Páginas

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

X - A lei e a graça

Parte X
A lei e a graça
Por D. Martin Lloyd-Jones
Toda e qualquer posição que diga, “somente a lei”, ou que diga, “somente a graça”, é necessariamente errada porque na Bíblia temos “a lei” e “a graça”. Não é, “a lei ou a graça”; é “a lei e a graça”. A graça estava presente na lei do Velho Testamento. Todas as ofertas queimadas e todos os sacrifícios e holocaustos o indicam. Foi Deus quem os ordenou. Que ninguém jamais diga que não existia a graça na lei de Deus, nos termos em que ela foi dada a Moisés e aos filhos de Israel.

Em última instância, a lei se baseia na graça; é lei contendo em si a graça. E, por outro lado, jamais devemos dizer que a graça significa ausência da Lei; isso é antinomismo, o qual é condenado em toda parte no Novo Testamento. Havia alguns cristãos primitivos que diziam: “Ah, não estamos mais debaixo da lei, estamos sob a graça; quer dizer que o que fazemos não importa. Uma vez que não estamos mais debaixo da lei, mas sim debaixo da graça, vamos pecar, para que a graça seja mais abundante! Vamos fazer o que quisermos; isso não importa. Deus é amor, fomos perdoados, estamos em Cristo, nascemos de novo; portanto, façamos tudo que quisermos”. Estas falsas deduções são tratadas nas Epístolas aos Romanos, aos Coríntios e aos Tessalonicenses, e também nos três primeiros capítulos do Livro de Apocalipse.

É um trágico engano pensar que quando temos a graça, não há nela nenhum elemento da lei, mas que há uma espécie de licença. Isso é uma contradição do ensino bíblico concernente à lei e à graça. Existe graça na lei; existe lei na graça. Como cristãos não estamos “sem lei”, afirma Paulo, porém estamos “debaixo da lei de Cristo” (1Coríntios 9.21).


Estude com fé depois de ter terminado os seus estudos, envie seu questionário com as respostas devidas para o endereço de e-mail: teologiagratis@hotmail.com, se assim quiser, logo após respondido e corrigido o questionário, alcançando media acima de 7,5, solicite o seu Lindo DIPLOMA de Formatura e a sua Credencial de Seminarista formado, também poderá solicitar estagio missionário em uma de nossas igrejas no Brasil ou exterior traves da Federação Internacional das Igrejas e Pastores no Brasil ou Fenipe, que depois do Estagio se assim o achar apto para o Ministério poderá solicitar a sua ordenação por uma de nossas organizações filiadas no Brasil ou no exterior, assim você poderá também receber a sua Credencial de Ministro Aspirante ao Ministério de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Esta apostila tem 57 pagina boa sorte.

Sem nadas mais graça e Paz da Parte de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo bons estudos.

Reverendo Antony Steff Gilson de Oliveira
Pastor da Igreja Presbiteriana Renovada de Nova Vida
Presidente da Federação Internacional das Igrejas e Pastores no Brasil ou Fenipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário