Páginas

domingo, 7 de março de 2010

XXII - CRISTIANISMO X ESPIRITISMO CRISTÃO II

Parte XXII
CRISTIANISMO X ESPIRITISMO CRISTÃO II

Examinando o último debate, verifiquei que faltavam algumas respostas por parte do espírita cristão. Atendendo ao meu pedido, o Sr. Rogério encaminhou os argumentos que faltavam. (Pr Airton Evangelista da Costa) 



AIRTON - Esse ensino (Mateus 25.31-46) assemelha-se ao do samaritano, cujas considerações já expusemos acima. Referida palavra, isoladamente, não estabelece, não equaciona a doutrina da salvação. Bom lembrar que a Bíblia não se divide numa parte mentirosa e outra verdadeira. Ela constitui um todo indivisível. Analisando bem, o texto em pauta, muito apreciado pelos espíritas, depõe em alguns aspectos contra a crença espírita. Vejamos. No verso 31 temos: "Quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória". Ora, vemos aí duas declarações contrárias ao ensino kardecista: a) a volta do Senhor Jesus para fazer justiça; b) a declaração de Sua divindade. O espiritismo nega a divindade de Jesus, e nada ensina sobre o Juízo Final, único, de uma só vez. Por que um Bom Espírito, uma Segunda Revelação de Deus, ultrapassada, vencida, substituída pelo espiritismo tudo conforme o pensamento esdrúxulo de Kardec voltaria à Terra em glória, para julgar? A Palavra diz que todo joelho se dobrará diante de Jesus. Então, o que faz a diferença entre os bons espíritos, que já se aperfeiçoaram, e esse Bom Espírito chamado Jesus, que também passou por encarnações, como admite o espiritismo? Por qual razão no verso 34 Jesus é chamado de Rei? No verso 41 Jesus declara que o fogo eterno foi preparado para o diabo e seus anjos. Ora, para o espiritismo não existe fogo eterno, nem diabo. Agora existem? As sucessivas reencarnações purificam os desencarnados. Esse é o caminho da perfeição, conforme pensam os espíritas. E como pode admitir o espiritismo que o Rei voltará para julgar todo mundo de uma só vez e mandar uma boa parte para o fogo eterno? [A pergunta baseia-se nos seguintes pontos essenciais, a serem analisados sob a ótica do espiritismo: a) Por que Jesus virá em glória (v.31); b) Por que todas as nações se reunirão em torno dEle (v.32); c) por que Ele é chamado de Rei (v.34,40); por que Jesus é chamado de Senhor (v.37,44); por que os condenados irão para o fogo eterno sem chance de purificação (v.41) 



AIRTON - No verso 41 Jesus declara que o fogo eterno foi preparado para o diabo e seus anjos. Ora, para o espiritismo não existe fogo eterno, nem diabo. Agora existem? As sucessivas reencarnações purificam os desencarnados. Esse é o caminho da perfeição, conforme pensam os espíritas. E como admite o espiritismo a vinda do Rei vem julgar todo mundo de uma só vez e mandar uma boa parte para o fogo eterno? Dificuldades à vista.



ROGÉRIO - Tantas vezes usamos eterno em sentido figurado, significando um tempo em que não se conhece o termo. 



AIRTON - ?



AIRTON - A declaração de Sua divindade. [está patente no texto sob comento] O espiritismo nega a divindade de Jesus, e nada ensina sobre o Juízo Final, único, de uma só vez. 



ROGÉRIO - Mas o texto, as palavras de Jesus, nem falam em "Juízo Final".



AIRTON - ? 



AIRTON - Por que um Bom Espírito, uma Segunda Revelação de Deus, ultrapassada, vencida, substituída pelo espiritismo tudo conforme o pensamento esdrúxulo de Kardec voltaria à Terra em glória, para julgar?



ROGÉRIO - Isso é o que vc está dizendo. Os ensinos do Cristo não estão vencidos pelo Espiritismo. Quanto a parte moral, é a mesma do Cristo. Mas Cristo também disse que seus ensinos seriam esquecidos, além de ter verdades que ele não podia ainda revelar porque eles não suportariam..



AIRTON- Encerro essa parte do debate com a declaração de que os argumentos do Sr. Rogério foram suficientes para aumentar nossa consciência de que é muito grande a distância entre Cristianismo e Espiritismo Cristão. Creio que doravante esses versículos serão usados com mais cautela pelo espiritismo, pois em tudo depõe contra o ensino kardecista .O texto é claro quanto ao retorno do Senhor Jesus em glória para JULGAR. Nesse julgamento nenhuma chance haverá para os que, aqui na Terra, não seguiram seus mandamentos. Nenhuma oportunidade em outras vidas ou em outros mundos.

21   22   23   24   25   26   27   28

Nenhum comentário:

Postar um comentário