Páginas

sábado, 23 de janeiro de 2010

DOUTRINA CRISTÃ DO ESPÍRITO SANTO - 15 d

XV, 16, DOM DE INTERPRETAR LÍNGUAS, 1ªCor¨12:10, 30.
Como o nome indica, o DOM ESPIRITUAL DE INTERPRETAR LÍNGUAS é a capacidade dada pelo ESPÍRITO SANTO, a algum irmão, para entender o que está sendo falado em outras línguas, para transmitir à IGREJA aquilo que esta não entenderia de modo natural.
Este DOM ESPIRITUAL não pode ser usado por DEUS, para que alguém interprete algo que está sendo falado, apenas por falar (a não ser que seja para desmascarar quem está falando).
Porém, pode muito bem ser aplicado e usado, para que todos os presentes na IGREJA tomem conhecimento do que está sendo falado (naturalmente, a mandado de DEUS), para que ninguém fique alheio ao que está acontecendo e, em conseqüência, também receba edificação.
Na BÍBLIA SAGRADA não temos nenhum exemplo prático deste DOM ESPIRITUAL.
XV, 17, DOM DE APÓSTOLO, 1ªCor¨12:28, 29; Ef¨4:11.
Não só em 1ªCor¨12:28, 29; Ef¨4:11 e nos EVANGELHOS, a BÍBLIA faz referência a apóstolos, mas também em At¨1:25-26; Rom¨1:5; 1ªCor¨9:1-2; Gál¨2:8, além de muitas outras passagens BÍBLICAS.
O DOM ESPIRITUAL DE APÓSTOLO há de ser estudado, levando-se em conta, dois aspectos, quais sejam:
A, O DOM DE APÓSTOLO, NO ASPECTO RESTRITO.
B, O DOM DE APÓSTOLO, NO ASPECTO GERAL.
Vejamos cada um, destes aspectos, em particular.
XV, 17, A, O DOM DE APÓSTOLO, NO ASPECTO RESTRITO.
No aspecto restrito, os apóstolos, se reduzem ao grupo dos doze, Mat¨10:1-4; Mar¨3:13-19; Luc¨6:12-16, também de Paulo, Rom¨1:1; 1ªCor¨9:1-2; Gál¨1:1.
Os doze foram diretamente chamados por JESUS CRISTO, , Mat¨10:1-4; Mar¨3:13-19; Luc¨6:12-16, Os doze foram capacitados por JESUS CRISTO para realizarem milagres, Mat¨10:8; At¨2:43, 5:12.
Os doze excluindo-se Judas (já morto) foram testemunhas da ressurreição de JESUS CRISTO, Mat¨28:16-20; Luc¨24:33-53; João¨20:19-30; At¨1:1-10.
Os doze, junto aos profetas do ANTIGO TESTAMENTO, são o fundamento sobre o qual a IGREJA está construída, sendo que este fundamento, está colocado sobre JESUS CRISTO, A PRINCIPAL PEDRA DE ESQUINA, Ef¨2:20.
Os doze juntamente com Marcos, Lucas, Paulo, Tiago, Judas e o autor da carta aos Hebreus, são os autores humanos, do NOVO TESTAMENTO, sendo por isso, os porta-vozes de DEUS, para a FÉ uma vez por todas entregue aos santos, Judas¨3, a qual é a doutrina dos apóstolos, At¨2:42.
No aspecto restrito, o DOM DE APÓSTOLO, deixou de existir, com a morte de todos eles, não existindo, por isso, tal DOM ESPIRITUAL, nos dias atuais.
Porém, no NOVO TESTAMENTO há, pelo menos, mais um irmão, o irmão Barnabé, o qual é, também denominado de APÓSTOLO, em At¨14:14.
Possivelmente Andrônico e Júnias, também são chamados de apóstolos, Rom¨16:7.
Em virtude desta abertura, necessitamos estudar o DOM DE APÓSTOLO no aspecto geral.
XV, 17, B, O DOM DE APÓSTOLO, NO ASPECTO GERAL.
A palavra APÓSTOLO provém da palavra grega “APOSTELLO”, a qual significa “ENVIAR”.
Desta forma, a palavra APÓSTOLO, significa:
O enviado para executar alguma missão.
Com este significado, o DOM ESPIRITUAL DE APÓSTOLO, tem as portas abertas para além dos apóstolos escolhidos por JESUS CRISTO.
O próprio JESUS CRISTO é o APÓSTOLO da nossa confissão, Heb¨3:1.
JESUS CRISTO, que foi enviado pelo PAI, João¨3:17, também envia os seus apóstolos, João¨20:21.
Assim como JESUS CRISTO foi enviado pelo PAI, para ser o nosso SALVADOR, ele enviou seus apóstolos para propagarem o EVANGELHO.
Porém, os enviados por JESUS CRISTO, não foram apenas os seus apóstolos diretos, já que, continua enviando CRISTÃOS do mundo inteiro, para o mundo inteiro (MISSIONÁRIOS enviados à distância, ou EVANGELISTAS que trabalham em suas IGREJAS locais), Mat¨28:19-20; Mar¨16:15-16; At¨1:8, para esclarecerem as pessoas, acerca da vontade de DEUS, que é dar a SALVAÇÃO ETERNA a todos os seres humanos, usando para isso a poderosa mensagem do EVANGELHO, Rom¨1:16.
Paulo enfatiza sua missão missionária, em três passagens, Rom¨1:5; 1ªCor¨9:2; Gál¨2:8, nas quais, Paulo fala claramente, como um missionário que semeou o EVANGELHO no mundo.
Seu apostolado missionário está comprovado pelas IGREJAS que plantou, as quais, além de plantadas, foram alimentadas, espiritualmente, por ele, aliás, esta tarefa fazia parte de suas grandes preocupações, 2ªCor¨11:28.
Portanto, no aspecto geral, o DOM ESPIRITUAL DE APÓSTOLO continua ativo em nossos dias, já que, todos os filhos de DEUS são enviados ao mundo com a missão de semear o EVANGELHO, se não diretamente, vão indiretamente ao mundo através de irmãos comissionados para essa tarefa (MISSIONÁRIOS E EVANGELISTAS).
XV, 18, DOM DE SOCORRER, 1ªCor¨12:28.
O DOM ESPIRITUAL DE SOCORRER é a capacidade dada por DEUS a algum irmão, para ajudar alguém que esteja levando sozinho um fardo, ou que esteja executando uma tarefa muito difícil.
Quando o socorro chega, inegavelmente, o trabalho a ser realizado, torna-se tanto mais fácil e suave, quanto maior for a ajuda dada.
Um exemplo prático do DOM DE SOCORRER está no livro de Atos 6:1-7.
O crente que recebe do ESPÍRITO SANTO este DOM ESPIRITUAL está sempre pronto a ajudar quem necessita de ajuda, quer seja, dentro ou, até mesmo, fora da IGREJA.
XV, 19, DOM DE EVANGELIZAR, Ef¨4:11.
EVANGELIZAR é transmitir o EVANGELHO no poder do ESPÍRITO SANTO.
Filipe é conhecido como EVANGELISTA, At¨21:8.
Timóteo é incentivado a fazer a obra de um EVANGELISTA, 2ªTim¨4:5.
Além de Paulo, que fez várias viagens missionárias, o maior exemplo que temos de um EVANGELISTA, no NOVO TESTAMENTO, é Filipe, At¨8:5-13, 26-40, Pedro, também foi EVANGELISTA, At¨10:1-48.
Após a morte de Estêvão, os crentes foram perseguidos em Jerusalém e (exceto os apóstolos) dispersaram-se pela Judéia e Samaria, indo por toda a parte, anunciando a PALAVRA DE DEUS; mesmo que não sejam chamados de EVANGELISTAS, com certeza EVANGELIZARAM, At¨8:1-4.
Alguns crentes dispersos foram até a Fenícia, Chipre e Alexandria, onde houve muitas conversões, At¨11:19-21.
É verdade que há alguns irmãos que recebem de DEUS este DOM específico, os quais, se sentem extremamente bem, quando no exercício do mesmo.
Por isso, há irmãos que dedicam suas vidas à obra da EVANGELIZAÇÃO, quer seja como missionários, quer seja como EVANGELISTAS integrais em suas IGREJAS.
É natural que tanto estes quanto aqueles, hão de ser sustentados pela IGREJA, para não terem problemas de subsistência, a não ser que tenham recursos suficientes, para não dependerem da IGREJA.
Porém, lembramos que, a responsabilidade de EVANGELIZAR, não pode, nem deve ser deixada, apenas e tão-somente com os irmãos que recebem de DEUS este DOM ESPIRITUAL.
Assim sendo, a não ser por motivos de força maior, todos os irmãos têm o dever de EVANGELIZAR, ainda que seja, apenas e tão somente, na entrega de folhetos EVANGELÍSTICOS.
Para entregar folhetos, são necessárias apenas disposição, vontade e compromisso com a ordem de JESUS CRISTO, qual seja, a EVANGELIZAÇÃO, Mat¨28:19-20; Mar¨16:15-16; At¨1:8.
XV, 20, DOM DE PASTOREAR, Ef¨4:11.
O DOM ESPIRITUAL DE PASTOR é imprescindível numa IGREJA DE JESUS CRISTO, tanto quanto, para um rebanho de animais, é necessária a figura de um pastor.
O título, CRISTÃO, de pastor, vem da figura do pastor dos rebanhos de animais.
A exemplo do pastor de animais, o pastor CRISTÃO tem a seu encargo, entre outras coisas:
01, ALIMENTAR (APASCENTAR) O REBANHO.
Sal¨23:1-2, 5; Jer¨3:15; At¨20:28.
02, GUIAR O REBANHO.
Sal¨23:1-3; João¨10:1-4.
03, PROTEGER O REBANHO.
João¨10:11-15; At¨20:28.
04, RESTAURAR O REBANHO.
Sal¨23:5; Ez¨34:4, neste último versículo, DEUS mostra o que o pastor deveria fazer e não fez.
Desta forma, o pastor CRISTÃO tem uma grande responsabilidade em suas mãos, qual seja, a de zelar pela parcela do povo de DEUS, que está colocada sob os seus cuidados, para ser tratada convenientemente, naturalmente, de acordo com a vontade de DEUS.
Por uma questão de sinonímia, evitamos a repetição de alguns estudos, colocando alguns termos num só estudo, repetição desnecessária para o intuito deste estudo sobre o ESPÍRITO SANTO.
Chamamos a atenção para este ponto, em virtude da possibilidade de algum irmão adquirir alguma literatura CRISTÃ que aborde este assunto doutrinário e encontre, na mesma, um número diferente de DONS ESPIRITUAIS do que apresentamos neste estudo, quer seja para mais, ou para menos.
Assim sendo, não nos incomodemos com alguma divergência, quanto à quantidade de DONS ESPIRITUAIS extraídos da BÍBLIA SAGRADA, visto que a abordagem deste assunto pode ter vários pontos de vista.

1   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11
12   13   14   15   15a   15b   15c   15d   16

Nenhum comentário:

Postar um comentário