Páginas

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

A SEGURANÇA DO CRENTE

A SEGURANÇA DO CRENTE



Nós temos segurança! Está descrita em Romanos 8.31-33: 

"Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como não nos dará também com ele todas as coisas? Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus?" (cf. vv. 34-39). 

E quem não se posiciona em Cristo permanece em condenação, é brinquedo de Satanás (cf. 2Co 5.17), e continua sob maldição (Ef 2.1-3). É verdade que temos uma feroz, constante, árdua batalha espiritual a vencer! Lutamos contra os poderes do mal (Ef 6.12); o Inimigo quer nos levar ao pecado; quer que duvidemos, e precisa dúvida maior que esta de fazer desacreditada a obra completa de Jesus Cristo, dizendo que ainda estamos debaixo de maldição? Paralela a isso, só a anticristã, anti-evangélica idéia de que o crente pode perder a salvação...

Quer quebrar maldições? Eis a fórmula: seja um evangelista! Cada vez que o irmão ganha para Jesus Cristo uma vida, a maldição sobre aquela vida é quebrada; Satanás se torna impotente! Mas não confunda problemas emocionais, memórias mal curadas, pesadas heranças de uma infância sem carinho, de adolescência mal cuidada, ou casamento mal amado com maldições dos antepassados! Não confunda problemas da psiquê (tristes heranças genéticas ou causados por rejeição, traumas, machucões) com maldição da bisavó! Não ande desenhando árvore genealógica para tirar de um "purgatório evangélico" os parentes que já faleceram. Isso é heresia! É, como foi dito, combinação de doutrinas católico-romanas com doutrinas do mormonismo! É a velha tendência de pregar o evangelho e mais alguma coisa porque só o evangelho é considerado insuficiente?! Há quem pregue o batismo infantil para a salvação, ou Jesus e Maria como mediadores; outros grupos s pregam o batismo nas águas e o batismo no Espírito Santo como segunda bênção; a guarda da Lei tem sido anunciada e evidenciada na guarda do sétimo dia (ou guarda o sábado ou perde a salvação?!);e neopentecostais e carismáticos com a salvação mais a quebra de maldições hereditárias para que seja tornada completa a obra de Cristo?!

Olhe para o Calvário! Quer quebrar maldições? Olhe para a cruz, porque ali Jesus foi considerado "amaldiçoado":

"levando ele mesmo (Jesus Cristo) os nossos pecados em seu corpo sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados" (2Pe 2.24). 

Ali, Ele tomou sobre Si nossas enfermidades (ou seja, maldições), nossas dores (maldições), nossas feridas (maldições), os nossos machucões, os nossos pecados!

É; a "Teologia das Maldições Hereditárias" é o evangelho sem cruz, sem Calvário, sem dor, e é o evangelho da vingança. Se eu sou um acúmulo de maldições de gerações passadas (meus pais, avós, bisavós, trisavós), as maldições têm que ser quebradas em mim. Todo esse refugo, esse lixo de pecado, essa tralha, essa imundície é minha, e vai para a cruz de Jesus Cristo! Eu tenho consciência, no entanto, do que ensina a palavra de Deus, e sei que nunca vou ouvir dos lábios de Jesus esta expressão tão cheia de dor: "Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno preparado para o diabo e seus anjos" (Mt 25.41), por uma razão:

"Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro" (Gl 3.13).

E, assim:

"agora, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus" (Rm 8.1).

Sim; há um lugar onde as maldições são quebradas: NA CRUZ, e isso acontece na sua vida quando você recebe a Jesus Cristo. Há uma maldição que é irrevogável, e nunca poderá ser quebrada. É a de Mateus 25.41: "Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno". É a dor dos que estão ao lado de Satanás. No entanto, no destino final, na herança final, no dia final, na Jerusalém eterna, encontro esta expressão: "ALI NÃO HAVERÁ JAMAIS MALDIÇÃO". E fora da Jerusalém Eterna ficarão os malditos ("Ficarão de fora os cães, os feiticeiros, os adúlteros, os homicidas, os idólatras, e todo o que ama e pratica a mentira" ). E, à luz do Novo Testamento, estes que isto praticaram, e não foram libertos pelo sangue do Cordeiro de Deus, porque quem o foi quebrou esta maldição! Que o Senhor nos abençoe!


Leituras Sugeridas]

CODER, S. Maxwell. Blessing. In: EVANS, William. The Great Doctrines of the Bible. Ed. Ampliada. Chicago, Moody, 1976. P. 280-281.

________. Curse. In: EVANS, op. cit. p. 284.


ECKHARDT, John. Curse of the Vagabond and Why Does Deliverance Take So Long? Lansing, IL, H.B.C., 1989.


GONDIM, Ricardo. O Evangelho da Nova Era. 2a ed. SP, Abba Press, 1993. 



HAMILTON, Victor P. ('Arar) To curse. In: HARRIS, R. Laird et al.(Orgs.). Theological Wordbook of the Old Testament. Vol. 1, 2a impressão. Chicago, Moody, 1981. P. 75-76.



HICKEY, Marilyn. Quebre a Cadeia da Maldição Hereditária. São Gonçalo, ADHONEP, 1988. Trad. A. A. Vassão. 



KIVITZ, Ed René. Quebrando as Maldições. In: UNIJOVEM. Ano XII, no. 53 (4T94), p. 18-22.

LINHARES, Jorge. Bênção e Maldição, 2a ed. Venda Nova, Betânia, 1992.


MOTYER, J. A. Maldição.In: DOUGLAS, J. D. et al. (Orgs.). Novo Dicionário da Bíblia. Vol. 2. SP, Junta Editorial Cristã, 1966. Trad. J. Bentes. p. 987 - 988.



OSWALT, John N. (Barak) To kneel, bless, praise, salute, curse. In: HARRIS, Op. cit. p. 132-133.


RODOVALHO, Robson. Quebrando as Maldições Hereditárias. Goiânia, Koinonia, 1991.



SCHARBERT, Josef. Blessing. In: BAUER, Johannes B. (Org.). Encyclopedia of Biblical Theology. NY, Crossroads, 1981. P. 69-75.
________. Curse.In: BAUER, Op. cit. p. 174-179.


TERRA, J. E. M. Teologia da Bênção na Sagrada Escritura e Religião Popular. In: Revista de Cultura Bíblica (RCB). Vol. VIII (nos. 29/30), 1984. P. 3-18.

________. A Maldição na Sagrada Escritura. In: RCB, p. 37-42.

________. Bênção no Antigo Testamento. In: RCB, p. 37-72.

________. A Bênção no Novo Testamento. In: (RCB), p. 80-88.



VAN IMSCHOOT, P. Bênção. In: VAN DEN BORN, A. (Org.) Dicionário Enciclopédico da Bíblia. 2a ed. Petrópolis, Vozes, 1977. Trad. F. Stein. P. 170-171.

________. Maldição. In VAN DEN BORN, Op. cit., p. 927.



WENHAM, John W. O Enigma do Mal. SP, Vida Nova, 1989. Trad. M. L. Redondo.



WORLEY, Win. Eradicating the Hosts of Hell. Lansing, IL, H.B.C., 1983.
________. Curses and Soul Ties/ Binding and Loosing Spirits. Reimpr. Lansing, IL.: HBC, 1990.
________. Warfare Prayers. Revisado. Lansing, IL, H.B.C., 1991.

________. Diario de un Exorcista. Lansing, IL, HBC, s/d. Trad. F. Boshold et al.

1   2   3   4   5   6   7   8

Nenhum comentário:

Postar um comentário