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sábado, 23 de janeiro de 2010

DOUTRINA CRISTÃ DO ESPÍRITO SANTO - 15 a

XV, 2, DOM DE MINISTÉRIO (SERVIÇO), Rom¨12:7.
Ministério ou serviço são palavras, um tanto quanto, vagas, que podem ser aplicadas, a um DOM ESPIRITUAL específico, capacitando o crente para a execução de uma determinada tarefa.
Mas, também podem ser palavras auxiliares, usadas em conexão com o nome de um dos demais DONS ESPIRITUAIS, como por exemplo: O irmão X, recebeu de DEUS, o ministério da MISERICÓRDIA; ou a irmã Y, recebeu de DEUS, o ministério da EVANGELIZAÇÃO, na realidade é isto que vemos na BÍBLIA SAGRADA.
Em 1ªCor¨12:5, vemos que há variedade de MINISTÉRIOS.
Em, At¨1:16-26, na eleição de Matias, por duas vezes, 17, 25, MINISTÉRIO é referente ao APOSTOLADO.
Em At¨6:4, a palavra MINISTÉRIO está associada à palavra, ou seja, à pregação (PROFECIA).
Em At¨20:24 e Rom¨11:13, a palavra MINISTÉRIO está associada à EVANGELIZAÇÃO.
Em At¨21:19, a palavra MINISTÉRIO está associada à realização de muitas obras.
Em Rom¨15:25-27¨(25), a palavra MINISTRAR está associada à oferta levantada nas IGREJAS da Macedônia e da Acaia, e enviadas para a IGREJA de Jerusalém, por intermédio de Paulo.
Em 2ªCor¨3:8, a palavra MINISTÉRIO está associada à obra do ESPÍRITO SANTO.
Em 2ªCor¨3:9, a palavra MINISTÉRIO está associada, ora à LEI, ora à GRAÇA.
Em 2ªCor¨4:1, a palavra MINISTÉRIO está associada à submissão à vontade de DEUS.
Em Ef¨4:12, a palavra MINISTÉRIO está associada ao ensino.
Em Col¨4:17, a palavra MINISTÉRIO está associada a algum trabalho, sem que este seja declarado.
Em 1ªTim¨1:12, a palavra MINISTÉRIO está associada à obra de DEUS.
Em Heb¨8:6, a palavra MINISTÉRIO está associada ao pacto da GRAÇA, por intermédio do SALVADOR JESUS CRISTO.
Como vimos em todas estas passagens BÍBLICAS, O DOM ESPIRITUAL DO MINISTÉRIO, em si mesmo não existe, já que o nome ministério, sempre está ligado a algum trabalho específico.
Já que estamos falando em ministério, há IGREJAS que, em si mesmas, se consideram um ministério, por isso, seus membros são considerados, como membros de um ministério.
Quando um membro de uma dessas IGREJAS conversa com um crente desconhecido, e deseja saber a que IGREJA este pertence, em razão do costume, pergunta a que ministério pertence.
Da nossa parte, nada pró nem contra, visto que é apenas questão de costume, já que isso, não interfere na fé.
XV, 3, DOM DE ENSINAR, Rom¨12:7; (DOUTOR, 1ªCor¨12:28, 29; Ef¨4:11).
O DOM DE ENSINAR está ligado, com toda a certeza, ao DOUTOR de 1ªCor¨12:28, 29 e Ef¨4:11 (há versões, em que no lugar da palavra doutores, é colocada a palavra mestres, ou instrutores), em razão disto, não levamos em consideração as várias vertentes usadas para este DOM ESPIRITUAL e as aglutinamos como se fora uma só palavra, neste item.
Em Efésios 4:11, a palavra doutores está ligada a pastores (pastores e doutores), porém, preferimos separá-las, porque, pelo menos em tese, o pastor deve exercer tanto o DOM ESPIRITUAL DE PASTOR, quanto o DOM ESPIRITUAL DO ENSINO.
Assim sendo, o pastor pode estar pastoreando sem estar ensinando, e vice-versa.
Como o próprio nome indica, o DOM ESPIRITUAL DE ENSINAR, refere-se ao ensinamento.
Porém, já que é um DOM DO ESPÍRITO SANTO e é dado à IGREJA, o DOM ESPIRITUAL DE ENSINAR é a capacitação dada pelo ESPÍRITO SANTO a um ou mais crentes para o ensinamento da PALAVRA DE DEUS À IGREJA.
A necessidade deste DOM ESPIRITUAL, deve-se ao fato de DEUS desejar que todo o seu povo se aprimore em sua PALAVRA para ser sábio.
Se não houvesse necessidade de sabedoria adquirida, para ser constante na vida dos crentes, DEUS não incentivaria, de forma alguma o estudo da sua PALAVRA; porém, DEUS se preocupa com o seu povo e deseja que este conheça sua PALAVRA, também, através do ensinamento, Êx¨24:12; Lev¨10:8-11¨(11); Deut¨4:1-9, 14, 6:6-9, 11:18-20; 2ºCrô¨17:7-10; Sal¨94:12; Is¨48:17-18.
O próprio JESUS CRISTO não cessava de ensinar, Mat¨5:1-2, 9:35, 13:54.
Para reforçar a necessidade de ensinamento, JESUS CRISTO mandou seus apóstolos ensinarem todas as coisas que lhes havia ensinado, durante o seu ministério terreno, Mat¨28:19-20.
O eunuco mordomo-mor de Candace, rainha dos etíopes, reconheceu a necessidade de aprender, através do ensinamento, ao qual, Filipe atendeu prontamente, At¨8:30-40¨(31, 34).
Paulo ensinou a PALAVRA DE DEUS aos Coríntios, durante um ano e meio, At¨18:1-11¨(11).
Paulo reconhecia a importância das ESCRITURAS para o ensino, Rom¨15:4.
Paulo verificou que Timóteo havia adquirido conhecimento suficiente para ensinar, 1ªCor¨4:17.
Paulo assevera que o bispo (superintendente, pastor), deve ser apto para ensinar, 1ªTim¨3:2.
Paulo orienta Timóteo a ensinar, 1ªTim¨4:11-16¨(13).
Paulo diz que quem ensina bem a PALAVRA DE DEUS deve ser honrado duplamente, 1ªTim¨5:17.
Paulo diz que toda a ESCRITURA, é proveitosa para ensinar e para instruir, 2ªTim¨3:16-17.
João exalta o ensino (doutrina) de CRISTO, 2ªJoão¨9-10.
DEUS se entristece com as pessoas que são instruídas em sua PALAVRA, e não lhe dão ouvidos (não a obedecem), Jer¨32:31-34.
XV, 4, DOM DE EXORTAR, Rom¨12:8.
A exortação, infelizmente, é entendida por muitas pessoas como sendo apenas repreensão.
Porém, a exortação, consiste mais em encorajar, confortar, consolar, ajudar, etc., do que em repreender.
Portanto, o DOM ESPIRITUAL DA EXORTAÇÃO, é a capacidade dada por DEUS, a um irmão, para encorajar, confortar, consolar, ajudar, Tc, algum outro irmão, ou, até mesmo a IGREJA, quando para isso, houver necessidade.
Desta forma, a exortação pode ser coletiva, ou seja, através da pregação, ou particular, ao exortar particularmente um irmão.
DOUTRINA CRISTÃ DO ESPÍRITO SANTO .
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Alguns exemplos de exortação coletiva, At¨11:23, 13:14-45¨(43), 14:22, 15:32, 20:1-2; 1ªCor¨14:3; 2ªCor¨6:1-2, 9:5; 1ªTess¨2:1-6, 3:1-4, 4:1, 5:11; 2ªTess¨3:10-12; Tito¨2:6; Heb¨3:12-13.
Alguns exemplos de exortação particular, 2ªCor¨8:6, 16-17; 1ªTess¨2:11.
Às vezes, a exortação vem acompanhada de admoestação, que significa, advertir de falta; censurar ou repreender, Tito¨2:15; Heb¨12:5-8.
XV, 5, DOM DE REPARTIR (CONTRIBUIR, DAR), Rom¨12:8.
O DOM DE REPARTIR, como o próprio nome indica, refere-se à doação de parte dos bens que um crente possua, em benefício de outros.
A BÍBLIA SAGRADA orienta todos filhos de DEUS, indistintamente, a serem dizimistas, Mal¨3:10; Mat¨23:23; Luc¨11:42.
Quando um irmão entrega o seu dízimo, está repartindo um pouco do que tem.
Entretanto a entrega do dízimo, ainda que seja um ato de fé, constitui-se apenas e tão-somente num dever de todo o CRISTÃO.
Desta forma, a nosso ver, o dizimista, ainda que fiel, não está exercendo o DOM DE REPARTIR.
O DOM DE REPARTIR é exercido, quando um irmão dá em benefício de outros, além do que é estipulado por DEUS.
Muitas vezes, o DOM DE REPARTIR é tão intenso, que a pessoa que tem e exerce este DOM, também passa a ter necessidades, neste caso, a pessoa reparte, até, acima das suas possibilidades.
Temos, no NOVO TESTAMENTO, alguns exemplos do exercício cabal do DOM DE REPARTIR, Mar¨12:41-44; At¨4:32-37; 2ªCor¨8:1-5.
Há também o incentivo à prática deste DOM, 2ªCor¨8:7.
Portanto, o DOM DE REPARTIR é a capacidade especial dada pelo ESPÍRITO SANTO a certos irmãos, de cooperarem com a IGREJA, ou com algum necessitado, em particular, além do que é solicitado por DEUS como contribuição normal (qual seja, o dízimo).
XV, 6, DOM DE PRESIDIR (LIDERAR, GOVERNAR), Rom¨12:8; 1ªCor¨12:28.
A capacidade de liderança é necessária, em qualquer sociedade humana, inclusive, numa IGREJA CRISTÃ.
Para as sociedades seculares a capacidade de presidir é natural.
Para a IGREJA de JESUS CRISTO, o ESPÍRITO SANTO dá o DOM ESPIRITUAL DE PRESIDIR, LIDERAR ou GOVERNAR.
Se alguma IGREJA de JESUS CRISTO é, ou for, liderada por alguém que tenha apenas a capacidade natural para a liderança, esta liderança poderá enveredar e, até mesmo, sem muita dificuldade, chegar ao despotismo.
Se virmos uma IGREJA cuja liderança seja despótica, à mesma lhe falta o DOM ESPIRITUAL da PRESIDÊNCIA, ou LIDERANÇA.
É bem possível que, a mesma, nem seja uma IGREJA de JESUS CRISTO.
Portanto, este DOM DO ESPÍRITO SANTO é imprescindível, para toda e qualquer IGREJA de JESUS CRISTO, por isso mesmo, esta é equipada com o DOM ESPIRITUAL DA PRESIDÊNCIA, LIDERANÇA ou GOVERNO.
Em 1ªTimóteo Paulo ensina que quem deseja governar a IGREJA, também deve governar bem a sua casa, para os diáconos a recomendação é a mesma, 1ªTim¨3:1-13.
A IGREJA deve reconhecer e amar aqueles que recebem do ESPÍRITO SANTO O DOM ESPIRITUAL DA PRESIDÊNCIA, LIDERANÇA, ou GOVERNO, 1ªTess¨5:12-13; 1ªTim¨5:17-18.
O irmão que recebe de DEUS este DOM tem o dever de empenhar-se para não se deixar levar pelo desejo carnal de dominar a IGREJA, a seu bel-prazer, 1ªPed¨5:1-3.
O DOM ESPIRITUAL DA PRESIDÊNCIA, LIDERANÇA, ou GOVERNO é a capacidade dada por DEUS a determinado irmão para liderar a IGREJA, ou algum departamento da mesma, quando da existência deste.
XV, 7, DOM DE MISERICÓRDIA, Rom¨12:8.
Como CRISTÃOS temos o dever de fazer o bem a todos os homens, ou seja, devemos ser misericordiosos, Mat¨18:21-33¨(33); Luc¨6:36; Gál¨6:10; 1ªPed¨3:8.
Os misericordiosos são BEM-AVENTURADOS, Mat¨5:7.
O ensinamento central da parábola do bom samaritano é a misericórdia, Luc¨10:25-37.
Há, nas IGREJAS de JESUS CRISTO, crentes com uma capacidade toda especial, ou uma grande sensibilidade, para com o sofrimento do próximo, ao ponto de estarem sempre prontos a ajudar de modo prático aos sofredores.
Cremos que Dorcas era possuidora deste DOM DO ESPÍRITO SANTO, At¨9:36-39¨(37).
O DOM DA MISERICÓRDIA é muito propício aos médicos, enfermeiros, assistentes sociais, Tc, CRISTÃOS.
Porém, o DOM ESPIRITUAL DA MISERICÓRDIA, como todos os demais DONS ESPIRITUAIS, pode ser distribuído pelo ESPÍRITO SANTO a outros irmãos que não trabalhem nesta área, pois o ESPÍRITO SANTO É SOBERANO, 1ªCor¨12:11.
A misericórdia não se restringe apenas à prática do bem, a que nos referimos até aqui.
A misericórdia também é exercitada, cremos que, muito mais intensamente, através do perdão, Mat¨18:21-33¨(33).
Neste caso, o maior exemplo de misericórdia é o próprio DEUS, Tito¨3:4-7¨(5).
O bom CRISTÃO possuidor do DOM DA MISERICÓRDIA deve exercitá-lo com muita alegria, Rom¨12:8.
XV, 8, DOM DO CELIBATO, 1ªCor¨7:7-8.
O DOM ESPIRITUAL DO CELIBATO é a capacidade dada pelo ESPÍRITO SANTO a um crente, para permanecer solteiro ou viúvo, sem que, por isso, enverede para uma vida impura.
Em 1ªCor¨7:7-8, Paulo diz que tem esse DOM.
Porém, também diz: “Quem não tem esse DOM deve casar-se”, 1ªCor¨7:9.
Cremos que JESUS CRISTO faz referência a este DOM ESPIRITUAL, em Mat¨19:3-12¨(11-12).
Em virtude do que foi estudado, o celibato não é, nem jamais poderá ser, uma imposição para qualquer CRISTÃO qualquer que seja sua posição dentro da IGREJA DE JESUS CRISTO.
XV, 9, DOM DA PALAVRA DA SABEDORIA, 1ªCor¨12:8.
Este DOM ESPIRITUAL está ligado à promessa de JESUS CRISTO em Luc¨12:11-12, 21:12-15, promessa esta, que garante aos crentes uma sabedoria sem estudo e sem premeditação, desde que haja extrema necessidade.
Em At¨6:8-15¨(10), podemos ver Estêvão no exercício deste DOM ESPIRITUAL.
Em Êx¨4:12, DEUS garantiu a Moisés este tipo de DOM.
Porém, ainda que este tipo de sabedoria seja indispensável, porque necessária, e garantida a todos os filhos de DEUS, o CRISTÃO não pode restringir-se apenas e tão-somente a este tipo de sabedoria.
Como podemos verificar claramente em Ef¨1:16-19 e Col¨1:9-12¨(9), Paulo ora a DEUS para que dê aos crentes a sabedoria DIVINA.
Em 1ªCor¨2:1-16, Paulo exalta a sabedoria dada por DEUS, em detrimento da sabedoria humana.
Segundo Pedro, Paulo recebeu de DEUS O DOM DA SABEDORIA, 2ªPed¨3:15-16.
Tiago orienta os crentes a pedirem sabedoria a DEUS, Tiago¨1:5-7.
Já no ANTIGO TESTAMENTO, José foi agraciado com tal capacidade, At¨7:9-10, a qual, foi usada por DEUS, na área secular, principalmente, em benefício do seu povo (o povo israelita).
Se não houvesse necessidade de sabedoria constante, ou seja, a adquirida através do estudo e das pregações, DEUS não incentivaria, de forma alguma, o estudo da sua PALAVRA.
Porém, DEUS se preocupa com o seu povo e deseja que este conheça a sua PALAVRA através do ensinamento, que, por sua vez, provoca o aprendizado, sendo este, imprescindível, para a aquisição da sabedoria constante, Êx¨24:12; Lev¨10:8-11; Deut¨4:1, 5, 14, 6:6-9, 11:18-20; 2ºCrô¨17:7-10; Sal¨94:12; Is¨48:17-18.
O próprio JESUS CRISTO ensinava incansavelmente, Mat¨5:1-2, 9:35, 13:54.
Para que a sabedoria constante seja passada a todos os crentes, o ESPÍRITO SANTO equipa a IGREJA com o DOM ESPIRITUAL DO ENSINO, Rom¨12:7, o qual, deve ser executado com dedicação.
O DOM ESPIRITUAL DE ENSINAR, já foi estudado neste capítulo, no item XV, 3. Devido ao entendimento errado sobre o DOM ESPIRITUAL DA PALAVRA DA SABEDORIA, há igrejas que se intitulam CRISTÃS, mas, não ensinam a PALAVRA DE DEUS, por não admitirem o estudo da mesma.
Em virtude disso, suas pregações são feitas, abrindo aleatoriamente a BÍBLIA SAGRADA, sem que haja sequer uma mínima preparação prévia, sobre o que há de ser pregado.
Todavia, de modo algum queremos afirmar, que tal fato não possa acontecer, numa situação inesperada, porém usar esse método como prática usual é deixar ao acaso uma missão de extrema importância, qual seja, a proclamação e o ensinamento da PALAVRA DE DEUS.
XV, 10, DOM DA PALAVRA DA CIÊNCIA (CONHECIMENTO), 1ªCor¨12:8.
O DOM ESPIRITUAL DA PALAVRA DA CIÊNCIA tem um tanto quanto de semelhança com o DOM DA SABEDORIA, estudado no item anterior.
Desde que, de acordo com a soberana vontade de DEUS, haja necessidade, o crente pode demonstrar conhecimento (ciência) de algum fato desconhecido, trazendo-o à tona.
No episódio sobejamente conhecido de Ananias e Safira, At¨5:1-11, Pedro, pelo ESPÍRITO SANTO, demonstrou conhecimento (ciência) de um fato conhecido (em termos humanos) apenas e tão-somente pelo casal dominado pela mentira.
Este tipo de CIÊNCIA não está baseado na informação, ou estudo, mas sim, na demonstração da onisciência do ESPÍRITO SANTO.
Porém, cremos que o DOM ESPIRITUAL DA CIÊNCIA também se aplica, e muito bem, ao irmão estudioso sistemático da PALAVRA DE DEUS, o qual, através desse mesmo estudo, se aprofunda no conhecimento dos ensinamentos da BÍBLIA SAGRADA, profundidade impossível, a quem com a mesma não tem tal afinidade.
O significado da palavra ciência, no minidicionário Aurélio, nos autoriza a crer desta forma, visto que, para o mesmo temos os próximos significados:
01, Conhecimento, informação.
02, Saber que se adquire pela leitura e meditação; instrução.
03, Conjunto organizado de conhecimentos sobre determinado objeto, em especial os obtidos mediante a observação dos fatos e um método próprio.
Assim sendo, quem se debruça paciente e sistematicamente sobre a BÍBLIA SAGRADA, dela, extrai uma imensidão de profundas e gloriosas verdades, as quais, são extremamente necessárias e úteis, tanto para a pessoa que estuda, quanto para a IGREJA, desde que tais conhecimentos e verdades também sejam transmitidas a esta.
O DOM ESPIRITUAL DA CIÊNCIA aliado ao DOM DA SABEDORIA e ao DOM DO ENSINO, proporciona grandes benefícios à IGREJA de JESUS CRISTO, como um todo, bem como, a cada crente em particular.
Infelizmente, para tristeza nossa, há pessoas que pensam e ou afirmam ter este DOM ESPIRITUAL, porém a prática de tais pessoas, consiste em ler, na presença de alguém, geralmente um interessado, uma passagem aleatória da BÍBLIA SAGRADA e, partindo da mesma, adivinharem a vida de tal pessoa, bem como, falarem sobre o seu futuro.
Vejamos o ensinamento do nosso SALVADOR JESUS CRISTO acerca da preocupação com o dia de amanhã, Mat¨6:31-34.
Esta prática, com absoluta certeza, não é demonstração do DOM DA CIÊNCIA, mas adivinhação, a qual é condenada pela própria BÍBLIA SAGRADA, sendo esta, infelizmente, usada para uma prática
condenada por DEUS, o qual, é o autor da mesma, Deut¨18:9-14; Miq¨3:1-12¨(11); At¨16:16-21¨(16-18).
O crente genuíno, com toda a coragem, fé e em obediência a DEUS, há de fugir para bem longe desta prática, pois a mesma não se coaduna com a sua vontade, além do que, também tem o dever de advertir quem usa, e abusa, deste artifício maléfico e enganoso e, porque não dizer, diabólico.

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