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segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

DOUTRINA CRISTÃ DE JESUS CRISTO - III

III, AS DUAS NATUREZAS DE JESUS CRISTO.
JESUS CRISTO é uma pessoa singular, pois só JESUS CRISTO tem duas naturezas.
1, A NATUREZA DIVINA.
2, A NATUREZA HUMANA.
III, 1, A NATUREZA DIVINA DE JESUS CRISTO.
Após algum tempo de dúvida, Tomé viu JESUS CRISTO ressuscitado e faz esta gloriosa declaração: “SENHOR meu e DEUS meu”, João¨20:28.
Esta é uma declaração insofismável da DIVINDADE de JESUS CRISTO.
Além desta passagem BÍBLICA, verifiquemos a DIVINDADE de JESUS CRISTO em João¨1:1-4, 14; Heb¨1:1-14¨(5-12); 1ªJoão¨5:20.
Em CRISTO habita toda a plenitude da DIVINDADE, Col¨2:6-9, ou seja, nada do que é DIVINO falta em JESUS CRISTO.
Por isso, declaramos, categoricamente.
JESUS CRISTO É VERDADEIRO DEUS.
Apesar disto, há grupos, até, intitulados de CRISTÃOS, que negam a DIVINDADE de JESUS CRISTO.
DOUTRINA CRISTÃ DE JESUS CRISTO .
14. Como DEUS, JESUS CRISTO é a segunda pessoa da TRINDADE, por isso, é PREEXISTENTE, ou seja, é eterno, sempre existiu.
JESUS CRISTO já existia antes de todas as coisas criadas, João¨1:1-3, 8:58, 17:5; Col¨1:17.
Passagens adicionais acerca da DIVINDADE de JESUS CRISTO, Is¨7:14, 9:6; Mat¨1:23, 26:63-64; Mar¨2:5-7; João¨10:30; Rom¨9:5; Filip¨2:5-11; Tito¨2:13; Tiago¨2:1.
III, 2, A NATUREZA HUMANA DE JESUS CRISTO.
A natureza humana de JESUS CRISTO é mais fácil de aceitar, visto que, é um autêntico personagem da história da humanidade, Mat¨4:2; Luc¨2:7, 40-52; João¨4:7, 11:35-46; At¨2:22.
Por isso, também, declaramos, categoricamente.
JESUS CRISTO É VERDADEIRO HOMEM.
Como ser humano JESUS CRISTO iniciou sua história, na cidade de Belém, através do seu nascimento do ventre da virgem Maria, Mat¨1:25; Luc¨2:1-7; João¨1:14.
Passagens adicionais acerca da, verdadeira, humanidade de JESUS CRISTO, Mat¨8:24; Luc¨22:44; João¨4:6-7, 11:35, 12:27; Rom¨5:15; 1ªCor¨15:21; 1ªTim¨2:5; Heb¨4:15.
Declaração, conjunta, baseada nos estudos deste capítulo.
JESUS CRISTO É VERDADEIRO DEUS E VERDADEIRO HOMEM.
Há um cuidado de suma importância, a ser considerado, acerca da DIVINDADE E DA HUMANIDADE DE JESUS CRISTO.
A pessoa de JESUS CRISTO não é metade DEUS e metade homem.
JESUS CRISTO É SIMULTÂNEA, TOTAL E INTEGRALMENTE DEUS E HOMEM.
III, 3, ALGUMAS TEORIAS ACERCA DAS DUAS NATUREZAS DE JESUS CRISTO.
Já vimos neste capítulo que JESUS CRISTO é verdadeiro DEUS e verdadeiro homem.
Entretanto, infelizmente, nem todas as pessoas crêem dessa forma, como a BÍBLIA SAGRADA nos ensina claramente, 1ªJoão¨4:1-3.
Damos a seguir várias teorias, ou doutrinas, infelizmente, erradas acerca da pessoa de JESUS CRISTO.
III, 3, A, A TEORIA DOS DOCETAS.
Esta palavra é uma derivação do grego doketes, de dokein, e tem o significado de “parecer”, “crer numa aparência”, etc.
DOUTRINA CRISTÃ DE JESUS CRISTO .
15. Surgiram por volta de 70 DC. e permaneceram até 170 DC.
Os docetas negavam a, verdadeira, humanidade de JESUS CRISTO, em virtude de considerarem que as coisas materiais eram, por natureza, más (corruptas), por isso, eram a sede de todo o pecado e de todo o mal.
Diziam, se o mal está na matéria e se JESUS CRISTO nunca pecou, então jamais teve corpo material (humano).
Este pensamento doutrinário era fruto da filosofia grega e pagã no interior da IGREJA DE JESUS CRISTO.
III, 3, B, A TEORIA DOS EBIONITAS.
Apareceram em 107 DC, negavam a natureza DIVINA de JESUS CRISTO.
Para eles, JESUS CRISTO era apenas homem.
Era um grupo composto por judeus, os quais, apesar de se intitularem CRISTÃOS, não aceitavam a doutrina CRISTÃ da Trindade.
Para eles, JESUS CRISTO era apenas um grande profeta, que se relacionava, intimamente, com DEUS, porém, não era DEUS.
III, 3, C, A TEORIA DE ÁRIO.
O arianismo apareceu em 325 DC, muitos aceitaram a tese de Ário, seu fundador, o qual negava a integridade e perfeição da natureza DIVINA de JESUS CRISTO.
Para eles, O VERBO QUE SE FEZ CARNE, João¨1:14, não era DEUS, mas um dos seres mais elevados do CRIADOR.
Assim sendo, para eles, O VERBO não era mais do que uma criatura de DEUS.
Por esta concepção não conseguiam aceitar a encarnação de DEUS, na pessoa humana de JESUS CRISTO.
III, 3, D, A TEORIA DE APOLINÁRIO.
Esta teoria apareceu em 381 DC.
Conforme Apolinário ensinava, JESUS CRISTO não tinha mente humana.
O que JESUS CRISTO tinha de humano, era apenas o corpo e o espírito.
O VERBO QUE SE FEZ CARNE, tomou o lugar da mente, por isso, JESUS CRISTO não era homem perfeito.
Segundo esta teoria, JESUS CRISTO era composto de corpo, verbo e espírito.
Portanto, a teoria de Apolinário negava a integridade da natureza humana de JESUS CRISTO.
III, 3, E, A TEORIA DE NESTÓRIO.
Esta teoria apareceu em 431 DC. através de Nestório.
Nestório, negava a união verdadeira entre as duas naturezas de JESUS CRISTO.
DOUTRINA CRISTÃ DE JESUS CRISTO .
16. Nestório via em JESUS CRISTO duas partes ou divisões, uma humana e outra divina.
Quando JESUS CRISTO dormia, era a parte humana que dormia.
Porém, quando, por exemplo, repreendia os ventos, era a sua parte divina que estava em ação.
A verdade, porém, é que JESUS CRISTO não se divide em duas partes, JESUS CRISTO não opera, ou age, parceladamente, age, isto sim, com toda a sua personalidade.
III, 3, F, A TEORIA DE EUTIQUES.
Esta teoria ensina que, as duas naturezas de JESUS CRISTO fundiram-se de tal forma que, formaram um terceira natureza, que não era divina nem humana.
Desta forma, JESUS CRISTO não era divino nem humano.
Vimos assim, várias teorias que tentam explicar a natureza de JESUS CRISTO, porém, são teorias contrárias à BÍBLIA SAGRADA, portanto, dignas de repúdio pelo povo de DEUS.

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