Páginas

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

I - A FÉ, O QUE ɨ?

DOUTRINA CRISTÃ DA FÉ.
INTRODUÇÃO.
A FÉ é um assunto extremamente importante na vida do ser humano, visto que, este, dela faz uso desde a sua infância até a mais avançada idade.
Para o CRISTÃO, a FÉ assume uma importância ainda maior, já que da mesma (como DOM DE DEUS), depende a sua SALVAÇÃO ETERNA.
Porém, a FÉ CRISTÃ, não se restringe apenas e tão somente à FÉ SALVADORA, há outras áreas em que a FÉ sobressai.
Por isso, a FÉ é um tema que deve ser estudado por toda a pessoa salva por JESUS CRISTO, para ter uma vida espiritual mais tranqüila.
Assim sendo, o que iremos estudar acerca da FÉ, com toda a certeza, contribuirá e muito para o bem estar espiritual da pessoa salva por JESUS CRISTO.
I, A FÉ, O QUE ɨ?
Segundo o minidicionário Aurélio, FÉ é:
01, Crença religiosa.
02, Conjunto de dogmas e doutrinas que constituem um culto.
03, Religião, A primeira virtude teologal: Adesão e anuência pessoal a DEUS.
04, Firmeza na execução de uma promessa ou compromisso.
05, Crença, confiança.
06, Testemunho autêntico, escrito, de certos funcionários que tem força em juízo.
Para o conciso dicionário de teologia CRISTÃ, FÉ, significa:
Crença e compromisso a alguma coisa ou pessoa. A FÉ CRISTÃ implica de modo especial uma confiança e aceitação completa da pessoa e obra de CRISTO como a base de relacionamento do indivíduo com DEUS.
O dicionário da BÍBLIA, nos dá, uma definição mais elaborada para FÉ, vejamos:
Existe diferença entre crença e FÉ. Crença é o assentimento ao testemunho; e a FÉ é o mesmo assentimento ao testemunho acompanhado de confiança. A FÉ é um princípio ativo; é um ato da inteligência e da vontade. A distinção entre crença e FÉ avalia-se pela diferença entre as frases “crede-me e confiai em mim”. O verbo crer convém a ambos os vocábulos, FÉ e crença. Na BÍBLIA, FÉ ou crença quer dizer confiança absoluta em tudo que DEUS tem revelado, Gên¨15:6; Deut¨32:20; Mar¨11:22; Rom¨4:3-5. Por ela agiram os heróis da ESCRITURA, Heb¨11.
Em sentido especial, a FÉ consiste na confiança que se tem no testemunho que DEUS dá de si mesmo, referente à missão de NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, João¨5:24, e no testemunho de JESUS a respeito de si mesmo, comparar João¨3:18, com At¨3:16 e 20:21. A FÉ no REDENTOR pela qual o pecador confia nele só, é essencial à SALVAÇÃO, João¨3:15-16, 18; Ef¨2:8 e seguintes.
A crença em sua existência histórica, e na verdade de suas DOUTRINAS, pode ser produzida pela evidência, mas a FÉ em CRISTO e a confiança nele para a SALVAÇÃO, não se pode conseguir do mesmo modo. É DOM de DEUS, Ef¨2:8. O ESPÍRITO aplica a verdade à alma. Os meios humanos entram como elemento de cooperação com o ESPÍRITO para produzir a FÉ, Rom¨10:17. A FÉ pode existir em diversos graus de intensidade, Rom¨4:19-20; 14:1. Os apóstolos, quando sentiam a fraqueza da sua FÉ, pediram a JESUS que ela lhes fosse aumentada, Luc¨17:5. A FÉ opera pelo amor, Gál¨5:6, e vence o mundo, 1ªJoão¨5:4. Apesar de sua grande importância, não é a maior das graças cristãs, a maior de todas elas é a caridade, ou o amor, 1ªCor¨13:13.
O sistema de DOUTRINA REVELADA por DEUS para a SALVAÇÃO, chama-se FÉ, At¨6:7, 24:24; Rom¨1:5, etc.
A BÍBLIA SAGRADA nos diz, em Heb¨11:1; Ora a FÉ é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.
Todo o capítulo 11 da carta aos hebreus, nos relata sobre esta gloriosa realidade.
Destas quatro fontes de definição acerca da palavra FÉ, podemos verificar que a mesma, é algo muito importante na vida do ser humano, principalmente na vida do crente em JESUS CRISTO, pois a mesma é uma característica essencial à vida CRISTÃ, visto que, sem a mesma, nos diz a BÍBLIA SAGRADA em Heb¨11:6 “É IMPOSSÍVEL AGRADAR A DEUS”.
Podemos, portanto, dizer que FÉ, é:
Confiança, ou crença em alguma coisa ou em alguém, ou nos dois em conjunto.
Neste caso, a FÉ CRISTÃ é:
Confiança ou crença em DEUS e em todos os seus relatos e ensinamentos, registrados na sua palavra, a BÍBLIA SAGRADA.

1   2   3   4   5   6   7   8

Nenhum comentário:

Postar um comentário