Páginas

segunda-feira, 15 de março de 2010

I - O QUE É ORAÇÃO CRISTè?

INTRODUÇÃO.
O estudo sobre a oração CRISTÃ, é muito importante, porque, a oração CRISTÃ é uma conversa com DEUS, desta forma, é de suma importância sabermos como, quando e onde conversarmos, de tal forma que, ao fazermos uma oração a DEUS, a façamos de acordo com a sua vontade.
Este estudo, não é extenso ou exaustivo, apesar disso, cremos que o conteúdo é suficiente para nos ensinar acerca deste assunto tão fascinante, qual seja, a oração.
Estudemos, portanto, este assunto, o qual é de suma importância para a vida do CRISTÃO, bem como para a IGREJA DE JESUS CRISTO.
I, O QUE É ORAÇÃO CRISTè?
Segundo o minidicionário Aurélio, oração é:
01, Súplica religiosa; reza.
Para súplica, temos:.
01, Ato ou efeito de suplicar.
Para suplicar:
01, Pedir com instância e humildade; rogar.
O conciso dicionário de teologia CRISTÃ, nos diz:
01, ORAÇÃO, Dirigida a DEUS na forma de louvor, petição e confissão.
Cremos que nesta definição, está faltando algo no início, talvez uma palavra ou frase.
A seguir transliteramos todo o conteúdo do verbete oração, do dicionário da BÍBLIA.
Omitimos apenas as palavras santo e são, que antecedem o nome de alguns filhos de DEUS, além disso, as iniciais dos livros Bíblicos seguem o padrão dos nossos estudos.
A oração consiste em manter uma comunhão com DEUS. Quer isto dizer que DEUS existe pessoalmente, que pode e quer ouvir-nos, que criou o universo, que preserva e governa todas as suas criaturas e dirige as ações delas. DEUS não se escraviza às leis que decreta; pode produzir resultados suspendendo as leis da natureza ou operando por meio delas, tão facilmente como o homem, porque ele é DEUS; pode dirigir os corações e as mentes dos homens mais eficientemente do que nós somos capazes de fazer. 
DEUS preordenou, tanto a oração como a sua resposta. DEUS tem um plano traçado desde o princípio, que ele executa, tanto no modo em que estabeleceu o universo e nas leis que o governam, como também pela sua constante presença no universo mantendo-o e dirigindo-o.
A oração é instintiva no homem, que em suas crises chama por DEUS. ELE exige que o homem ore; porém, para ter direito a este privilégio, é preciso que esteja em legítimas relações com ele. A oração que ele aceita, é a que lhe dirigem os retos. A oração dos ímpios lhe é abominável, Prov¨15:29, 28:9. Somente aqueles cujos pecados são perdoados, têm o privilégio de se aproximar de DEUS em oração. Todos quantos se revelam contra a autoridade DIVINA não lhe são aceitos sem antes renunciarem a seus pecados e receberem o seu perdão. A oração é a comunhão dos filhos de DEUS com o seu PAI que está nos céus, e consiste em adoração, ação de graças, confissão de pecados e petições, Neem¨1:4-11; Dan¨9:3-19; Filip¨4:6. Desde o princípio o povo de DEUS se empenhou neste santo exercício.
A oração é a expressão natural dos sentimentos religiosos a que respondem as bênçãos DIVINAS, 1ºReis¨9:3; Ez¨36:37; Mat¨7:7. DEUS atende a toda a oração que lhe é oferecida de conformidade com as regras por ele estabelecidas; atende ao grito dos filhos do corvo, quando a ele se dirigem pedindo alimento, e promete também responder às orações de seu povo, Sal¨65:2. O apóstolo Tiago, citando fatos, declara que a oração do justo, sendo fervorosa, pode muito, Tiago¨5:16. CRISTO, falando a seus discípulos, disse-lhes: “Tudo o que pedirdes ao PAI em meu nome, isso vos farei”, João¨14:13. O povo de DEUS dirige-lhe as suas orações, deixando à sua vontade, o responder sim ou não; sabe que DEUS responderá de acordo com o bem de suas criaturas, e com o adiantamento do seu REINO, ou para honra de sua GLÓRIA. O apóstolo João, escrevendo aos crentes, ensina a doutrina da oração, dizendo:
“Esta é a confiança que temos nele, que em tudo quanto lhe pedirmos, ele nos ouve, sendo conforme à sua vontade”, João¨5:14. A resposta virá, como nós desejamos, se estivermos bem iluminados. DEUS muitas vezes abençoa melhor a seus filhos, negando-se a atender ao que pedem.
Assim também, os filhos de DEUS deixam à vontade de seu PAI o resultado de suas petições e se conformam com ele.
Devemos orar em nome de CRISTO, porque o pecador não pode aproximar-se de DEUS em seu próprio nome; devemos reconhecer que não temos merecimentos inerentes à nossa natureza para irmos a sua presença, e que somente em nome daquele que nos lavou dos nossos pecados em seu sangue que nos fez sacerdotes para com DEUS.
A oração é dirigida ao DEUS TRINO na sua plenitude. A bênção apostólica nos ensina também que a poderemos dirigir a cada uma das pessoas da TRINDADE: “A graça de NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, e a caridade de DEUS, e a comunicação do ESPÍRITO SANTO seja com todos vós”, 2ªCor¨13:14.
Dirigiam-se orações a CRISTO ressuscitado. Os CRISTÃOS invocavam o seu nome, 1ªCor¨1:1-2. Estêvão a ele se dirigiu por ocasião do seu martírio; Paulo invocou o seu nome e lhe rendeu graças, atribuindo-lhe glória e domínio, At¨7:59-60; 2ªCor¨12:8-9; 1ªTess¨3:11; 1ªTim¨1:12; Apoc¨1:5-6.
Os esclarecimentos dados pelos três dicionários, nos autorizam a concluir, que a oração CRISTÃ é:
UMA CONVERSA DO CRENTE COM DEUS.

1   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11   12   13

Nenhum comentário:

Postar um comentário