas considerações, estudemos a passagem BÍBLICA, foco deste item, João¨15:1-11.
Esta passagem BÍBLICA é um monólogo, ou seja, só JESUS CRISTO fala.
Vs¨1.
01, JESUS CRISTO se compara à videira verdadeira.
02, JESUS CRISTO compara DEUS (o PAI) ao lavrador.
Vs¨2.
JESUS CRISTO diz:
01, Toda a vara nele que não dá fruto, o lavrador (DEUS) a tira.
02, Toda a vara que dá fruto, o lavrador (DEUS), a limpa, para que dê mais fruto.
Vs¨3.
JESUS CRISTO diz:
01, Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado.
Vs¨4.
JESUS CRISTO continua falando:
01, Estai em mim, e eu em vós.
02, A vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira.
03, Da mesma forma, vocês não poderão dar fruto, se não estiverdes em mim.
Vs¨5.
JESUS CRISTO continua:
01, Eu sou a videira.
02, Vós sois as varas.
03, Quem está em mim e eu nele, esse dá muito fruto.
04, “PORQUE SEM MIM NADA PODEIS FAZER”.
Vs¨6.
É JESUS CRISTO que continua falando:
01, Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara (a vara não ligada à videira), e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem.
Vs¨7.
JESUS CRISTO continua:
01, Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.
Vs¨8.
JESUS CRISTO prossegue:
01, Nisto é glorificado meu PAI, que deis muito fruto.
02, Assim sereis meus discípulos.
Vs¨9.
JESUS CRISTO continua ensinando:
01, Como o PAI me amou, também eu vos amei a vós.
02, Permanecei no meu amor.
Vs¨10.
JESUS CRISTO prossegue:
01, Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos do meu PAI, e permaneço no seu amor.
Vs¨11.
É ainda, JESUS CRISTO que fala:
01, Disse-vos isto, para que o meu gozo permaneça em vós, e o vosso gozo seja completo.
Façamos algumas considerações acerca desta passagem BÍBLICA.
01, Os versículos mais usados pelos que defendem a impossibilidade da certeza da SALVAÇÃO ETERNA, são o e o 6, visto que, assemelham os galhos infrutíferos a crentes verdadeiros.
Comparemos estes dois versículos com Mat¨15:13, o qual nos diz: Toda a planta que meu PAI CELESTIAL não plantou, será arrancada.
02, Os defensores e propagadores da possibilidade da perda da SALVAÇÃO ETERNA, infelizmente, não se atêm ao ensinamento básico desta passagem, qual seja, a declaração enfática, proferida por JESUS CRISTO ao final do Vs¨5, qual seja: “SEM MIM NADA PODEIS FAZER”.
Esta enfática declaração é o ensinamento mãe de toda a passagem ora em estudo, o qual, corta toda e qualquer possibilidade da pessoa querer fazer algo, sem o poder de JESUS, visto que, sendo ONIPOTENTE, com certeza, todo o poder, provém dele.
Por isso, no que concerne aos recursos espirituais, os quais são, totalmente, imprescindíveis ao crente, este há de depender totalmente de JESUS CRISTO (a VIDEIRA VERDADEIRA), visto que sem ele, nada poderá ser feito, por quem quer que seja.
03, O fruto, produzido pelo ramo, é a demonstração da permanência na videira, ou sua ligação à mesma.
03, A, Da mesma forma, o fruto produzido pelo CRISTÃO demonstra a união deste a JESUS.
04, Podemos comparar o galho infrutífero da VIDEIRA VERDADEIRA, Vs¨2:
04, A, Ao joio, da parábola do trigo e do joio de Mat¨13:24-30, o qual, por ocasião da ceifa, é empilhado, para ser queimado.
04, B, Aos três primeiros tipos de terreno da parábola do semeador, os quais, são comparados aos corações humanos EVANGELIZADOS, Mat¨13:3-23; Mar¨4:3-20; Luc¨8:4-15, porém, sem jamais haverem produzido fruto algum.
05, O galho infrutífero, ainda que, aparentemente ligado ao tronco, jamais a ele esteve ligado; é como as pessoas que pensam que são crentes, ou, até mesmo, confessam que o são, porém, jamais o foram.
Sobre isto, já falamos ao início deste estudo.
06, Quanto aos discípulos, estes já estão limpos, pela palavra de JESUS CRISTO, Vs¨3.
Isto significa que os discípulos estão plenamente ligados a JESUS CRISTO, visto que não estando ligados, ao invés de estarem limpos, estariam cortados e ou sujos, conforme diz o Vs¨2.
07, Os versículos 5, 6 e 7, enfatizam o ensinamento principal de toda esta passagem BÍBLICA, qual seja, o da necessidade de união íntima, do crente em JESUS CRISTO, com o SALVADOR, para que haja boa e grande quantidade de produção de frutos.
08, A Glorificação do PAI e a produção de muitos frutos, é a demonstração, ou prova, desta união, e também da permanência desta união, entre o crente e JESUS CRISTO, Vs¨8.
09, O amor do PAI a JESUS CRISTO, é semelhante ao amor de JESUS CRISTO aos seus discípulos, o qual, é a causa da permanência destes nele, Vs¨9.
10, O Vs¨10, é extremamente importante, visto que pode alguém pensar que o efeito é superior à causa.
10, A, Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor.
10, B, Como eu tenho guardado os mandamentos do meu PAI, e permaneço no seu amor.
Prestemos atenção:
10, C, É bem verdade, que os dois verbos do Vs¨10 parte A estão no futuro, (se guardardes e permanecereis), entretanto, o fato de haver a possibilidade da permanência no amor de JESUS CRISTO, é o próprio JESUS CRISTO.
Senão vejamos:
10, C, 1, É JESUS CRISTO, que dá os seus mandamentos aos discípulos.
10, C, 2, É JESUS CRISTO que capacita os discípulos a permanecerem no seu amor.
10, C, 3, Não fora JESUS CRISTO determinando mandamentos, não haveria nenhum mandamento a ser guardado, porque “SEM MIM NADA PODEIS FAZER”, ou seja, sem JESUS CRISTO, NADA PODE SER FEITO.
10, D, JESUS CRISTO não é apenas homem, por isso, pelo seu próprio poder, pode muito bem estar em plena comunhão com o PAI, e permanecer no seu amor.
10, E, João¨14:23 registra a palavra de JESUS CRISTO, a qual nos diz:
“Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu PAI o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada”.
10, E, 1, À semelhança da passagem de Mar¨16:16 (já estudada no item 8 deste capítulo), na qual temos a expressão “será salvo” no futuro, temos em João¨14:23, os seguintes verbos, também no futuro, GUARDARÁ, AMARÁ, VIREMOS E FAREMOS.
10, E, 2, A condição proposta por JESUS CRISTO, para que alguém guarde a sua palavra, é amá-lo.
10, E, 3, Da mesma forma, a condição proposta por JESUS CRISTO ao ser humano, para que o PAI o ame, é o amor a JESUS CRISTO.
10, E, 4, Igualmente, a condição proposta por JESUS, para que, tanto ele como o PAI venham para alguém e façam morada nesse alguém, é o amor a JESUS CRISTO.
10, F, Tudo isto, porque “SEM MIM NADA PODEIS FAZER”, ou seja, sem JESUS CRISTO, nada pode ser feito.
10, G, Da mesma forma, também, podem ser usados outros versículos, tais como João¨14:15, 21, os quais, seguem todos a mesma linha de raciocínio de João¨15:5, “SEM MIM NADA PODEIS FAZER”, ou seja, sem JESUS CRISTO, nada pode ser feito.
11, O Vs¨11 ensina, que JESUS CRISTO falou todas estas coisas (as coisas da passagem em estudo, João¨15:1-11), para encher os discípulos de GOZO, porém, também nos alegra sobremaneira, pois traz excelente gozo a todos os que a ele estão ligados. “Tenho-vos dito isto, para que o meu gozo permaneça em vós, e o vosso gozo seja completo”.
11, A, Tenho-vos dito isto, para que o meu gozo permaneça em vós.
11, A, 1, Porventura, terá gozo verdadeiro, alguém que não estiver ligado de verdade a JESUS CRISTO¨?
11, A, 2, Porventura, terá gozo verdadeiro, alguém que tiver medo de perder a SALVAÇÃO ETERNA¨?
11, B, Tenho-vos dito isto, para que o vosso gozo seja completo.
11, B, 1, Por acaso, terá gozo completo, alguém que não estiver ligado de verdade a JESUS CRISTO¨?
11, B, 2, Por acaso, terá gozo completo, alguém que estiver com medo de perder a SALVAÇÃO ETERNA¨?
A resposta correta a estas quatro perguntas, só pode ser não¨!
Tenhamos, portanto, alegria de pertencermos a JESUS CRISTO, de estarmos para sempre ligados a ele, e porque estamos ligados a ele, temos, portanto, os recursos e as condições necessárias para produzirmos muito fruto, para honra e gloria de DEUS, porque “SEM MIM NADA PODEIS FAZER”, isto é, sem JESUS CRISTO, nada podemos fazer.
A certeza e a alegria, além de benéficas, são justas, para todos os SALVOS POR JESUS CRISTO, visto que sem as mesmas, quem poderia sobreviver aos percalços desta vida¨?
Pensemos, só um pouco, no que aconteceu a Pedro, não muito depois de ter ouvido estas palavras do MESTRE, quando interrogado e acusado de ser discípulo de JESUS, negou com toda a veemência.
Pedro, infelizmente, pecou¨!
Uma pergunta esclarecedora; Pedro, porventura, foi desligado de JESUS CRISTO, simbolizado pela videira verdadeira¨?
A resposta correta, é não, jamais Pedro esteve desligado da videira verdadeira, após sua conversão genuína a JESUS CRISTO.
LOUVADO SEJA DEUS POR ISSO¨!
XIII, 14a PASSAGEM BÍBLICA, 1ªCor¨9:27.
Estamos diante de mais uma passagem BÍBLICA usada pelos defensores da possibilidade da perda da SALVAÇÃO ETERNA, visto que, a mesmo nos fala de reprovação.
Entretanto, consideremos a que reprovação o texto se refere.
01, A reprovação à qual Paulo se refere, não pode, de modo algum, significar perda da SALVAÇÃO ETERNA. Comparemos apenas com Rom¨8:1-2, onde o próprio Paulo escreve: “Portanto agora nenhuma condenação há para os que estão em CRISTO JESUS, que não andam segundo a carne, mas segundo o espírito, porque a lei do espírito de vida, em CRISTO JESUS, me livrou da lei do pecado e da morte”.
02, Vejamos que Paulo se refere em 1ªCor¨9:24, a um prêmio a ser ganho pelo vencedor de uma prova de atletismo, o qual, no versículo 25 é chamado de coroa corruptível, em contraste, com uma coroa incorruptível, para a qual ele se empenha de todo o coração, bem como, com todas as suas forças, para consegui-la.
02, A, Paulo não pode, de forma alguma, estar-se referindo à SALVAÇÃO ETERNA, visto que, da mesma, não tem qualquer sombra de dúvida, Rom¨8:1-2.
02, B, O que Paulo quer acentuar, é algo além da SALVAÇÃO ETERNA, e que pode ser tido como galardão, ou prêmio especial (dado por DEUS, segundo a sua JUSTIÇA), àquele que o mereça, em recompensa do seu trabalho no REINO DE DEUS, aqui na Terra.
Para melhor compreensão, recorremos, de novo, às experiências naturais do ser humano.
01, Comparemos, uma pessoa SALVA POR JESUS CRISTO, a qual é, para todos os efeitos, um cidadão do REINO DE DEUS, com um cidadão brasileiro.
01, A, Imaginemos um cidadão brasileiro, que estuda durante um ano inteiro.
Ao final do ano, o mesmo é examinado, a fim de verificar seus conhecimentos.
Sendo os seus conhecimentos suficientes, o mesmo é APROVADO.
Porém, ao contrário, se seus conhecimentos forem insuficientes, o mesmo, é, com toda a certeza, REPROVADO.
Perguntamos; se tal aluno, por falta de conhecimentos suficientes, foi reprovado, deixou de ser brasileiro¨?
Claro que não, pois o tal exame, não coloca em xeque a nacionalidade do estudante, mas apenas os seus conhecimentos relativos aos ensinamentos, que lhe foram ministrados durante o ano letivo.
01, B, Imaginemos, agora, outro cidadão brasileiro, o qual, é um profissional esportivo (pode ser um jogador de futebol).
Este cidadão brasileiro e jogador de futebol, é convocado para fazer parte da seleção brasileira, a qual, disputará um campeonato mundial.
A seleção vai à disputa, porém, não é bem sucedida, por isso, não ganha o campeonato.
Diante da seleção campeã, a seleção brasileira é REPROVADA.
Visto que o cidadão em pauta faz parte da seleção, também é REPROVADO.
Perguntamos novamente; o cidadão em foco, reprovado juntamente com a seleção, deixou de ser brasileiro¨? Quando¨? Por quanto tempo¨?
02, Da mesma forma, acontece com o cidadão do REINO DE DEUS¨!
UMA VEZ PERTENCENTE AO REINO DE DEUS, PARA SEMPRE DO REINO DE DEUS¨!
Vejamos a gloriosa declaração de Paulo, ao final da sua vida, a qual, está inserida em 2ªTim¨4:7-8.
Tal declaração também deve servir para nossa tranqüilidade, visto que, também estamos, como pessoas SALVAS POR JESUS CRISTO, aguardando a sua VINDA.
1   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11   12   13   14   15

Nenhum comentário:

Postar um comentário