Parte V
A "IGREJA"
Da unificação
NOME OFICIAL: Associação do Espírito Santo Para Unificação do Cristianismo Mundial.
2. ADVERTÊNCIAS BÍBLICAS
Provar os espíritos (1 João 4:1-3)Os falsos cristos (Mateus 24:23, 24)
3. HISTÓRIA
3.1. Na Coréia e no Mundo:
Fundador: Sun Myung Moon. Seu verdadeiro nome: Yong Myung Moon. Nasceu em 06 de janeiro de 1920. Conhecido nos meios de comunicação como "reverendo Moon";Suas revelações extra-bíblicas;"Deus" lhe apareceu em 1972.3.2. No Brasil:
1965 - Moon visita o Brasil e organiza a IU (Igreja da Unificação)1975 - Organizada a IU em São Paulo1976 - Traduzida para o português a "bíblia" da seita: Princípio Divino (PD)1977 - São impresso 1000 exemplares do PD pela Imprensa Metodista.1981 - Denúncia da TV Globo sobre "lavagem cerebral" gera perseguições contra a seita.1986 - Noticia-se que a IU iria gastar Cz$ 600 milhões para "assessoramento" de 100 candidatos a deputado federal. E queria eleger 57 simpatizantes para poder influenciar na Constituinte.1996 - A IU consegue levar vários evangélicos (pastores, seminaristas, missionários e leigos) para um congresso em Montevidéu, no Uruguai.1996 - A IU compra algumas fazendas no Mato Grosso do Sul, querendo tornar do Brasil o seu quartel-general para alcançar a América Latina.
4. DOUTRINAS
4.1. A doutrina da IU segue um padrão dispensacionalista:
a) Primeiro Adão (Gênesis)
Queda do homem e de Satanás: física e espiritualAdão e Eva = Abel; Eva e Satanás = CaimA queda exige redençãob) Segundo Adão (Jesus)
Propósito de sua vinda: unificar todas as culturas e religiõesSua morte foi provocada por João BatistaJesus realizou "apenas a redenção espiritual do homem"c) Terceira Adão (Senhor do Segundo Advento)
Jogo de números para estabelecer a data da vinda do "Senhor do 2° Advento"PD aponta "profecias" de outras religiões sobre a vinda de um "messias"O "Senhor do Segundo Advento" completará o que Jesus não pode fazer.4.2. Deus
Frustrado, triste e chorão. Sem soberania e impotente.4.3. Jesus
O ensino sobre a Pessoa de Cristo: ressurreição da heresia ariana (séc. IV)Jesus é um "filho bastardo"Jesus não ressuscitou dos mortos com um novo corpoSua missão falhou. Seu corpo foi invadido por SatanásSua 2ª vinda sobre as nuvens é "incompreensível para o homem do século XX".4.4. Espírito Santo
Relacionado com o "mundo dos espíritos" (espíritos desencarnados, i.e., dos mortos)"(...) O Espírito Santo atua para a unificação"."Autoriza o desenvolvimento da revelação"O PD sugere uma tendência materna (feminina) ao Espírito4.5. Mediunidade e Reencarnação
O filho carnal de Moon, Heung Jin Nim, morto em dezembro de 1983A mediunidade da Sra. Faith JonesHeung Jin Nim "reencarna" em um africano4.6. O livro sagrado da IU: Princípio Divino
As idéias do PD não são originalmente de Moon, e sim de Paik Moon KimPara a seita, as Escrituras Sagradas são: Antigo, Novo e o Completo (PD) Testamentos.O PD diz: "A Bíblia não é a própria verdade..."4.7. Quem é Moon para os moonistas?
Moon auto-proclamou-se "Messias"É chamado de "Verdadeiro Pai da Humanidade"Juntamente com sua (segunda ou quarta) esposa auto-proclamaram-se "Verdadeiros Pais"Moon é um "mediador". As orações são terminadas "em nome dos Verdadeiros Pais"As ordens de Moon são dadas com: "O mestre fala" ou "Eu sou seu cérebro"
5. ATUAÇÃO TENTACULAR DA IU
Aliciamento: Pregações ao ar-livre; distribuição de literatura; infiltração em igrejas; acampamentos (cursos chamados "seminários"); pesquisas de opinião, etc.Fachadas: Causa-Brasil: Anticomunismo e liberdade religiosa.Amasa: Assistência social, atua junto a creches, casas de recuperação.
Carp: Atua entre universitários e profissionais liberais.
AIC: Atua entre religiosos e acadêmicos.
Outras: Aivoc, IOWC, Ailpa, Uneesp, Aiaca, etc.
Lar-igreja: residências de casais abençoados, e também cooperativaEmpresas: Tecnicamente pertencem a membros da IU. Os membros "internos" geralmente trabalham nessas empresas, e se dizem estudantes de "teologia".Publicações: Tribuna Universitária (jornal); Mundo Unificado (revista); Família Mundial (revista); Folha do Brasil (jornal); mais seis jornais no exterior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário