Páginas

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

A VERDADEIRA HUMANIDADE DE JESUS CRISTO

Quando busca-se o Jesus histórico, ao invés de pensarmos que está-se menosprezando sua divindade, lembremo-nos de que, na realidade, isto é indicação de que se leva a sério a humanidade plena de Jesus. O estudo crítico sobre Jesus começou no iluminismo. 


Os estudos iluministas que levam a uma moderna biografia de Jesus, mostram-se falhas, pois cria-se um Jesus moderno, esquecendo-se de, antes de trazê-lo para o hoje, viver com ele no passado também, para entender-se melhor sobre sua pessoa humana enquanto aqui na terra.


Mas, a reinterpretação da cristologia no século XIX preferiu uma posição mais mediadora. Aceita-se a pesquisa histórica como base teológica, mas não à fé. Assim, a fé se interessa pela história de Jesus, não para se firmar, mas porque já é forte.
Um problema que surge nesta questão, porém, é a da “impecabilidade”, mas como vimos mais atrás, percebeu-se que Jesus, sendo também o Logos, não pecou, pelos limites que cada uma de suas naturezas lhe davam.

Outra pergunta que surgiu foi a seguinte, se Jesus assumiu a forma humana, então também assumiu a sua natureza caída do homem? Alguns tentaram responder que, se Maria era virgem, então não, pois o pecado é transmitido pelo esperma do homem! Mas, isto é sem nexo. Daí, a resposta comum foi, e é que, Jesus assumiu sim a condição existencial de nossa natureza humana caída.

Quanto à identidade do Jesus terreno e do Cristo ressurreto, chegou-se à conclusão que, são eles uma só e a mesma pessoa.

Falando agora de Jesus Cristo como o ser escatológico, o autor do livro diz que a ressurreição fez de Jesus o representante neste aspecto. Pois, se a esperança futura de todos é vencer a morte, Jesus, quando a venceu, mostrou-se o ser escatológico aniquilador da morte. Quando Cristo vence a morte, mostra que ele, na pessoa de Jesus, reaviva a imagem de Deus no homem, mas com perfeição. Assim, o homem em Cristo tem sua imagem de Deus refeita, e a prova disto, é que agora ele tem em Jesus, a vitória contra a morte. O Cristo ressurreto é o destino futuro de toda a humanidade.
 1   2   3   4   5   6    7   8


Nenhum comentário:

Postar um comentário