Páginas

sábado, 23 de janeiro de 2010

DOUTRINA CRISTÃ DO ESPÍRITO SANTO.1

DOUTRINA CRISTÃ DO ESPÍRITO SANTO.
INTRODUÇÃO.
O estudo doutrinário sobre a pessoa DIVINA DO ESPÍRITO SANTO é muito importante, porque talvez seja a pessoa menos compreendida da TRINDADE.
Devido a esta incompreensão há, infelizmente, muita confusão no cristianismo.
Porém, quando a TERCEIRA PESSOA DA SANTÍSSIMA TRINDADE é bem compreendida, a confusão se desfaz, em seu lugar, há grande tranqüilidade, bem como, grandes possibilidades de crescimento espiritual na vida do filho de DEUS.
Estudemos, portanto, sobre a PESSOA DIVINA DO ESPÍRITO SANTO para nossa tranqüilidade e crescimento espiritual.
I, O RELACIONAMENTO ENTRE O SALVO POR JESUS CRISTO E O ESPÍRITO SANTO.
Antes de iniciarmos o estudo, propriamente dito, sobre o ESPÍRITO SANTO vejamos algo, de suma importância, acerca do relacionamento entre o salvo por JESUS CRISTO e o ESPÍRITO SANTO.
O relacionamento entre o salvo por JESUS CRISTO e o ESPÍRITO SANTO, deve ser o mais íntimo e estreito possível, Gál¨5:16, 25.
Todavia, o CRISTÃO há de colocar-se no seu devido lugar, para que não haja qualquer, pretensa, inversão de valores, visto que, quando isto acontece, o CRISTIANISMO é, grandemente, prejudicado.
Como verificaremos mais adiante o ESPÍRITO SANTO, a TERCEIRA PESSOA DA TRINDADE, é DEUS com todos os seus atributos.
Visto que é uma pessoa, o ESPÍRITO SANTO também tem os poderes de pensar, sentir, querer, consciência própria e direção própria, os quais, fazem parte de todo e qualquer ser pessoal.
Desta forma, o ESPÍRITO SANTO não é, como querem alguns, uma força, um poder ou uma influência que possa ser possuída, ou dominada, por qualquer artifício, nem a bel-prazer de quem quer que seja.
Ao contrário, o CRISTÃO é que pode e deve ser possuído pelo ESPÍRITO SANTO, para que toda a honra e glória pertençam a DEUS, em tudo o que for realizado.
Por isso, o crente deve entregar-se passivamente ao ESPÍRITO SANTO, para ser por ele possuído, a fim de facilitar, através da sua entrega, a realização da obra de DEUS.
Algumas passagens BÍBLICAS do ANTIGO TESTAMENTO dão conta de algumas pessoas que foram possuídas pelo ESPÍRITO SANTO, Sansão, Juí¨14:5-6; Saul, 1ºSam¨10:10, 11:6 e Davi, 1ºSam¨16:13. Nestas passagens os personagens foram possuídos pelo ESPÍRITO DO SENHOR (ESPÍRITO SANTO), bem como, foram usados como instrumentos, porém, para que DEUS realizasse alguma obra.
Se o ESPÍRITO SANTO fosse, apenas, uma força, poder, ou influência, ao CRISTÃO só caberia aprender a apoderar-se dessa força, desse poder, ou dessa influência, para realizar um ótimo trabalho.
Porém, o ESPÍRITO SANTO é pessoa.
Não é uma simples pessoa, o ESPÍRITO SANTO é PESSOA DIVINA, ou seja, é DEUS.
Por isso, para que o trabalho do ESPÍRITO SANTO seja executado normalmente, o crente em JESUS CRISTO há de submeter-se ao ESPÍRITO SANTO como um instrumento submisso e dócil.
O que declaramos acima é o segredo para uma vida CRISTÃ vitoriosa, qual seja, a entrega pessoal (do crente) ao ESPÍRITO SANTO para que este o dirija e use segundo a sua SOBERANA vontade.
Quando o crente age desta forma, a IGREJA DE JESUS CRISTO é beneficiada, o crente também, além de DEUS ser glorificado por intermédio do CRISTÃO.


1   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11
12   13   14   15   15a   15b   15c   15d   16

Nenhum comentário:

Postar um comentário