Páginas

sábado, 26 de dezembro de 2009

II - JESUS CRISTO

QUEM É JESUS CRISTO?

I. A PRÉ-EXISTÊNCIA DE JESUS

A. Assim como Deus é eterno, Jesus também o é:
Jo 1.1; Cl 1.17; Mq 5.2; Jo 17.3; Jo 8.58.

B. Antes da fundação do mundo, Jesus planejou junto com o seu Pai, a salvação da humanidade.
Deus na sua onisciência viu, desde a eternidade, que o homem a ser criado, cairia em pecado, sujeito à perdição eterna. Ele então preparou um caminho de salvação, por meio do sacrifício de seu próprio Filho. Jesus participou e concordou e desde então já estava disposto a dar a sua vida por nós. Por isto a Bíblia se expressa: "O Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo", Ap 13.8. A vida eterna é assim prometida "antes dos tempos dos séculos", Tt 1.2, quando Deus nos elegeu para em Jesus sermos santos e irrepreensíveis, Ef 1.4.

C. Jesus participou da criação do mundo.
“Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez", Jo1.3. "Todas as coisas subsistem por ele", Cl 1.17.

II. A ENCARNAÇÃO DE JESUS

"Jesus, Deus bendito eternamente", Rm 9.5, fez-se homem. Esse mistério chamase "encarnação". A Bíblia diz: "Grande é o mistério da piedade: Aquele que se manifestou em carne", 1 Tm 3.16. A doutrina da encarnação de Jesus excede tudo que o entendimento humano possa compreender, porém deste milagre depende a substância do evangelho da salvação e a doutrina da redenção.

A. Jesus se encarnou por meio duma virgem, através de concepção sobrenatural.
Quando Deus, no dia da queda, prometeu um Redentor, revelou também de que maneira ele viria ao mundo. Ele disse à serpente: "Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar", Gn 3.15. O profeta Isaías profetizou: "Uma virgem conceberá e dará à luz um filho e será o seu nome Emanuel", Is 7.14. Quando, na plenitude dos tempos, Gl 4.4, o arcanjo Gabriel comunicou a Maria que ela seria o instrumento da encarnação de Jesus, disse-lhe: "em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e por-lhe-ás o nome de Jesus", Lc 1.31. Maria respondeu: "Como se fará isto, visto que não conheço varão?", Lc 1.34. E Gabriel lhe revelou como este milagre aconteceria. Ele disse: "Descerá sobre ti o Espírito Santo e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra, pelo que também o Santo que de ti há de nascer será chamado Filho de Deus", Lc 1.35. Com a palavra: "Eis aqui a serva do Senhor, cumpra-se em mim segundo a sua palavra", Lc 1.38, Maria aceitou, e o milagre aconteceu! Ela estava grávida!
É impossível explicar este milagre em termos biológicos. O médico Lucas registrou este milagre no seu evangelho com fé e convicção, sem deixar uma sombra de dúvida. "Pela fé entendemos" Hb 11.13.

B. Jesus veio a este mundo por meio dum nascimento natural. Ele nasceu exatamente 9 meses após Maria haver concebido de modo sobrenatural, "quando se cumpriram os dias em que ela havia de dar à luz", Lc 2.6. Jesus nasceu, conforme a profecia, em Belém, Mq 5.2, e para isto Deus providenciou que o alistamento decretado pelo imperador Augusto obrigasse José e Maria a locomoverem-se de Nazaré na Galiléia até Belém, exatamente na época de Maria dar à luz. Jesus nasceu como os demais homens nasceram.
Houve, porém, uma manifestação sobrenatural: Uma multidão de anjos cantou, diante de um grupo de pastores de ovelhas, louvores ao Messias que havia nascido, Lc 2.8-14.

C. O verdadeiro Deus havia vindo ao mundo como um verdadeiro homem.
Foi por meio deste milagre que "verbo se fez carne", Jo 1.14, e "Deus introduziu no mundo o primogênito", Hb 1.6, e Jesus veio em semelhança de carne, Rm 8.3, e "participou da carne e do sangue", Hb 2.14, "em tudo semelhante aos irmãos", Hb 2.17. Foi assim que ele desceu do céu, Jo 6.33, 38, 38, 41, 42, 51, 58, e Deus lhe preparou um corpo, Hb 10.5. A encarnação deu a Jesus condições de ser o Mediador entre Deus e homens, 1 Tm 2.5, e ser misericordioso e fiel sumo sacerdote, para expiar o pecado do povo, Hb 2.17. Sendo homem, podia fazer reconciliação pelos homens. Sendo Deus a sua reconciliação fica com um inédito valor.


III. JESUS - O VERDADEIRO DEUS

Não é somente desde a eternidade, que Jesus é Deus, Jo1.1-3. Ainda depois que ele "aniquilou-se a si mesmo, tomando a forma de servo", Fp 2.7, ele continua sendo Deus verdadeiro, revelando "a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade", Jo 1.14. As sagradas escrituras, que incontestavelmente provam a sua deidade, foram escritas para que todos creiam que "Jesus é o Cristo, e o Filho de Deus", Jo 20.36; 1 Jo 5.10. Vamos mencionar algumas evidências que provam que Jesus é Deus verdadeiro.

A. Jesus é chamado "Deus"
Deus, Pai, o chamou "Deus"! "Do Filho diz: Ó Deus, o teu trono subsiste", Hb 1.8.
Duas vezes ele o chamou: "Meu Filho amado" Mt 3.17; Mc 9.7. Todo aquele, pois que nega que Jesus é o Filho de Deus, faz o próprio Deus mentiroso, "porquanto não creu no testemunho que Deus de seu Filho deu", 1 Jo 5.10.
O anjo, enviado por Deus, chamou a Jesus "Filho de Deus", Lc 1.35. "Chama-lo-ão pelo nome Emanuel, que traduzido é Deus conosco", Mt 1.23. Quando Jesus havia nascido, os anjos cantaram louvores a "Cristo-Senhor", Lc 2.11. O próprio Jesus se chamou "Deus". Quando os seus inimigos lhe perguntaram: "És tu o Cristo, Filho de Deus bendito?", ele respondeu: Eu o sou. Mc 14.61, 62. Ele chamou Deus de meu Pai, Mt 10.32; Jo 2.16; 10.37; 15.24 etc. Ele se chamou também "o Filho unigênito que está no seio do Pai", Jo 1.18 e disse; "Quem me vê, vê o Pai", Jo 14.9; 12.45. Para a mulher samaritana ele disse que era Messias, Jo 4.25, 26, notícia que se espalhou em toda a cidade, Jo 4.29. Ele se chamou: Alfa e Ômega, o Princípio e o Fim, o primeiro e o derradeiro, Ap 22.13, e "Eu sou", Jo 8.24, 28, 58; 13.59 (Comp. Êx 3.14). Aquele que nega a deidade de Jesus rejeita o próprio testemunho de Jesus e
mostra assim que é inspirado pelo espírito de Antícristo, 1 Jo 2.22, 23. Se Jesus fosse, como os teólogos modernistas afirmam, um produto da união entre Maria e José ou com qualquer outro homem, o mundo não teria nenhum Salvador, e Jesus seria um homem desacreditável, porque ele afirmou ser o Filho de Deus. Mas glória a Jesus! Ele é Deus bendito eternamente, Rm 9.5.

Nenhum comentário:

Postar um comentário