Páginas

domingo, 7 de março de 2010

XXVII - CRISTIANISMO X ESPIRITISMO CRISTÃO VII

Parte XXVII
CRISTIANISMO X ESPIRITISMO CRISTÃO VII
 Meu nome é Arnaldo Paiva, sou Espírita, e gostaria de antes de tudo, pedir desculpas pelos erros gramaticais. Estive visitando esta página O Filho de Davi/Estudos Bíblicos e lendo alguns artigos referentes à Doutrina Espírita codificada por Allan Kardec, bem como a sua análise aos ensinamentos contidos no Evangelho Segundo o Espiritismo os quais, segundo você mesmo diz, o deixou perplexo e preocupado. 



O que deixou perplexo e preocupado porque diz que "o cristianismo e o espiritismo ensinam a mesma coisa"?; Ora, ali está sendo ensinado o evangelho de Jesus, não é o que ensina o Cristianismo? Porque diz que "o espiritismo é de tradição verdadeiramente cristã"?; E não é? Ora, desde do lançamento da Codificação Espírita os responsáveis tanto do plano material quanto do invisível, vem trabalhando na evangelização do homem, portanto não é tradicionalmente cristã? Porque diz que "no cristianismo se encontram todas as verdades"?; Você quer dizer que no cristianismo não se encontram todas as verdades?

PR AIRTON: Preocupado porque senti a urgente necessidade de se levantar uma voz, refutando com veemência as inverdades afirmadas por Rivail. Muitas vozes já se levantaram contra o espiritismo, mas faltava a minha voz, do meu jeito, da minha maneira, para dizer a plenos pulmões que espiritismo nada tem a ver com cristianismo, e para dizer, também, que se o kardecismo andasse com seus próprios pés, com as doutrinas próprias ditadas pelos desencarnados de Kardec, seria uma religião muito mais autêntica do que essa que aí está, que tenta enroscar-se no cristianismo tal árvore trepadeira em busca de maior projeção e sustentação. 

ESPÍRITA: Se entendemos por Cristianismo os ensinamentos do Cristo,(e é isso mesmo) sim, ali está contida todas as verdades eternas que o homem precisa saber sobre Deus, sobre Moral, sobre o Bem, e sobre tudo o que existe na vida, na morte, na Terra, nos Universos, enfim. 

PR AIRTON: Faltou citar mais alguma coisa que Jesus ensinou: 1) A salvação pela fé nEle (fé salvífica), exemplo do ladrão na cruz, que foi perdoado e salvo: Hoje estarás comigo no paraíso . 2) o arrependimento para alcançar a misericórdia de Deus; 3) o perdão dos pecados; 4) o Juízo Final que se dará em determinado momento; 5) a impossibilidade de os mortos visitarem seus entes queridos ou de ensinar alguma coisa aos vivos (exemplo do Rico e Lázaro); 6) o Seu retorno para julgar; 7) a ressurreição dos mortos, exemplo dEle mesmo que ao terceiro dia ressuscitou corporalmente para nunca mais morrer; 8) a existência do diabo e de seus anjos; 9) a existência do inferno; 10) a existência do sofrimento eternoOra, tudo isso que foi ensinado por Jesus não é ensinado pelo espiritismo. Então...

ESPÍRITA: Mostra-nos o Cristo como o Mestre dos Mestres, e como o Governo moral-científico da Humanidade terrena. Agora se você entende por cristianismo as religiões criadas pelo homem, (e como tem) com seus dogmas, seus rituais, suas hierarquias, com suas interpretações humanas e pessoais, ai sim, verdadeiramente não está contida toda a verdade, mas sim, a verdade de cada um, e não a do Cristo e nem de Deus.

PR AIRTON: É o senhor quem está afirmando que eu entendo assim, e falta com a verdade. A essência do Cristianismo é o Senhor Jesus, que ressuscitou, vive e reina para sempre, como Senhor dos senhores e Rei dos reis. 

ESPÍRITA: Não quero com essas palavras aparentemente grosseiras ofender a quem quer que seja, mas, confesso que me encontro também bastante preocupado com aqueles que por si só intitulam-se homens de Deus e que no fundo não passam de profissionais da religião, homens assalariados, dogmáticos, esquecidos da recomendação do Cristo Curai os enfermos, ressuscitai os mortos, limpai os leprosos, expeli os demônios; daí de graça o que de graça recebestes , (Mateus, x: 8) a orientar partes da humanidade com suas interpretações puramente pessoais, é vergonhoso os sites evangélicos (evangélicos?) com algumas exceções, pois em vez de divulgar o evangelho do Cristo, ficam combatendo as outras religiões e se colocando como os únicos certos, o mesmo acontecendo dentro das suas igrejas com total desrespeito para com aqueles que pensam diferente, como se fossem donos da verdade e que fazendo-se uma simples análise de comportamento ao escreverem, demonstram estarem contrário aos ensinamentos de Jesus, que nunca condenou ninguém por não pensar como Ele. 

PR AIRTON: Suas palavras até que não são grosseiras. O senhor está fazendo justamente aquilo pelo qual me acusa: combater os que pensam diferente. Eu penso diferente porque a Bíblia fala diferente A minha palavra não é a minha palavra, mas a da Bíblia Sagrada. O ocultismo, a feitiçaria, o satanismo, o budismo, as testemunhas-de-jeová pensam diferente, por isso nós evangélicos combatemos essas seitas. O espiritismo ensina diferente e por isso recebe nossa refutação. Veja: Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para REPREENDER, para CORRIGIR, para instruir em justiça, a fim de que todo o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente preparado para toda boa obra (1 Timóteo 3.16-17). E mais: Antes santificai a Cristo, como Senhor, em vossos corações. Estai sempre preparados para RESPONDER com mansidão e temor a todo aquele que vos pedir a razão da esperança que há em vós (1 Pedro 3.15)Devemos ter Jesus como Senhor (aquele que manda, que preside, que ordena, que dirige, que orienta, que salva, cura e liberta). Quem falou isso foi o apóstolo Pedro, aquele que viu o sepulcro vazio e os lençóis que enrolaram Jesus. Aproveite esta ocasião para aprender o seguinte, não de mim, mas da Palavra: somos salvos PARA as boas obras; não somos salvos PELAS obras.Somos salvos pela graça, mediante a fé (Efésios 2.8). O senhor citou a BÍBLIA, estou mencionando a Bíblia. As boas obras são válidas quando glorificam o nome do Senhor Jesus, quando resultado de nossa fé nEle. O que Jesus disse ao ladrão moribundo na cruz foi uma pancada mortal no ensino espírita da reencarnação e das obras. Aquele ladrão não fez boas obras nem antes, durante sua vida, nem pôde fazer, obviamente, após sua morte. A única coisa que ele fez foi arrepender-se de seus pecados, crer em Jesus e clamar por misericórdia (Lucas 23.39-43). Por isso, obras isoladas não salvam. É preciso confessar o nome de Jesus, como Senhor e Salvador, e crer que Deus O ressuscitou dentre os mortos (Romanos 10.9). O ladrão foi direto para o céu, sem passar por inúmeras vidas corpóreas para purificar-se. Jesus morreu por ele; ele creu nisso; foi perdoado. A LBV faz boas obras, mas pela palavra de seu mestre ensina que devemos amar a Satanás. O inferno vai ficar cheio de ateus que fazem boas obras. 

ESPÍRITA: O que o Cristo combateu com energia, e não com desamor, foi a hipocrisia dos escribas e fariseus do seu tempo. Demais, disseminava os seus ensinamentos e deixava que o indivíduo escolhesse por si mesmo se o seguiria ou não, sem apontar se ele estava certo ou errado, porque ele mesmo disse: Eu não vim para julgar . Eu diria até que se fossem realmente homens de Deus, (é assim que auto-intitulam-se) não agiriam dessa maneira, e se estudassem verdadeiramente o evangelho de Jesus, se conhecessem este código de moral divina, veriam que esse comportamento não encontra nenhum respaldo nos ensinamentos ali contidos.

PR AIRTON: Claro, no Seu ministério terreno Ele não veio julgar; veio trazer as boas novas. Mas retornará para JULGAR, e o julgamento ensinado por Jesus (Mateus 25.46) assemelha-se a um nocaute na doutrina reencarnacionista, segundo a qual os desencarnados ficam por aí nascendo e morrendo ilimitadas vezes até conseguirem a perfeiçãoJesus não ensinou isso. Daí porque afirmamos que espiritismo é religião contrária ao cristianismo. O espiritismo deve se colocar no seu devido lugar, como uma religião ou doutrina inspirada pelos desencarnados . 

ESPÍRITA: Tenho verificado que para dar valor ao que dizem, são inescrupulosos, porque mentem, truncam frases para que tenham o sentido que desejam dar, falam de coisas que não faz parte da Doutrina Espírita, por não compreenderem e nem saberem das coisas relacionadas com a vida espiritual (a qual deviam conhecer) dão interpretações errôneas aos conceitos espíritas, buscam na Bíblia somente aquilo que dar um aparente apoio ao que dizem, ou seja, aquilo que lhes é conveniente. 

PR AIRTON: Faltou citar nomes, exemplos, e referências bíblicas. O senhor não se referiu a mim porque falou na terceira pessoa. Pelos outros não respondo. Qualquer religião, qualquer denominação cristã que se desviar da Palavra e introduzir heresias em sua liturgia, deve merecer nosso repúdio, e seus seguidores devem ser alertados. 

ESPÍRITA: Nem conhecem a Bíblia e muito menos o Espiritismo

PR AIRTON: Até o momento o senhor não demonstrou conhecer a Bíblia, pois ainda não a usou para dar substância aos seus argumentos. E foi bom que o senhor tenha se referido à Bíblia. Isto nos leva ao entendimento de que o senhor ACEITA a Bíblia como um todo, e não apenas as palavras do Senhor Jesus. 

ESPÍRITA: Imaginemos o que será das pessoas que estão sendo orientadas por indivíduos com esse comportamento. Isso sim, é preocupante, pois se você condenou o que está contido no Evangelho Segundo o Espiritismo, você está condenando os ensinamentos morais do Cristo, de uma vez que, se os Espíritos selecionaram para interpretação aqueles ensinamentos, é por constar os ensinamentos morais do Cristo que a humanidade está precisando mais do que nunca, nessa fase de crise moral que estamos vivendo, que exige essa reforma de cada um de nós, mas vocês (evangélicos) não precisam se reformar moralmente, pois se salvam só pelo fato de acreditarem no Cristo, e atenderem ao ritual do batismo, tornando os seus ensinamentos inúteis.

PR AIRTON: O destino das pessoas que aceitarem Jesus como Senhor e Salvador, que crerem na Sua morte e ressurreição, que se arrependerem de seus pecados, o destino é a vida eterna, o céu. E é isso que ensinamos. Exatamente o que Jesus ensinou. Jesus não ensinou que deveríamos ir a uma sessão espírita para tomar passos; que deveríamos ter o dom da mediunidade; que deveríamos consultar os mortosAliás, a BÍBLIA (que o senhor falou) proíbe a consulta aos mortosE mais: foi Jesus quem disse que se crermos nEle seríamos salvos, e quem nEle não cresse já estava condenado. Como o senhor conhece bem a Bíblia não é preciso nem que eu indique o versículo. 

ESPÍRITA: Eu particularmente não tenho vocês como discípulos do Cristo como dizem, povo de Deus como dizem, porque o Cristo deixou uma fórmula para distinguirmos o verdadeiro do falso, o erro da mentira, dizendo-nos: Conhecereis a árvore pelos seus frutos . e quais tem sido os frutos que tenho visto dos que se intitulam discípulos do Cristo, povo de Deus? Perseguição. Perseguição pessoal, perseguição moral, realizada por todos os meios de comunicação que a terra oferece. 

PR AIRTON: Faltou citar exemplos e nomes. Claro, aqueles que se declaram de Deus e não se comportam conforme a Palavra terão que serem julgados por isso. Mas o justo Juiz julgará com justiçaTambém não temos os espíritas como discípulos de Jesus, e em nossa refutação aplicamos a verdade que está nas palavras de Jesus. 

ESPÍRITA: Por favor Pastor Airton, abra o evangelho de Jesus, (eu disse o evangelho de Jesus) e mostre-me um lugar onde o Cristo diga: Ide, matai, massacrai, persegui aqueles que não pensam como vós . Faça-me isso por favor.

PR AIRTON: O senhor deseja dividir a Palavra de Deus em duas partes: a) a Bíblia, como falou acima, e b) o Evangelho do Senhor Jesus. A Bíblia é uma só e se divide em duas partes: Antigo testamento (39 livros) e Novo Testamento (27 livros). O Verbo, a Palavra, o Senhor Jesus, o Deus Filho permeia toda a Bíblia. As profecias sobre Seu sofrimento, ministério, divindade, morte e ressurreição estão no Antigo Testamento. Jesus fez referências ao livro de Jonas, ao livro de Isaías, e mencionou o Pentateuco de Moisés. Logo, a divisão sugerida é indevida. Devo lembrá-lo de que Kardec não descartou em seus comentários o livro Atos dos Apóstolos, e as cartas paulinas aos romanos e aos coríntios (Evangelho Segundo Espiritismo). Não se deve levar em conta apenas o que o Senhor Jesus disseOs apóstolos, devidamente inspirados, deram continuidade aos seus ensinos. 

ESPÍRITA: Agora se você buscar nas orientações dadas pelo Deus de Israel, o Deus dos Exércitos do qual vocês são adeptos, com certeza você irá encontrar, pois o mesmo chegou a mandar matar todos os seres viventes em cidades inteiras e que deixasse só as virgens para os soldados se divertirem com elas. Eis ai a diferença que você (s) não consegue entender, nós espíritas somos adeptos do Cristo e não da Bíblia, sem com isso faltarmos com o respeito para com a mesma. Vocês, são adeptos da Bíblia e usam o nome de Jesus para poder dar autoridade ao que dizem, que nem sempre corresponde ao pensamento d Ele.

PR AIRTON: O senhor deve ser mais econômico no dissertar sobre a lei mosaica, pois que poderia sofrer repreensão no meio da comunidade kardecista. Digo isto porque Allan Kardec aprovou com louvor toda a lei de Moisés. Veja o que seu mestre disse: Na lei mosaica, há duas partes distintas: a lei de Deus, promulgada no monte Sinai, e a lei civil ou disciplinar, decretada por Moisés. Uma é invariável; a outra APROPRIADA AOS COSTUMES E AO CARÁTER DO POVO, se modifica com o tempo (Evangelho Segundo o Espiritismo Cap I-2); A moral que Moisés ensinou era APROPRIADA ao estado de adiantamento em que se encontravam os povos que ela se propunha regenerar, e esses povos, semi-selvagens quanto ao aperfeiçoamento da alma, não teriam compreendido que se pudesse adorar a Deus de outro modo que não por meio de holocaustos... (E.S.E. cap I-9). 



ESPÍRITA: Mas vocês não são justos o suficiente para reconhecer que os ensinamentos ali contidos (Evangelho Segundo o Espiritismo) são de alta moral, e não poderia deixar de ser, de uma vez que estão baseados nos ensinamentos de Jesus. Meu amigo, opinião é um juízo que se formula sobre determinado assunto, e que pode ser ou não verdadeiro. Tanto emitimos um juízo quando dizemos o azul é uma cor , como quando dizemos o azul é a mais bela das cores . 


PR AIRTON: Até agora o senhor não apresentou nada de substancial que tivesse o respaldo da Bíblia. No meu estudo Espiritismo X Cristianismo, apresento uma série de refutações a uma série de doutrinas espíritas, e toda a minha argumentação é respaldada por preceitos bíblicos. O que o senhor deveria ter feito seria rebater uma a uma as posições ali colocadas, não com afirmações generalizadas como fez, mas com citações objetivas e fundamentadas na Palavra. 

ESPÍRITA: A primeira exprime uma verdade, pois é aceita por todos. Já a segunda, reflete uma opinião, de uma vez que não é compartilhada por todos, ou seja, o azul não é a mais bela das cores para todas as pessoas, e isso deve ser respeitado, eu não posso querer que todas as pessoas achem o azul a mais bela das cores só porque eu acho que ela é. O mesmo acontece em relação à Bíblia, você não pode querer que todas as pessoas tenham a Bíblia toda ela como a palavra de Deus. Nós espíritas respeitamo-la, só não aceitamos que tudo o que ali está escrito tenha sido ditado por Deus, e devemos ser respeitados por isso.

PR AIRTON: E por não respeitar a Bíblia como inspirada por Deus, é que combatemos sem trégua o espiritismo. O cristianismo respeita a Bíblia como ela é; o espiritismo, não; por isso o espiritismo e cristianismo não são a mesma coisa, como desejou Kardec. A Verdade é Jesus (João 14.6), e Jesus ensinou a respeito da salvação, do Juízo Final, do perdão, da necessidade de arrependimento e tantas outras coisas que o espiritismo nega. Jesus disse: EU SOU O CAMINHO , logo, o caminho não é o espiritismo, nem os desencarnados de Kardec, nem a reencarnação. A verdade é o que Ele falou; não é o que Kardec falou. Kardec morreu e seus ossos estão num cemitério em Paris. Jesus morreu, mas ao terceiro dia ressuscitou. O Seu sepulcro está vazio; Seus ossos não estão lá; Ele próprio, testemunhando de Sua divindade que o espiritismo nega predisse a Sua ressurreição. Isso faz a diferença. 

ESPÍRITA: Como disse o Sr. Alexandre Zuzak (condenando o Espiritismo) também nesta mesma página: (O Filho de Davi) O Espiritismo é a seita que mais cresce no Brasil e no Mundo e conta com cerca de 20 milhões de adeptos só no Brasil É de se perguntar: Por que será? É porque está apoiada sobre três elementos cuja perenidade resiste a todas as críticas: a evidência dos fatos, a lógica de sua filosofia e as suas profundas conseqüências morais.

E eu gostaria de acrescentar que segundo pesquisas realizadas recentemente, mais de sessenta por cento da população brasileira, aceita a reencarnação e a comunicação com os mortos, isto denota que existe uns pseudo-católicos e pseudo-protestantes-evangélicos.

Não se destrói uma doutrina sólida, coerente e moralizadora, como o Espiritismo, apenas com combates preconceituosos ou tratados de teologia. 

Aquilo que é lógico só se elimina com princípios mais lógicos e mais convincentes. E por outro lado, contra fatos não existem argumentos.

PR AIRTON: O senhor parte de uma premissa errada: que as religiões que mais crescem são as verdadeiras, ou são aprovadas por Deus. O islamismo tem mais de um bilhão de seguidores. Seria a religião verdadeira? Jesus pensa diferente. Ele disse que muitos entrariam pela porta que conduz à perdição. Disse ainda: muitos são chamados, mas poucos escolhidos (Mateus 22.14).O espiritismo começou a solidificar-se no jardim do Éden, quando o diabo falou pela serpente a Eva. Mas os dias dele está contado. Fala bem, os pseudo-evangélicos não são evangélicos. Não importa saber o que a população brasileira acha, mas o que diz a Palavra de Deus. A Bíblia é o padrão. Esqueceu-se de dizer que o espiritismo apresenta um pseudo-evangelho. E quando um espírita se diz cristão, está dizendo que é um pseudo-espírita, porque não está se conduzindo única e exclusivamente pelo Livro dos Espíritos. Leia: O Livro dos Espíritos contém especialmente a doutrina ou teoria do espiritismo que, num sentido geral, pertence à escola espiritualista, da qual apresenta uma das fases. Eis por que traz, acima de seu título, as palavras: Filosofia Espiritualista (Livro dos Espíritos, Allan Kardec, Introdução I). Então, os espíritas não devem rodopiar em torno da Bíblia, a qual não contém a doutrina ou teoria do espiritismo O senhor apenas fez afirmações sem apresentar as evidências bíblicas. Autorizo a dar ampla divulgação ao presente debate, se possível enviando-o a sites espíritas. Da mesma forma farei eu, enviando-o a sites evangélicos.

21   22   23   24   25   26   27   28

Nenhum comentário:

Postar um comentário