Páginas

sábado, 23 de janeiro de 2010

CONCLUSÃO - 8


CONCLUSÃO
Até parece que a Antiga Aliança era só alegria. Na verdade, a Nova Aliança é, sobretudo, otimista e alegre. Lucas 2.10, 11 registra o primeiro sermão de Natal e fala de "novas de grande alegria".

Os testemunhos dos setenta enviados eram dados com grande alegria porque os demônios se submetiam à autoridade da Palavra (Mt 28.8). Os discípulos foram tomados de alegria pela ressurreição de Jesus, apesar de terem ficado no quase paradoxo de não acreditarem no que viam (Lc 24.41). Em Samaria, consigna o livro dos Atos dos Apóstolos, alegraram-se por causa dos sinais do reino de Deus (8.6-9).

Paulo enfatizou que "o reino de Deus é... alegria no Espírito Santo (Rm 14.17). Aos gálatas, Paulo disse que guardar os deveres e festividades do Antigo Testamento significava um retorno a rudimentos, ao leitinho dos primeiros meses de vida, como bem o declara a sua Carta em 4.8-11.

Em muitas ocasiões, O Senhor declarou a rejeição dessas festas:

"Não continueis a trazer ofertas vãs! O incenso é para mim abominação, e também as luas novas, os sábados , e a convocação das congregações; não posso suportar iniqüidade, nem o ajuntamento solene. As vossas luas novas, e as vossas solenidades, a minha alma as aborrece. Já me são pesadas; estou cansado de as sofrer. Pelo que, quando estendeis as vossas mãos, escondo de vós os meus olhos; sim, quando multiplicais as vossas orações, não as ouço" (Is 1.13-15; cf. 29.13) ;
"Quando jejuarem, não ouvirei o seu clamor; quando oferecerem holocaustos e ofertas de cereais, não me agradarei deles" (Jr 14.12a; cf. Mq 3.4; 6.6, 7).

Oséias, o profeta, vai predizer no capítulo 2.11 que todas essa solenidades serão abolidas. "Também farei cessar todo o seu gozo, as suas festas, as suas luas novas, e os seus sábados, e todas as suas assembléias solenes".

Com a Nova Aliança, não estamos mais presos ao tempo, mas, sim, abençoadamente ligados à eternidade pelo sangue de nosso Senhor Jesus Cristo. E o apóstolo Paulo o afirma: "Ninguém, pois, vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa de dias de festa, ou de lua nova, ou de sábados, que são sombras das coisas vindouras, mas o corpo de Cristo" (Cl 2.16,17).

No pão do Pessach, cognominado de "pão da aflição", a Nova Aliança vê diferentemente porque nele reside uma indescritível bem-aventurança, visto que Jesus Cristo o transforma em "pão da alegria" ao estabelecer a Ceia Memorial.

Na realidade, o evangelho é, no dizer de Paulo e de Pedro, "pedra de tropeço e uma rocha de escândalo" (Rm 9.33; 1Pe 2.8). O evangelho perturba, choca, transforma, confronta, inquieta, convence do pecado e abate o orgulho humano. Se isso não acontece, é outro ou nenhum evangelho, mas, seguramente, não é o evangelho do Calvário.

Esse nos liberta. Por ele e por causa dele podemos afirmar com o Apóstolo, "Cristo nos libertou para que sejamos de fato livres. Estai, pois, firmes e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da escravidão" (Gl 5.1).

NOTAS
1 HORRELL, p. 9.
2 Cf. DE VAUX, p. 476.
3 Cf. EDERSHEIM, Festas de Israel, p. 159.
4 Cf. TELUSHKIN, p. 599.
5 Entre 800 e 900 m (cf. Ex 16.29; At 1.12).
6 O significado de nisã é "abertura". Este é o primeiro mês do ano civil hebraico (cf. Ex 12.2).
7 Também traduzido literalmente como "Santo dos Santos".
8 Cf. p. 509.
9 Cf. Festas de Israel, p. 117.
10 O Novo Testamento - tradução em português moderno. Lisboa, Sociedade Bíblica, 1978.
11 Festas de Israel, p. 83.
12 Cf. MELAMED (Org..).

BIBLIOGRAFIA
BASS, Paul. "Saturn Rising: Shmully Hecht builds a real estate empire". Em: www.shmais.com/chabad_Detail.cfm?ID=383 BOAS, Bernard. "Festas do Calendário Judaico". Em: www.jcrelations.net/portugues/festas.htm DE VAUX, Roland. Ancient Israel. Vol. 2. NY, McGraw-Hill, 1965.
EDERSHEIM, Alfred. Festas de Israel. SP, União Cultural Editora, s.d.Trad. J. Goulart.
________. The Temple - its ministry and services. 4a impr., ed. atualizada. Peabody, Hendrickson, 1998.
FERRAZ, Luiz Antonio. "Festas judaicas". Em: www.geocities.com/Athens/5898/Festas.htm HORRELL, J. Scott. "A Essência da Igreja". Em HORRELLL, J. Scott (Org.). Ultrapassando Barreiras. Rio, Vida Nova, 1994., pp. 7-28.
MACARTHUR JR., John F. Com Vergonha do Evangelho. São José dos Campos, Fiel, 1997. Trad. E. Pasquini.
MELAMED, Meir Matzliah (Org.). A Lei de Moisés e as "Haftarot". 5ª ed. SP, Templo Israelita Brasileiro Ohel Yaacov, 1989.
OTTO, Eckart e SCHRAMM, Tim. Festival and Joy. Nashville, Abingdon, 1980. Trad. J. L. Blevins.
RENCKENS, H. A Religião de Israel. Petrópolis, Vozes, 1969.Trad. G. Crijns.
RODRIGUES, Nicolau A. Lendas Hebraicas. Rio, CPB, 1926.
ROMEIRO, Paulo. Evangélicos em Crise. SP, Mundo Cristão, 1996.
SALINAS, Daniel. "O Jardim das Pluralidades". Em: SALINAS, Daniel e ESCOBAR, Samuel. Pós-Modernidade: novos desafios à fé cristã. SP, ABU, 1999. M.A. Andrade, pp. 7-54.
"Saturn". Em: www.companionsoftheglyph.org/heptarchy/saturnus.htm SCHMIDT, Werner H. The Faith of the Old Testament. Philadelphia, Westminster, 1983. Trad. J. Blevins.
TELUSHKIN, Joseph. Jewish Literacy. NY, William Morrow and Co., 1991.
TIPPIT, Sammy. Digno de Adoração. Deerfield, Vida, 1992.
VAN SELMS, A. "Azazel". Em: DOUGLAS, J. D. et al. (Orgs.). O Novo Dicionário da Bíblia. Vol. I. SP, Junta Editorial Cristã,1966. Trad. J. Bentes, p. 174.
[Confereência proferida no Congresso Bíblico-Doutrinário do Amazonas, realizado em Manaus, 27 a 29 de novembro de 2002]


Estude com fé depois de ter terminado os seus estudos, envie seu questionário com as respostas devidas para o endereço de e-mail: teologiagratis@hotmail.com, se assim quiser, logo após respondido e corrigido o questionário, alcançando media acima de 7,5, solicite o seu Lindo DIPLOMA de Formatura e a sua Credencial de Seminarista formado, também poderá solicitar estagio missionário em uma de nossas igrejas no Brasil ou exterior traves da Federação Internacional das Igrejas e Pastores no Brasil ou Fenipe, que depois do Estagio se assim o achar apto para o Ministério poderá solicitar a sua ordenação por uma de nossas organizações filiadas no Brasil ou no exterior, assim você poderá também receber a sua Credencial de Ministro Aspirante ao Ministério de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Esta apostila tem 31 pagina boa sorte.

Sem nadas mais graça e Paz da Parte de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo bons estudos.

Reverendo Antony Steff Gilson de Oliveira
Pastor da Igreja Presbiteriana Renovada de Nova Vida
Presidente da Federação Internacional das Igrejas e Pastores no Brasil ou Fenipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário