Páginas

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

I - A AÇÃO DIVINA EM PROL DO SER HUMANO, AINDA PERDIDO

DOUTRINA CRISTÃ DA SALVAÇÃO ETERNA.
INTRODUÇÃO.
O estudo sobre os acontecimentos espirituais na vida de uma pessoa salva por JESUS CRISTO é de suma importância, pois o mesmo, mostra ao salvo a ação de DEUS em sua vida até chegar à conversão, bem como, todas as bênçãos com que DEUS o abençoa e que o acompanharão por toda a eternidade.
Quando DEUS criou o homem, seu desejo era que este andasse em sua presença, o obedecesse e o glorificasse.
Porém, Adão e Eva pecaram, por isso, esconderam-se da presença do SENHOR, Gên¨3:8.
Vejamos o que DEUS falou a Abraão, quando este foi chamado por DEUS, Gên¨17:1.
Porém, DEUS não obrigou o homem a andar em sua presença, obedecê-lo e glorificá-lo, porque o dotou com o livre arbítrio, dando-lhe toda a liberdade de escolha, entre a obediência ou desobediência.
DEUS não impediu que satanás tentasse o homem, e com a tentação, este sucumbiu e pecou.
A conseqüência do pecado foi a morte, Gên¨3:1-21¨(19).
Esta morte teve dois aspectos.
01, Morte física (separação entre o corpo e a alma), Gên¨3:19.
02, Morte espiritual (separação entre o homem e DEUS), Gên¨3:22-24.
Ainda que a primeira morte não haja acontecido instantaneamente, não há dúvida, é muito triste, porém a segunda é terrível, visto que, esta separou o homem de DEUS.
Porém, na ocasião da queda, DEUS providenciou o meio, pelo qual, o homem pudesse recuperar a vida espiritual, ora perdida: “E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar”, Gên¨3:15.
O meio proporcionado por DEUS ao homem, para resolver o problema da morte espiritual, é a semente da mulher, a qual sem dúvida, trata-se da pessoa de JESUS CRISTO, Is¨7:14; Mat¨1:22-23; Luc¨1:35.
Assim, a retomada da vida espiritual, ou seja, a SALVAÇÃO ETERNA, é conseguida somente por meio da pessoa de JESUS CRISTO, o qual é o único meio dado por DEUS, pelo qual o homem pode ser salvo, At¨4:10-12.
É bom que saibamos que nem todas as vezes que a BÍBLIA SAGRADA fala em salvação, esta refere-se à SALVAÇÃO ETERNA, vejamos alguns exemplos, 1ºSam¨2:1, 14:45; Is¨33:2; Sal¨98:2-3.
Porém, o presente estudo, refere-se à DOUTRINA CRISTÃ DA SALVAÇÃO ETERNA.
Neste estudo sobre a SALVAÇÃO ETERNA, veremos o que a BÍBLIA SAGRADA nos ensina, sobre tão magno assunto.
Estudaremos em primeiro lugar, a ação de DEUS, na vida da pessoa, ainda, irregenerada, a seguir, a resposta do homem tocado e submisso à ação e vontade de DEUS, depois, veremos a obra de DEUS operada na vida da pessoa salva por JESUS CRISTO, além de outros assuntos importantes, ligados à SALVAÇÃO ETERNA.
I, A AÇÃO DIVINA EM PROL DO SER HUMANO, AINDA PERDIDO.
DEUS sabe qual é a condição do ser humano depois da sua queda, a qual, é, infelizmente, a de um condenado eterno.
Porém, DEUS (o CRIADOR de todas as coisas, inclusive do ser humano) é amor, por isso, ama ao ser humano e tem o grande desejo de dar-lhe a SALVAÇÃO ETERNA, Ez¨18:23, 32; João¨3:16; Rom¨5:8; 1ªTim¨2:4-6; 2ªPed¨3:9.
Para que a SALVAÇÃO ETERNA seja uma realidade na vida do ser humano, DEUS age de uma forma extraordinária, de tal modo que, quando o ser humano atingido responde afirmativamente à sua ação e convite, não lhe resta outra alternativa, a não ser, regozijar-se e agradecer-lhe eternamente, por tão grande e maravilhosa bênção recebida de suas BONDOSAS E SOBERANAS MÃOS.
I, 1, O HOMEM E A SOBERANIA DE DEUS.
Ao estudarmos sobre DEUS, chegamos ao conhecimento de que DEUS cria, sustenta e dirige todas as coisas.
DEUS é, portanto, soberano sobre todas as coisas, inclusive sobre o ser humano.
A soberania de DEUS relativa à SALVAÇÃO ETERNA do homem, significa que:
DEUS é quem toma a iniciativa de salvar o homem, bem como, quem realiza a obra da SALVAÇÃO ETERNA, João¨3:16.
Se DEUS não tomasse tal iniciativa, jamais alguém seria SALVO ETERNAMENTE.
Esta tão maravilhosa iniciativa está baseada em seu SANTO AMOR, pelo qual, DEUS deseja que todos os homens se SALVEM ETERNAMENTE, 1ªTim¨2:4; 2ªPed¨3:9.
Assim sendo, a soberania de DEUS, em relação à SALVAÇÃO ETERNA do ser humano, é demonstrada, pela sua amorosa iniciativa de salvar o ser humano, em virtude de sua natureza, bem como do seu caráter santo e bom.
I, 2, UMA IDÉIA DE PREDESTINAÇÃO.
A soberania de DEUS, em relação à SALVAÇÃO ETERNA do ser humano, não é apenas uma manifestação da sua vontade.
Infelizmente, há correntes de pensamento, e doutrinárias, que assim pensam, e defendem a idéia errada, de que DEUS predestina umas pessoas para a SALVAÇÃO ETERNA e outras para a condenação eterna.
Porém, já em Ezequiel, DEUS contraria esta corrente doutrinária, Ez¨18:23, 32.
A doutrina da predestinação incondicional, portanto, não condiz com a BÍBLIA SAGRADA.
Podemos confirmar esta declaração em João¨3:16, 18, estas passagens nos informam claramente que a SALVAÇÃO ETERNA é oferecida por Deus, mas é alcançada por meio da fé em JESUS CRISTO.
Porém, a predestinação existe, mas depende do relacionamento do homem com JESUS CRISTO.
Quem crê em JESUS CRISTO como seu único e suficiente SALVADOR, está predestinado para a SALVAÇÃO ETERNA, porém, quem não crê em CRISTO como seu único e suficiente SALVADOR está, infelizmente, predestinado para a condenação eterna, João¨3:16-18; Rom¨8:29-30.
I, 3, O PROPÓSITO DE DEUS EM RELAÇÃO AO HOMEM.
Desde a queda de Adão, DEUS sempre teve o firme propósito de salvar o ser humano.
DEUS sempre teve o propósito de abençoar toda a humanidade, não apenas uma pessoa, uma família ou uma nação, ainda que, por sua única e exclusiva vontade, haja escolhido Abrão (depois, Abraão) e sua descendência (a nação israelita), para tal finalidade, Gên¨12:1-3.
Este, portanto, foi o meio que DEUS usou, para que sua REVELAÇÃO e seu PROPÓSITO, fossem conhecidos por todos os povos, línguas e nações.
Esta chamada de Abraão, só poderá ser compreendida, se levarmos em consideração o propósito de DEUS, qual seja, o de abençoar toda a humanidade, através do patriarca supracitado.
Todavia, a nação israelita (descendência de Abraão, através de Isaque e Jacó) fracassou, no que concerne ao propósito de DEUS, de que sua mensagem fosse transmitida a todas as nações.
Porém, apesar da desobediência do povo israelita, a mensagem de DEUS não se perdeu com o tempo, pois ao longo da história, até a atualidade, todas as nações, estão sendo beneficiadas com o precioso tesouro confiado ao povo israelita, qual seja a revelação de DEUS, registrada na BÍBLIA SAGRADA, a qual é levada ao mundo, através dos filhos de DEUS, em obediência à ordem de JESUS CRISTO, Mat¨28:19-20; Mar¨16:15-16; Luc¨24:47; At¨1:8.
I, 4, A PROPICIAÇÃO DE JESUS CRISTO.
Propiciação, significa:
01, Favor; Auxílio; Proteção.
A propiciação de JESUS CRISTO é o seu favor, auxílio e proteção, oferecidos em favor do ser humano.
A encarnação e a propiciação de JESUS CRISTO, são a maior prova do propósito de DEUS em salvar a humanidade, motivado por seu AMOR, João¨3:16; 1ªJoão¨4:9-10.
Isto não significa, de forma alguma, que todos os homens serão salvos, porque, como veremos mais adiante, a SALVAÇÃO ETERNA depende, não só da vontade de DEUS, mas também da vontade do homem, a qual, está intimamente ligada ao seu livre arbítrio.
Entretanto, pela propiciação de JESUS CRISTO, a SALVAÇÃO ETERNA, é possível a todo o ser humano.
Pela encarnação, JESUS CRISTO tornou-se, também, filho da raça humana, Mat¨1:16; Luc¨3:23.
Com a encarnação de JESUS CRISTO, foi lançada a base da salvação universal, como podemos ver em João¨3:16-18; Mat¨28:19-20; Mar¨16:15-16; Luc¨24:47; At¨1:8.
Não há, portanto, qualquer sombra de dúvida, sobre o propósito de DEUS, qual seja, salvar toda a humanidade através de JESUS CRISTO, o qual, é, com toda a certeza, propício (favorável) à SALVAÇÃO ETERNA do ser humano.
I, 5, A SALVAÇÃO ETERNA E O LIVRE ARBÍTRIO DO HOMEM.
No NOVO TESTAMENTO, verificamos com mais facilidade que a SALVAÇÃO ETERNA,
oferecida por DEUS, é para todo aquele que deseja ser salvo, João¨3:16-18; Ef¨3:4-13¨(8-10), naturalmente, após haver sido EVANGELIZADO.
Por isso, este desejo de ser salvo, só acontece após a pessoa escutar acerca do EVANGELHO, ou seja, após haver sido EVANGELIZADA, já que, só o EVANGELHO é o poder de DEUS para SALVAÇÃO de todo o que crê, Rom¨1:16.
Concluímos, portanto, que o propósito de DEUS é oferecer a SALVAÇÃO ETERNA a toda a humanidade, porém, de tal forma que, cada ser humano, com toda a liberdade de escolha, a aceite ou não.
Ao criar o homem, DEUS o capacitou com o livre arbítrio, o qual, continua fazendo parte da natureza humana.
O homem é, portanto, livre no tocante às decisões da sua vida, tais como, religião, profissão, cônjuge, etc.
Cada um, e não outra pessoa, decide por si mesmo, a respeito da sua própria vida, naturalmente, no contexto em que o mesmo está inserido.
A primeira experiência do livre arbítrio humano, vêmo-la em Gên¨3:1-24, oportunidade esta, em que sua liberdade foi inteiramente colocada em ação, ou prova.
Por isso, DEUS responsabilizou Adão pela decisão que tomou.
O próprio Adão, reconheceu sua responsabilidade, em Gên¨3:7-12 Adão diz:
COMI”; esta declaração, significa, desobedeci tua ordem, Gên¨2:17.
A partir do momento da queda, o homem é sempre tratado por DEUS, como responsável por seus atos.
Isto é claramente visível em toda a BÍBLIA, Is¨55:1-3; Mat¨11:28; Luc¨9:23; Apoc¨22:17.
DEUS jamais forçou o homem.
É bom salientar e relembrar que o pecado entrou no mundo, porque o ser humano (representado por Adão) usou mal a sua liberdade, Gên¨3:1-24¨(6).
DOUTRINA CRISTÃ DA SALVAÇÃO ETERNA .
PROJETO ASGO TEOLOGIA GRATIS PARA TODOS 8.
Agora, pelo bom uso dessa mesma liberdade, o ser humano, tem a oportunidade e pode reconciliar-se com DEUS, por meio de JESUS CRISTO, afastando-se, desta forma, do castigo eterno que o aguardava, João¨3:18; Rom¨5:12-19.
I, 6, A DISTÂNCIA ENTRE O HOMEM NATURAL E DEUS.
O reconhecimento da distância existente entre o homem natural e DEUS, é extremamente importante, para facilitar a nossa compreensão acerca da DOUTRINA CRISTÃ DA SALVAÇÃO ETERNA.
A distância existente entre o homem natural e DEUS, pode ser comparada à que existe entre uma pessoa viva e outra morta.
Relativamente a DEUS, o homem natural está morto, desde a queda dos nossos primeiros pais Adão e Eva, Rom¨5:12, 6:23, 7:12-13.
É bom notar que esta morte é espiritual, ou seja, o homem está morto espiritualmente, ainda que materialmente esteja vivo.
Devido ao pecado da raça humana, esta está, naturalmente, morta e sem condições de, por si mesma, readquirir a vida espiritual.
Daí a necessidade de DEUS colocar em ação o seu propósito, qual seja, o de salvar o homem por meio de JESUS CRISTO.
At¨17:26-30¨(30) nos dá a idéia correta desta necessidade.
O espírito (do homem), se move em DEUS.
O corpo humano, destituído do espírito (humano), está morto.
Da mesma forma, o espírito (humano), sem DEUS está morto.
Assim sendo, podemos afirmar o que segue:
O homem natural é um defunto espiritual, o qual, necessita desesperadamente da ação de DEUS através da pessoa de JESUS CRISTO, para ressuscitar espiritualmente, ou seja, voltar a ter vida espiritual, João¨11:25-26.
I, 7, A RECONCILIAÇÃO OPERADA POR JESUS CRISTO.
A reconciliação, entre o homem e DEUS, operada por meio de JESUS CRISTO, fundamenta-se em dois fatos, quais sejam.
A, A NECESSIDADE HUMANA DE VIDA ESPIRITUAL.
B, O DESEJO DE DEUS EM SALVAR O HOMEM.
Vejamos cada item em particular.
I, 7, A, A NECESSIDADE HUMANA DE VIDA ESPIRITUAL.
O homem está morto espiritualmente, por isso, necessita reconciliar-se com DEUS, afim de, voltar a ter vida espiritual, pois esta, está perdida, devido ao pecado de Adão, Gên¨3:1-24.
Para que o homem volte a ter vida espiritual, necessita encontrá-la em alguém, em alguma coisa, ou em algum lugar.
A vida espiritual que o homem necessita está em JESUS CRISTO, a segunda pessoa da TRINDADE, o qual, não é nada mais, nada menos, do que o próprio DEUS que se fez homem, a fim de proporcionar a reconciliação entre o homem e o PAI ETERNO, Rom¨5:10-11; 2ªCor¨5:18-21; Ef¨2:11-18; Col¨1:20-22.
Outro sim, a vida espiritual que o homem necessita, está única e exclusivamente em JESUS CRISTO, porque é a única pessoa que pode dar a VIDA ETERNA, At¨4:12; 1ªJoão¨5:10-12.
I, 7, B, O DESEJO DE DEUS EM SALVAR O HOMEM.
DEUS nunca teve o desejo de condenar o homem, ao contrário, sempre teve o desejo de salvá-lo, Ez¨18:23, 32, 33:11, em virtude do ser humano ser, infelizmente, uma vítima do diabo, Gên¨3:1-6.
Porém, já no livro de Gênesis podemos ver DEUS prometendo a vitória sobre satanás, Gên¨3:15.
Tal promessa, foi amadurecendo, ao longo do tempo.
Moisés falou, Deut¨18:15, 18-19; o apóstolo João ratificou, João¨1:45.
A promessa do SALVADOR foi profetizada várias vezes, vejamos algumas, Is¨7:14, 52:13-53:12; Miq¨5:2.
O NOVO TESTAMENTO comprova que isto se cumpriu cabalmente na pessoa de JESUS CRISTO, João¨1:45; At¨3:22-26.
Portanto, DEUS se fez homem na pessoa de JESUS CRISTO para cumprir todas as suas promessas, bem como, para satisfazer o seu desejo de salvar o homem, Mat¨1:20-25; Luc¨2:1-7; João¨3:16.
I, 8, O ESPÍRITO SANTO E SUA RELAÇÃO COM O HOMEM IRREGENERADO.
Quer o homem irregenerado queira ou não, há uma relação entre ele e o ESPÍRITO SANTO.
Tal relação é de muito respeito, por parte do ESPÍRITO SANTO.
Nessa relação, o desejo do ESPÍRITO SANTO é que o homem aceite a mensagem de DEUS, reconheça sua triste condição de pecador perdido (a mensagem de DEUS não esconde tal situação), se arrependa dos seus pecados e aceite pela fé a SALVAÇÃO ETERNA que DEUS lhe oferece, através da pessoa de JESUS CRISTO, João¨16:7-11; At¨2:37-38.
O material usado pelo ESPÍRITO SANTO em sua grandiosa e amorosa tarefa, visando a REGENERAÇÃO do homem é única e exclusivamente a verdade EVANGÉLICA, ou seja, a mensagem do EVANGELHO, Rom¨1:16, 10:13-17; Ef¨1:3-13.
É bom lembrar e jamais esquecer o que segue:
O homem, ao convencer-se do seu pecado, da justiça e do juízo de DEUS, João¨16:7-11, se arrepende e aceita pela fé a JESUS CRISTO como seu único e suficiente SALVADOR, está, com certeza, na plenitude do uso, ou gozo, do seu livre arbítrio, visto que, o ESPÍRITO SANTO convence o homem da sua triste situação, porém, jamais o obriga a tomar uma decisão contra a sua vontade, Apoc¨22:17.
I, 9, A IDÉIA CORRETA DA SALVAÇÃO ETERNA.
Quando se fala em salvação, sempre nos vem à idéia, um livramento.
Vejamos algumas idéias de livramento (salvação).
01, Uma pessoa que não sabe nadar cai num rio e está morrendo por afogamento, de repente, aparece alguém que a livra daquela perigosa situação e a salva da morte.
02, Alguém é condenado à morte e está prestes a ser sentenciado.
Tal sentença só pode ser revogada por um resgate.
Aparece alguém que paga o resgate e salva esse alguém da morte.
03, Alguém está com uma enfermidade mortal e morrerá se não for realizada uma cirurgia.
Tal intervenção cirúrgica é caríssima para o enfermo, visto que, o mesmo é pobre.
Seus familiares, também, não têm os recursos financeiros necessários para pagar a cirurgia.
O enfermo está prestes a morrer, pois, certamente a cirurgia não acontecerá.
Porém, um grupo de colegas da pessoa enferma consegue levantar, através de uma ação entre amigos, a quantia necessária para realizar a operação cirúrgica.
A cirurgia é realizada e o enfermo é salvo da morte.
Demos apenas três exemplos, porém, poderíamos dar dezenas, centenas e até milhares, desde fAtos¨a acontecimentos hipotéticos, porém, todos eles teriam algo em comum, no que tange à salvação.
A salvação recebida, em todos estes exemplos, foi apenas de uma situação catastrófica.
Não há qualquer garantia, quanto ao futuro, visto que, de uma ou de outra forma, a morte chegará mais cedo ou mais tarde.
VEJAMOS AGORA, A SALVAÇÃO ETERNA DADA POR JESUS CRISTO.
Leiamos Lucas¨9:24, “Porque, qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas qualquer que, por amor de mim, perder a sua vida, a salvará”.
A SALVAÇÃO dada por JESUS CRISTO é bem diferente dos demais exemplos, tanto que, está mais ligada ao futuro do que ao passado, “A SALVARÁ”.
A SALVAÇÃO dada por JESUS CRISTO não é tanto de uma situação de perigo temporal mas, principalmente, para algo esplêndido, prometido para o futuro.
A verdadeira idéia da SALVAÇÃO ETERNA é, portanto, aquela que vislumbra mais o futuro do que o passado; mais para aquilo que somos salvos, do que daquilo que fomos salvos.
Tanto é assim que JESUS CRISTO sempre acentua mais o CÉU com sua glória e fulgor, do que o inferno com todo o horror que lhe é característico, João¨14:1-3.
Não somos salvos, apenas por escaparmos da morte ou condenação eterna, ou para escaparmos dela; mas, para gozar a vida; a VIDA ETERNA.
Somos salvos, para que sejamos semelhantes a JESUS CRISTO e não apenas para escaparmos das conseqüências dos nossos pecados, Filip¨3:20-21.
Em 1ªJoão¨3:2-3, temos a verdadeira idéia da SALVAÇÃO ETERNA, a qual, combina perfeitamente com Luc¨9:24.
Portanto, a maior glória da verdadeira SALVAÇÃO está no fato do que haveremos de ser e não tanto em termos escapado da morte eterna.
GRAÇAS A DEUS POR ISSO¨!
I, 10, O PREPARO DO HOMEM, PARA ACEITAR A SALVAÇÃO ETERNA.
Antes do homem aceitar a SALVAÇÃO oferecida por DEUS, o mesmo é preparado para que tal fato possa acontecer.
Este preparo é realizado através de duas ações de DEUS na vida humana, as quais são:
A, AÇÃO EXTERNA, O CHAMAMENTO DE DEUS.
B, AÇÃO INTERNA, A CONVICÇÃO DO PECADO.
I, 10, A, AÇÃO EXTERNA, O CHAMAMENTO DE DEUS.
Esta ação externa é realizada, através do chamamento de DEUS ao pecador, para que este aceite o EVANGELHO, ou seja, as BOAS NOVAS DE SALVAÇÃO ETERNA.
Em Rom¨8:30, temos a seguinte declaração:
“E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou”.
Is¨55:7; Ez¨33:11; Mat¨11:28, 28:19-20; Mar¨16:15, são mais algumas passagens BÍBLICAS, que atestam o chamamento DIVINO.
Nestas passagens podemos ver que o chamamento DIVINO é universal, já que não encontramos qualquer restrição, quer seja de cunho racial, cultural, econômico, financeiro, ou de qualquer outra espécie.
O homem é chamado por DEUS através da pregação do EVANGELHO.
Paulo declara em Rom¨1:16:
“Porque não me envergonho do EVANGELHO DE CRISTO, pois é o poder de DEUS para SALVAÇÃO de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego”; Rom¨10:13-17; 1ªCor¨1:21, são mais duas passagens que falam sobre o chamamento DIVINO, através da pregação.
A PREGAÇÃO DO EVANGELHO tem pelo menos dois aspectos que devem ser levados em consideração, os quais são:
a, PREGAÇÃO.
b, APELO.
I, 10, A, a, PREGAÇÃO.
A proclamação do EVANGELHO pode e deve ser feita, através de todos os meios à disposição do povo de DEUS, por exemplo:
01, NOSSA VOZ.
02, JORNAL.
03, RÁDIO.
04, TELEVISÃO.
05, TELEFONE.
06, INTERNET.
07, FOLHETOS EVANGELÍSTICOS.
08, ABORDAGEM DE PESSOAS NAS VIAS PÚBLICAS, PRAÇAS, ETC.
09, ESTUDOS BÍBLICOS EM LARES.
10, ESTUDOS BÍBLICOS POR CORRESPONDÊNCIA.
11, ENTREGAS DE BÍBLIAS.
12, ENTREGAS DE NOVO TESTAMENTO.
13, ETC., ETC., ETC.
Qualquer método pode e deve ser usado, em conjunto com o amor às almas perdidas, bem como, com a constante preocupação de que a essência da verdade EVANGÉLICA seja levada ao indivíduo que ainda não tem JESUS CRISTO, como seu único e suficiente SALVADOR, Rom¨1:16.
I, 10, A, b, APELO.
Após a realização da pregação, o apelo é feito à pessoa EVANGELIZADA, a fim de movê-la a aceitar a verdade proclamada, para passar a viver de acordo com a vontade de DEUS.
Na pregação devem ser usados todos os argumentos, para que a verdade seja apresentada da forma mais clara possível, depois vem o apelo com o intento de levar a pessoa a aceitar o EVANGELHO e a JESUS CRISTO como SALVADOR, At¨2:37-39.
O chamamento DIVINO é um trabalho de equipe, esta é formada pelo pregador do EVANGELHO e pelo ESPÍRITO SANTO, o qual, trabalha no coração do ser humano EVANGELIZADO para que este aceite a PALAVRA DE DEUS, explanada pelo pregador.
A pessoa mais importante desta equipe é o ESPÍRITO SANTO, ao passo que o pregador é apenas uma ferramenta nas mãos do ESPÍRITO SANTO.
I, 10, B, AÇÃO INTERNA, A CONVICÇÃO DO PECADO.
O ser humano só se convence que é pecador em conseqüência do trabalho do ESPÍRITO SANTO em seu interior, ou seja, no seu coração.
Sem este trabalho, jamais o homem se convenceria que é pecador, que está perdido e necessitado do SALVADOR, é isto que nos diz João¨16:7-11; Rom¨10:13-17.
São palavras de JESUS CRISTO e de Paulo que confirmam o que dissemos anteriormente.
No que concerne à ação do ESPÍRITO SANTO no coração do indivíduo para que este possa corresponder-lhe, há três considerações a fazer.
01, A convicção do pecado não se refere apenas à parte intelectual do homem; é muito mais profunda, porque abrange o homem em todo o seu ser, tornando-o integralmente convencido que está condenado.
02, A convicção do pecado operada no homem pelo ESPÍRITO SANTO está relacionada com JESUS CRISTO, em três sentidos.
02, A, O ESPÍRITO SANTO convence o homem da falta de fé em JESUS CRISTO.
Esta falta de fé é a razão principal de todos os seus maus atos.
A partir do momento que a pessoa crê em JESUS CRISTO, deixa de amar e praticar, o que antes amava e praticava.
O homem é, portanto, convencido pelo ESPÍRITO SANTO da raiz de todo o seu pecado e conseqüente condenação, João¨16:7-11.
02, B, O ESPÍRITO SANTO também convence o homem da justiça de JESUS CRISTO.
O mundo condenou JESUS CRISTO a morrer crucificado, como se fora um grande malfeitor.
Porém, o ESPÍRITO SANTO muda esta concepção errada e pecaminosa do ser humano fazendo-o reconhecer que estava errado ao condenar JESUS CRISTO a morrer crucificado.
02, C, Outro aspecto da ação do ESPÍRITO SANTO.
O ESPÍRITO SANTO convence o homem da necessidade da justiça de JESUS CRISTO (o mais justo dos seres humanos [JUSTÍSSIMO], de cuja
justiça todos os homens necessitam) em seu favor.
Paulo fala disso em Filip¨3:9.
Quem despreza a justiça de JESUS CRISTO aplicada em seu favor, não será apenas julgado, será, também condenado eternamente, João¨3:17-18.
03, A convicção do pecado operada pelo ESPÍRITO SANTO na vida do ser humano produz a esperança, a qual, está intimamente relacionada com a SALVAÇÃO ETERNA, dada por JESUS CRISTO.
Esta é a firme esperança da SALVAÇÃO ETERNA, a qual, livra o homem do desespero da condenação eterna, após achegar-se pela fé a JESUS CRISTO, 1ªPed¨1:3-5, 18-21.
A finalidade da convicção do pecado, operada pelo ESPÍRITO SANTO no coração do ser humano não é, de modo algum, exaltar a condenação eterna, mas, na verdade, a SALVAÇÃO ETERNA.
Aqui está a gloriosa verdade do EVANGELHO, João¨3:17.

1   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11   12   13   14   15

Nenhum comentário:

Postar um comentário