Páginas

sábado, 23 de janeiro de 2010

DOUTRINA CRISTÃ DO ESPÍRITO SANTO - 15 b

XV, 11, DOM DA FÉ, 1ªCor¨12:9.
Quando falamos no DOM DA FÉ, estamo-nos referindo à FÉ CRISTÃ, não à fé comum do homem, da qual todo o ser humano normal é dotado.
Portanto, quando há referência a fé, há a necessidade de sabermos qual a fé que está sendo considerada, para que não haja confusão quanto à sua aplicação bem como aos resultados esperados.
A FÉ CRISTà só é possível, por uma deferência toda especial de DEUS em prol do ser humano, visto que; por si só, é impossível ao homem chegar a ter a FÉ CRISTè!
Portanto, para que o ser humano tenha a FÉ CRISTÃ, há de recebê-la como um DOM DE DEUS (um presente imerecido de DEUS), porém necessário e imprescindível, sem o qual jamais alguém seria, ou se tornaria filho de DEUS, Ef¨2:8.
Quanto à FÉ CRISTÃ há, pelo menos três tipos de fé a considerar, quais sejam:
A, A FÉ SALVADORA.
B, A FÉ DOUTRINÁRIA.
C, A FÉ REALIZADORA.
Vejamos cada uma destas em particular.
XV, 11, A, O DOM DA FÉ SALVADORA.
Como já vimos, o DOM DA FÉ CRISTÃ é imprescindível para que uma pessoa tenha a FÉ CRISTÃ e seja crente em JESUS CRISTO, Ef¨2:8.
Por crente em JESUS CRISTO consideramos uma pessoa ETERNAMENTE SALVA.
Por pessoa ETERNAMENTE SALVA, consideramos uma pessoa que crê em JESUS CRISTO, como seu ÚNICO E SUFICIENTE SALVADOR, bem como, nas promessas BÍBLICAS acerca da SALVAÇÃO ETERNA, João¨3:16-18, 36, 6:37-40, 10:27-30; At¨4:12; Rom¨8:1-2.
O DOM DA FÉ SALVADORA é dado por DEUS a toda a pessoa que, após haver sido EVANGELIZADA, dá lugar à PALAVRA DE DEUS e responde afirmativamente ao trabalho do ESPÍRITO SANTO em seu coração, João¨16:7-11, aceitando a JESUS CRISTO como seu único e suficiente SALVADOR (conversão), João¨3:16-18.
É necessário que tenhamos em nossa mente a seguinte verdade:
o DOM DA FÉ SALVADORA é igual para todas as pessoas salvas por JESUS CRISTO, Ef¨4:5.
Em nosso estudo sobre a DOUTRINA CRISTÃ DA SALVAÇÃO ETERNA nos alongamos mais sobre este assunto.
XV, 11, B, O DOM DA FÉ DOUTRINÁRIA.
O DOM DA FÉ DOUTRINÁRIA é o presente de DEUS à IGREJA DE JESUS CRISTO, como um todo, e a cada salvo por JESUS CRISTO, em particular, para crer nas verdades básicas e essenciais à sua tranqüilidade espiritual.
A totalidade da verdade doutrinária foi de uma vez por todas dada aos santos, Judas¨3.
Apesar de ser um DOM, o salvo por JESUS CRISTO há de esforçar-se, através do estudo da BÍBLIA SAGRADA, para aprimorá-lo, porque, DEUS jamais negará este DOM ao filho que obedientemente se debruça sobre a BÍBLIA SAGRADA e se esforça, sem qualquer preconceito, para assimilar e colocar em prática na sua vida a verdade que com toda a certeza passará a fazer parte da sua existência, por isto, devemos acatar humildemente o que nos diz Tiago¨1:5-6, 3:13-18; porém, não basta pedir, é necessário agir, ¨Tim¨2:15, 3:14-17.
Por haver necessidade de estudo, este é um DOM progressivo, o qual cresce e se multiplica à medida que o filho de DEUS se aplica ao estudo e meditação da BÍBLIA SAGRADA.
XV, 11, C, O DOM DA FÉ REALIZADORA.
Além do DOM da FÉ CRISTÃ ou seja, FÉ SALVADORA, e do DOM DA FÉ DOUTRINÁRIA, DEUS dota alguns CRISTÃOS com um tipo diferente de DOM DE FÉ, qual seja o importantíssimo DOM DA FÉ REALIZADORA, 1ªCor¨12:9.
O DOM DA FÉ REALIZADORA, é bem diferente do DOM DA FÉ SALVADORA, e do DOM DA FÉ DOUTRINÁRIA, visto que o DOM DA FÉ SALVADORA, é igual para todos, Ef¨4:1-16¨(5), e o DOM DA FÉ DOUTRINÁRIA depende do estudo e esforço pessoal e é progressivo, Tiago¨1:5-6.
Já o DOM DA FÉ REALIZADORA, segundo 1ªCor¨12:9, é dado pelo ESPÍRITO SANTO apenas a alguns crentes e como podemos verificar, sem nenhuma dificuldade, na prática, há irmãos com diferentes graus de fé realizadora.
De certa forma, todos os crentes em JESUS CRISTO têm o DOM DA FÉ REALIZADORA, pois todos realizam algo para o REINO DE DEUS, porém, não há dúvida quanto ao fato de que há alguns crentes que realizam obras tais, que se sobressaem às dos demais irmãos.
Este DOM DA FÉ REALIZADORA, com o qual algumas pessoas SALVAS por JESUS CRISTO são dotadas, é que possibilita a realização das várias e gloriosas obras levadas a efeito pelo povo de DEUS, quer seja, na propagação, aprimoramento, crescimento da sua obra, etc.
Não fora o DOM DA FÉ REALIZADORA distribuído pelo ESPÍRITO SANTO, toda a obra de DEUS seria creditada aos crentes.
Porém, toda a obra levada a efeito pelo povo de DEUS, na realização da sua obra, tem à frente o próprio DEUS, o qual, na pessoa do ESPÍRITO SANTO outorga todos os DONS ESPIRITUAIS ao seu povo, inclusive o DOM DA FÉ REALIZADORA, Rom¨12:1-8; 1ªCor¨12:1-31.
Por isso, jamais esqueçamos, todos os louros da vitória do povo de DEUS hão de ser, totalmente, creditados ao próprio DEUS.
Nosso estudo sobre a DOUTRINA CRISTÃ DA FÉ, ensina mais sobre a .
XV, 12, DOM DE CURAR, 1ªCor¨12:9, 28, 30.
Nas duas primeiras passagens BÍBLICAS, a palavra CURAR não está isolada, está, isto sim, acompanhada de duas outras palavras formando uma expressão com três palavras, qual seja, DONS DE CURAR, esta expressão sugere-nos, sem que haja necessidade de nenhuma ginástica mental, que para cada enfermidade há um DOM ESPIRITUAL DE CURA, específico.
Durante o ministério apostólico temos notícia de muitas curas efetuadas por DEUS através dos apóstolos, At¨3:1-10; 14:8-10; 19:11-12, 28:8-9.
Entretanto, nem todas as pessoas que estavam doentes, naquela época, foram curadas (até alguns CRISTÃOS), como podemos verificar nos próximos exemplos.
01, Timóteo, 1ªTim¨5:23.
02, Trófimo o qual, também foi deixado enfermo em Mileto, 2ªTim¨4:20.
O próprio JESUS CRISTO no episódio da cura do paralítico no tanque de Betesda, de acordo com o que nos relata a BÍBLIA SAGRADA, curou apenas um paralítico, deixando todos os demais enfermos, que lá estavam, sem curar, João¨5:1-9.
Embora a IGREJA DE JESUS CRISTO seja equipada com DONS ESPIRITUAIS DE CURAR, nem a medicina, nem os medicamentos devem ser desprezados, já que tanto estes, quanto aquela, são bênçãos de DEUS à humanidade, o próprio JESUS CRISTO, sem nenhuma crítica, se refere aos médicos, como algo necessário aos enfermos, Mat¨9:12; Mar¨2:17; Luc¨5:31.
Quanto aos remédios não vemos, no seu uso, qualquer mal, Paulo orienta Timóteo a tomar um remédio natural, 1ªTim¨5:23.
Isaías também receitou um remédio para o rei Ezequias, 2ºReis¨20:7.
Entretanto, ainda que Isaías receitou a pasta de figos como remédio, o qual, serviu para que o rei Ezequias sarasse, quem curou aquela enfermidade foi, com toda a certeza, DEUS.
Igualmente, todas as enfermidades quando saradas, são, indistintamente, curadas por DEUS (ou pelo menos permitidas por DEUS), por isso, devemos render-lhe, grandes graças, não só pela cura de males profundos, como o leproso curado entre dez, que voltou glorificando a DEUS em alta voz, Luc¨17:11-19¨(15), ou o coxo de nascença curado por DEUS, através de Pedro e João na porta formosa do templo, em Jerusalém, At¨3:1-11¨(7-9), mas também pelas curas de males, aparentemente, superficiais e passageiros.
Sabendo que todas as enfermidades, quando curadas, são curadas por DEUS, o crente há de agir de tal forma que o glorifique, também, quando estiver enfermo.
A glorificação a DEUS, numa enfermidade, acontece, quando estamos enfermos e rogamos a DEUS que tome uma providência em prol da cura, quer seja, uma cura direta, ou, até mesmo através de um médico, e do conseqüente tratamento, do qual o médico achar necessário.
Quando estamos enfermos e vamos buscar a ajuda da medicina, devemos, antes de tudo, pedir a DEUS que mostre ao médico qual o mal que nos está acometendo, para que tome as providências necessárias ao rápido restabelecimento.
Se pedirmos a DEUS que não mostre o problema, DEUS poderá atender tal pedido, escondendo o mal, quer seja do próprio médico ou, até mesmo, escondendo-o dos exames que forem executados, sem que o mal tenha sido tirado do corpo.
Dessa forma, o médico pouco ou nada poderá fazer, porém, o mal continua no corpo, já que não houve a cura.
O crente deve ter a coragem de enfrentar a realidade, também em suas enfermidades.
XV, 13, DOM DE OPERAÇÃO DE MARAVILHAS (MILAGRES), 1ªCor¨12:10, 28, 29.
O DOM ESPIRITUAL DA OPERAÇÃO DE MARAVILHAS também é vertida em algumas versões, como operação de obras poderosas, operação de milagres, sinais e prodígios, At¨2:22 atribui a JESUS CRISTO a operação de maravilhas, prodígios e sinais.
Em Heb¨2:4, vemos de novo, sinais, milagres e várias maravilhas.
Para qualquer destas designações, o importante, é reconhecer que alguns irmãos, dotadas com este DOM DO ESPÍRITO SANTO, podem realizar atos ou feitos extraordinários, surpreendentes e prodigiosos, naturalmente, desde que a vontade de DEUS assim o determine.
Na era apostólica, DEUS usava este DOM ESPIRITUAL em abundância, At¨14:1-3; 2ªCor¨12:12.
Porém, o CRISTIANISMO não vivia só de milagres.
Paulo sofreu tremendamente por causa do EVANGELHO, 2ªCor¨6:1-10¨(4-5), 11:22-27.
Quando João recebeu a última revelação APOSTÓLICA estava preso na ilha de Patmos por causa da PALAVRA DE DEUS e pelo testemunho de JESUS CRISTO, Apoc¨1:9.
Além disto, a tradição nos diz que todos os apóstolos, tiveram morte violenta, única e exclusivamente, por causa do EVANGELHO.
Quando sob o comando de DEUS, Moisés libertou o povo israelita do jugo egípcio, muitas maravilhas se operaram no Egito, como podemos ver em Êx¨5:1-14:31 e muito mais.
O capítulo onze (11) da carta aos Hebreus, a, chamada, galeria dos heróis da FÉ, desde o versículo 1 até o versículo 35¨a, nos relata feitos extraordinários operados por DEUS, por intermédio do seu povo, antes e durante os tempos do ANTIGO TESTAMENTO.
Porém, nem tudo no ANTIGO TESTAMENTO eram maravilhas para o povo de DEUS, é o que nos diz o mesmo capítulo¨11 do livro de Hebreus dos versos 35¨b-40.
Portanto, fiquemos tranqüilos, se nos dias atuais há dificuldade para vermos sinais em tão grande quantidade, como nos tempos antigos.
Porém, DEUS é o mesmo e desde que, a seu ver, haja necessidade, com toda a certeza, operará sinais, maravilhas, milagres, prodígios, Tc, com a mesma glória que sempre operou, usando um filho seu, única e exclusivamente, para sua honra e glória.
Entretanto, um cuidado há de ser observado pelo povo de DEUS, qual seja, o de observar se as maravilhas que acontecem são operadas, realmente, por DEUS, já que o diabo, infelizmente, também produz maravilhas enganosas, a fim de enganar os incautos, Mat¨7:21-23, 24:23-24; 2ªCor¨11:13-15.
Portanto, qualquer pessoa (seja ela quem for, vindo de onde vier ou estando onde estiver) que opera maravilhas e manda as pessoas para um DEUS que não seja o ONIPOTENTE, ONIPRESENTE, ONISCIENTE, nem SALVADOR ETERNO, há de ser rejeitada, com toda a coragem e determinação, por todos os crentes em JESUS CRISTO, como DEUS determina em Deut¨13:1-18¨(1-5); vejamos também 2ªJoão¨9-11.
XV, 14, DOM DE DISCERNIR ESPÍRITOS, 1ªCor¨12:10.
Este DOM ESPIRITUAL, à primeira vista, pode parecer referir-se ao reconhecimento de um espírito que esteja dominando, ou possuindo uma pessoa, se tal espírito é de DEUS, ou do diabo.
Quando isto acontece, não é muito difícil reconhecer a possessão diabólica, ou demoníaca, já que a ação de DEUS, sobre a vida de uma pessoa, jamais tira desta, o controle das suas ações.
O DOM de discernimento de espíritos é muito mais sutil, pois a pessoa que está sendo averiguada, ou analisada, pode ser:
01, Um lobo devorador, vestido com pele de cordeiro (ovelha), Mat¨7:15.
02, Um ministro do diabo, transfigurado em anjo de luz, 2ªCor¨11:13-15.
Por isso, o ESPÍRITO SANTO capacita alguns irmãos dentro da IGREJA de JESUS CRISTO, para guardá-la dos malfeitores que, a serviço do diabo, aparecem nas IGREJAS ou, até mesmo, se levantam dentro das mesmas, para, através dos seus laços e enganos, tentarem neutralizar a obra de DEUS.
Paulo, sabedor deste tipo de pessoas, estando em Mileto, manda chamar os líderes da IGREJA de Éfeso para alertá-los acerca deste real e enorme problema, At¨20:17-32¨(28-30).
Em 1ªJoão¨4:1-6, temos um belo exemplo de discernimento de espíritos.
O aspecto focalizado neste texto refere-se, apenas e tão-somente, a um aspecto doutrinário (a humanidade de JESUS CRISTO).
Porém, partindo deste texto, podemos concluir que uma pessoa que não estiver concorde com o conjunto de DOUTRINAS CRISTÃS (a fé que uma vez foi dada aos santos, Judas¨3), nem tiver humildade suficiente para aprendê-las, crê-las e praticá-las, deve ser considerada uma pessoa (espírito) a serviço do diabo.
Daí a necessidade de todos os crentes em JESUS CRISTO estarem bem preparados nas DOUTRINAS CRISTÃS (FÉ DOUTRINÁRIA), para poderem repelir todos aqueles que, a serviço do diabo, os desejam iludir com suas vis artimanhas.
O apóstolo João é enfático acerca deste problema, 2ªJoão¨9-11.
Por tudo isto, é extremamente preferível a um crente inexperiente, escutar o alerta do seu pastor (desde que este seja filho de DEUS), ou de um irmão mais experiente que tenha um agudo DOM DA FÉ DOUTRINÁRIA (desde que este também seja filho de DEUS), ou que possua o DOM DE DISCERNIR ESPÍRITOS, a deixar-se levar pelo engodo e mentira dos servos do diabo, que podem aparecer de muitos lados (inclusive de dentro da igreja), aproveitando-se de muitas brechas.
Este DOM ESPIRITUAL ajusta-se muito bem à pessoa do pastor, bem como às demais lideranças da IGREJA, entretanto, sem dificuldade alguma, o ESPÍRITO SANTO pode dotar outro irmão com este DOM ESPIRITUAL.
Não cremos que haja um pastor genuinamente CRISTÃO, sem este indispensável DOM ESPIRITUAL.
Como ficaria uma IGREJA DE JESUS CRISTO se o seu pastor, estivesse destituído deste imprescindível DOM ESPIRITUAL¨?
Estaria com toda a certeza, à mercê de tudo e de todos¨!!! Principalmente à mercê do diabo¨!!!

1   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11
12   13   14   15   15a   15b   15c   15d   16

Nenhum comentário:

Postar um comentário